Língua

Português

Início

Março 2024

Período

Noturno ou Fim de Semana

Formato

Híbrido

Duração

400 Horas

Coordenador do curso

Alexandre Salles

Preço

24 parcelas de R$1.685,25

Saiba integrar visões, áreas multidisciplinares e senso crítico, derrube paradigmas e crie soluções espaciais funcionais e inovadoras.

Data de início da turma semanal: 21/03/2024, terça e quinta, das 19h30 às 22h15. Turma Confirmada!

Data de início da turma quinzenal: 06/04/2024, sábado e domingo, das 9h às 16h15.

Em função dos novos comportamentos, tecnologias e demandas de qualidade, os projetos para ambientes internos vêm passando por um momento de valorização e segmentação de suas competências, tornando-se necessário que o profissional seja cada vez mais especializado e crítico, capaz de sistematizar a complexa e fluida contemporaneidade em soluções espaciais inovadoras, rompendo paradigmas e soluções consolidadas.

Projetar o interior de um restaurante, uma exposição ou uma loja vai além do aspecto visual do espaço, exigindo uma concepção capaz de integrar visões e áreas multidisciplinares. É fundamental reconhecer a importância deste profissional e sua capacidade de transformação da vida das pessoas, da forma como nos relacionamos com o mundo, com os artefatos, móveis e objetos, além de nós mesmos, assumindo um posicionamento ético e responsável do ponto de vista socioambiental.

Com aulas práticas e teóricas com professores de mercado, a pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneos propõe uma reflexão sobre o papel desse profissional, o real impacto ambiental da atividade e quais estratégias têm sido utilizadas para minimizar esses efeitos.

Este curso é oferecido em ambos os campi do IED no Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design de Interiores Contemporâneo!

Os participantes do curso terão sua capacidade projetual potencializada a partir das imersões propostas durante os módulos, desde a conceituação e o planejamento dos projetos de interiores, bem como a gestão de todas as suas fases, até a execução. O aprofundamento que se estabelece em todos os conteúdos e práticas pedagógicas em sala de aula permitirão que o aluno projete, de forma inovadora, consistente e conceitualmente fundamentada de acordo com a contemporaneidade e as questões pertinentes.

O objetivo do curso é preparar o profissional para desenvolver resultados criativos e inovadores na área de ambientes comerciais e, por fim, ser capaz de rever sua postura projetual, incorporando ferramentas e estratégias atuais, tais como processos colaborativos, design centrado no usuário, empatia, design thinking etc.

Os profissionais formados pela pós estarão preparados para se destacar em equipes de arquitetura e design, em estúdios multidisciplinares, ou também de forma independente, fundando uma empresa inovadora ou seu próprio estúdio.

 

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso destina-se a profissionais atuantes no mercado do design de interiores que carecem de situações de reflexão, análise crítica e de uma postura criativa e inovadora.

A carreira do designer de interiores também funciona como uma extensão lógica para arquitetos, designers e profissionais que desejam se aprofundar na área de projetos para espaços diversos, através de atuação multidisciplinar, inovadora e conectadas transversalmente com diversas áreas do design, visando o entendimento da construção estratégica da carreira no segmento.

Quem já atua neste mercado e procura desenvolver um olhar crítico e criativo, encontra na pós-graduação de Design de Interiores Contemporâneo o caminho para descobrir e aperfeiçoar seu próprio estilo ao deixar para trás o mercado das reproduções de fórmulas batidas. 

Além de estabelecer um networking com nomes que são referência no mercado, você desenvolve um senso crítico e visão própria para incorporar ferramentas e estratégias inovadoras em seus projetos de interiores. Temáticas relacionadas, como sustentabilidade, responsabilidade social e tendências socioculturais, serão abordadas com a devida relevância para avaliarmos a importância que a disciplina constitui nas relações humanas.

Módulo Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

A pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo apresenta uma visão dinâmica, estabelecida para suprir a necessidade de constante atualização acerca das práticas de mercado. O curso é dividido em 3 fases. 

Na primeira, trabalharemos diferentes conceitos que circundam a disciplina, como sustentabilidade, responsabilidade social, tendências socioculturais, composição visual, luminotécnica, criatividade e materialidade, para compreendermos a forma como olhamos ambientes internos.

A segunda fase introduz aspectos projetuais desde o início da composição de ambientes básicos, até a construção de projetos complexos, como clínicas, e espaços efêmeros, como shows e exposições. Vamos abordar paisagismo, visual merchandising, branding e projetos de interiores para hotéis, pousadas, restaurantes, bares e cafés. 

A terceira fase trata da Prática Profissional do designer de interiores, com disciplinas voltadas para consolidar o aprendizado. Para fechar a jornada, o Trabalho de Conclusão de Curso será a entrega de um projeto de design de interiores feito em parceria com empresas e marcas reconhecidas internacionalmente.

FASE I NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE FUNDAMENTAÇÃO - (120h)

  • Teoria e História do Design (18h)
  • Design e Visual Thinking (18h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social (18h)
  • Tendências Socioculturais (18h)
  • Composição Visual, Criatividade e Materialidade (18h)
  • Luminotécnica (18h)
  • Projeto Integrador | Mentoring I (12h)

FASE II EFEMERIDADE E DESIGN DE INTERIORES - (120h)

  • Espaços Efêmeros – Eventos e Exposições (18h)
  • Paisagismo e Design de Interiores (18h)
  • Visual Merchandising, Branding e Design de Interiores (18h)
  • Concept Store (18h)
  • Projeto de Interiores para Hotéis e Pousadas (18h)
  • Projeto de Interiores para Restaurantes, Bares e Cafés (18h)
  • Projeto Integrador | Mentoring II (12h)

FASE III PRÁTICA PROFISSIONAL E DESIGN DE INTERIORES - (160h)

  • Projeto de Interiores para Clínicas de Estética e Consultórios (18h)
  • Projeto de Espaços Corporativos (18h)
  • Planejamento, Orçamento e Reforma (18h)
  • Administração de Escritório (18h)
  • Prática Profissional, Design de Negócios e Design de Interiores (18h)
  • Design de Interiores e Design de Serviços (18h)
  • Projeto Integrador | Mentoring III (12h)
  • TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC (40h)

Docentes

Alexandre Salles

Carol Piccin

Carina Tavares

Cintia Lie Matuzawa

Eduardo Manzano

Fabio Motta

Fernanda Martin

Fernanda Frias

Graziela Nivoloni

Humberto Pio

Ila Rosete

Lilian Machado

Lorena Borja

Maurício Medeiros

Rafael Toledo

Ricardo Rossin

Suzana Knobel

Valeria Barbosa

Dizem sobre nós

Módulo Internacional alunos IED

O Módulo Internacional é o momento de mergulhar em um ambiente criativo e inovador, onde os estudantes expandem sua rede de contatos e estabelecem conexões importantes na indústria criativa, participam de palestras e workshops com profissionais experientes, trocam ideias com alunos de diferentes países, e ainda têm a chance de apresentar seus próprios projetos para potenciais parceiros de negócios.

Notícias