IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
PóS-GRADUAçãO

Design de Interiores Contemporâneo

PRESENCIAL
400 horas
16/03/2021
terças e quintas
das 19h30 às 22h45
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Com abordagem inovadora, a pós pensa os espaços de forma estratégica e integral, valorizando criatividade, identidade e singularidade. As aulas, de caráter prático, envolvem os participantes em experimentações considerando aspirações de clientes e usuários.

Para quem?

Arquitetos, designers e profissionais que desejem se aprofundar na área de projetos para espaços diversos, que queiram ir muito além de fórmulas conhecidas de decoração para abraçar novas práticas nesta área recém-regulamentada e bastante promissora.

Como é?

Os participantes do curso potencializarão o entendimento de todos os fatores que devem ser considerados durante a conceituação e o planejamento dos projetos de Interiores, bem como estarão preparados para gerenciar sua execução em todas as fases.


Curso

A abordagem inovadora da pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo parte da redefinição de conhecimentos prévios dos alunos para evitar práticas de decoração ou maquiagem de ambientes a partir de fórmulas já conhecidas.

Um corpo docente de grandes profissionais traz um conjunto novo de conceitos e ferramentas para construir projetos de ambientes internos, valorizando aspectos como criatividade, identidade e singularidade e extraindo as melhores performances de cada indivíduo por meio do desenvolvimento de aptidões que gerarão experiências para sua vida profissional.

De caráter prático, as aulas envolvem os participantes em experimentações com o objetivo de projetar a partir de briefings com uma visão humanizada, levando em conta as aspirações de clientes e usuários. Exequibilidade e sustentabilidade são premissas que orientam as criações.

Entrega

Os participantes do curso potencializarão o entendimento claro de todos os fatores que devem ser considerados durante a conceituação e o planejamento dos projetos de interiores, bem como gerenciar todas as fases de sua execução.

Alguns campos de aplicação na área de design de interiores comercial são gestão e definição de imagem do espaço interno; projeto de vitrines; projeto de eventos; criação de espaços comerciais, e projeto de restaurantes e hotéis.

O objetivo do curso é preparar o profissional para desenvolver resultados criativos e inovadores na área de ambientes comerciais.

Os profissionais formados pela pós estarão preparados para se destacar em equipes de arquitetura e design, em estúdios multidisciplinares, ou também de forma independente, fundando uma empresa inovadora ou seu próprio estúdio.

MASTERCLASS

Com um encontro por semestre, a pós-graduação do IED São Paulo oferece três masterclasses como parte da grade curricular dos cursos, convidando profissionais de renome no mercado para apresentar temas interdisciplinares e relevantes ao universo do design, da tecnologia e da inovação, garantindo ao aluno uma visão ampla e real do mercado atual e do futuro.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    ALEXANDRE SALLES
    Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

    PROFESSORES

    ANDREA DELLAMONICA

    -

    O escritório de arquitetura andrea dellamonica, desde 1996 investiga as melhores soluções para as construções, elaborando projetos de arquitetura e urbanismo atuais e sustentáveis e dando às cidades, edificações e aos espaços o direito de serem dignos para as pessoas.

    Em 2003, estabeleceu em Fortaleza, onde o clima é constantemente quente, a equipe do escritório de arquitetura andrea dellamonica-Fortaleza, estimulada a criar atividades refrescantes e de aventura, com planejamento entre as águas, a natureza local, o entretenimento e a segurança para o Beach Park onde, em 9 anos, permitiram que o escritório inovasse e trouxesse da cultura local para todas as suas edificações, respeitando sempre os recursos que ali estavam. Em 2014, pela TripAdvisor, o parque ganha o 2º lugar do melhor parque aquático do mundo.

    Nos projetos de arquitetura e planejamento Hoteleiro, a AD Arquitetura cria os Resorts e hotéis do Beach Park, Sheraton WTC — Design , Rede Accord e Hotéis Mabu, recebendo assim o reconhecimento e o convite para palestrar em Nashiville, TN, na Hi Connect Design com o tema “Arquitetura e planejamento na hotelaria brasileira”. Em 2014 criou parcerias com Carlos Mauad e Instituto Niemeyer, buscando cada vez mais a prática de criar e projetar com o mundo atual.


    CAROL PICCIN

    +

    Carol Piccin é gestora ambiental com foco em inovação para sustentabilidade e sócia-diretora da MateriaBrasil, cujo objetivo é inspirar para que o modelo de produção e consumo seja mais equilibrado com o planeta. Pesquisando produtos e tecnologias mais responsáveis, iniciou-se um banco de dados bem robusto e, hoje, a empresa está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo com o sonho de montar uma “materioteca”, um local que respira inovação para pesquisa e desenvolvimento de produto. Carol acredita que é por meio do despertar do indivíduo como agente de mudança que alcançaremos uma economia mais sustentável.


    CHRISTIAN ULLMANN

    +

    Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

    Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

    Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

    É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


    EDUARDO MANZANO

    +

    Arquiteto e urbanista com mais de 30 anos de experiência em projetos de hospitalidade, corporativos e planejamento urbano. Foi diretor de escritórios internacionais de arquitetura, como VOA Associates e Perkins+Will, tendo participado de mais de 70 projetos de hotéis no país. Hoje, é vice-presidente de planejamento urbano do Instituto Smart City Business America.


    FABIO SILVEIRA

    +

    Fabio Silveira é pós-graduado em Branding, especialista em Pedagogia para o Ensino Superior com mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com a implantação de diversos processos que englobam desde a Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova — Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy e Você S.A. É professor há dez anos, foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.


    FáBIO MOTA

    +

    Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduado em Gestão da Inovação pela Fundação Instituto de Administração USP, em associação com a Bentley University Massachussetts, Fábio acumula experiência em planejamento estratégico e gestão empresarial com passagens em empresas multinacionais como Unilever Brasil, Unilever México e Natura. Após a graduação em Design pela Escola Panamericana de Artes, Fábio iniciou sua carreira na gestão de design como gerente geral da Mauricio Arruda Design, tendo, em 2014, fundado o escritório de arquitetura TODOS especializado em arquitetura e design de interiores em segmentos como corporativo, varejo, hospitalidade e cenografia.


    FERNANDA MARTIN

    +

    Filha de padeiro, Fernanda é arquiteta e designer de interiores, apaixonada pela profissão e por compartilhar seus conhecimentos. Amor que começou cedo, aos seis aninhos, durante a reforma da casa de uma tia. Ela achou mágica a arte de transformar desenhos em lugares reais e, desde então, sabia o que faria. Formada em 2006 pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, especializou-se na área empresarial, desenvolvendo projetos para marcas como Bacio di Latte, Lacoste, Ralph Lauren, Hermès, Fabbri e Brigaderia. A profissional de sangue ítalo-baiano também estudou design e história da arte em Florença, na Itália, e, nas horas vagas, toca em blocos de rua da cidade de São Paulo. Combinação que dá samba na certa!


    HUMBERTO PIO

    +

    Humberto Pio nasceu em Mantena, nas Minas Gerais, no ano de 1972, e foi criado em Mococa, interior de São Paulo. Desde menino, desenha e escreve. Adulto, mudou-se para a cidade de São Paulo, fez-se arquiteto (FAU-USP) e mestre em arquitetura e urbanismo (EESC-USP), sem abandonar o poeta. É sócio-fundador do Estúdio Risco, professor de arquitetura efêmera do IED São Paulo e curador de arquitetura e ensino do site Flávio Império. Publicou Coágulo (Editora Reformatório, 2019), livro ganhador do Prêmio Maraã de Poesia 2018.


    ILA ROSETE

    +

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Urbanismo Moderno e Contemporâneo. Sócia-proprietária da P.O. Box, consultoria em Tendências e Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e Design de Interiores. Docente na disciplina de Concept Store e Composição Visual da pós-graduação de Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo e no curso de Projetos de Espaços em Design de Interiores, também no IED.


    MAURICIO MEDEIROS

    +

    Mauricio Medeiros é arquiteto, designer industrial e mestre em Ambientes Narrativos pela Central Saint Martins, Londres. Dedicado ao design estratégico e com uma visão Future Centric Design, encontra na narrativa as ferramentas certas para potencializar o storytelling e story-making entre marcas e seu público, através de produtos, serviços e experiências imersivas. Durante seus 25 anos de carreira, foi responsável por inúmeros cases nacionais e internacionais nas áreas de retail e design de experiência. Seu portfólio conta com clientes de diversos segmentos como Nike, Philips, Selfridges e L’Occitane. Como design thinker e future thinker, sempre busca uma perspectiva de inovação nos projetos que desenvolve.


    NARA GROSSI

    +

    É sócia do escritório Gema Arquitetura, com sedes em Belo Horizonte e São Paulo. Graduada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EAUFMG) em 2001 e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 2013. É professora de design de interiores do Istituto Europeo de Design (IED).


    CINTIA LIE MATUZAWA

    +

    Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012. É professora de pós-graduação em Design de Interiores e na Graduação de Moda ESPM (2019), professora de pós-graduação em Ciências do Consumo, em Inteligência e Gestão do Varejo 4.0 na FAAP (2018), e em Negócios e Varejo de Moda.

    Início das aulas: 16/03/2021
    Dias: terças e quintas
    Horário: das 19h30 às 22h45
    Duração: 400 horas

    Valores:
    24 parcelas de R$ 1.752,75
    À vista com 4% de desconto
    Consulte outras formas de parcelamento



    CURSOS RELACIONADOS
    Fevereiro/2021
    PRESENCIAL
    Design de Produto e Serviço
    Em breve
    15 horas
    ONLINE
    Home Design por Casa Vogue
    Em breve
    144 horas
    PRESENCIAL
    Design de Mobiliário
    Em breve
    60 horas
    ONLINE
    Smart Cities: design para cidades do futuro
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.