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ONE YEAR

Retail Design & Visual Merchandising

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
2022
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Por quê?

O varejo é um setor que está em constante mudança em busca de profissionalização e especialização. Com excesso de marcas, amplo sortimento de produtos, exigência do consumidor, aumento do tamanho das lojas, surgimento de novos formatos no mesmo segmento, batalha sobre preços, presença da tecnologia digital, e desenvolvimento da cadeia de suprimentos, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento mais assertivo de projeto de lojas.

Para quem?

O curso foi pensado principalmente para profissionais da área de varejo que buscam aprimoramento, dando suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, de produto, de moda, decoradores, publicitários e demais interessados.

Como é?

Pautado em três premissas fundamentais — criatividade, estratégia e inovação —, o conteúdo programático do curso aborda disciplinas teóricas e práticas que falam sobre aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas mão na massa.


ONE YEAR EM RETAIL DESIGN & VISUAL MERCHANDISING COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising (VM) no IED São Paulo oferece um entendimento amplo sobre a profissão, visão que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, à mudança dos hábitos do consumidor e à segmentação/especificação do varejo.

O conteúdo programático irá abordar disciplinas teóricas e práticas que se dividem em três grupos, nos quais serão abordados conceitos gerais, área especifica de VM e store design, e uma última parte que envolve o desenvolvimento prático do projeto, além das aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas práticas.

No projeto final, o aluno desenvolve o projeto de uma loja aliando as estratégias aprendidas durante o curso para atender os novos inputs que as marcas e os consumidores necessitam enquanto utiliza tecnologia digital e áreas multidisciplinares para agregar soluções e melhorar performances.

Semana internacional na Europa

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.

 


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

CINTIA LIE MATUZAWA

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.

PROFESSORES

FABRIZZIO TOPPER

-

Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo e Design de Experiência de Consumo.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.


JOVITA V. TORRANO

+

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, Jovita trabalhou como gerente de projetos para grandes empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour) e consultora em projetos internacionais (Unilever — América Latina, Gigante — México, Nosso Super — Angola) e é sócia-fundadora da Espaçonovo, empresa especializada em varejo, conceituando e projetando para grandes redes, tais como Grupo St. Marche, Eataly, Grupo Zaffari e Empório Santa Maria.


PEDRO CALABREZ

+

Sócio-diretor da NeuroVox, Pedro é doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação, e professor convidado do Istituto Europeo di Design, FIA-USP e Casa do Saber. Foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil, com palestras assistidas por mais de 650.000 pessoas em mais de 500 empresas e vídeos no YouTube e Facebook com dezenas de milhões de visualizações. É responsável pelo canal NeuroVox no YouTube, que contava com mais de 600.000 inscritos em abril de 2019.

Início das aulas: 2022
Duração: 144 horas

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Marketing de Moda6h
Branding para Retail Design6h
Design de serviços para varejo6h
Coolhunting para varejo6h
Pesquisa do mercado de moda6h
Neurociências para varejo6h
Sustentabilidade em Retail Design6h
Lighting design para lojas6h
Visual Merchandising I e II12h
Visual Merchandising III – Produto6h
Visual Merchandising IV – Vitrine6h
Store Design I – Concept Store6h
Store Design II – Magazines6h
Store Design III – Supermercados6h
Sound Branding6h
Fragrance branding6h
Shopper Digital e Omnishopper6h
Customer experience em varejo6h
Trabalho Final24h


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