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One Year

Retail Design & Visual Merchandising

144 horas Nacional
Semana Internacional
SEMIPRESENCIAL
09/04/2022
Matrícula Online
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Por quê?

Com a evolução da economia digital, o ambiente de compra físico e virtual tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo está em busca de profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário. Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos. O Curso Retail Design & Visual Merchandising oferece um entendimento amplo sobre a profissão, responsável por tornar marcas e serviços mais relevantes, e os desafios a serem superados, como, por exemplo, saber trabalhar tendências no ponto de venda.

Para quem?

O curso foi elaborado para profissionais de varejo que buscam aprimoramento em sua área, com suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores, publicitários e marcas interessadas em  conhecer ferramentas novas. O profissional que atua nesse mercado encontrará desafios que vão demandar soluções inovadoras para formas de organização comercial, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja. O que é preciso saber para melhorar a performance da marca e produtos ao alinhar exposição, vendas, setorizações e imagem global da loja?

Como é?

Para projetar uma experiência ideal, é preciso se aprofundar em conceitos, estratégias e metodologias que serão as bases para criar uma loja que atenda as necessidades e expectativas atuais. O curso procura organizar o olhar e entendimento dos participantes sobre a exposição estratégica de produtos a partir do viés do Visual Merchandising. Conheça cases nacionais e internacionais, ferramentas para desenvolvimento de projetos e aprenda a construir um ponto de vendas único, que represente a identidade da marca e utilize diferentes elementos para engajar novos consumidores.


Curso

A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.

O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca refinar o olhar dos participantes para que sejam capazes de levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas.

O corpo docente é composto por profissionais especialistas, com atuação relevante na área, para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação, imagens e demais elementos visuais para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar diferentes percepções sensoriais dos consumidores. Com olhar investigativo e muita pesquisa, faremos uma leitura sobre a imagem de marca para melhor comunicação com seu público.


Entrega

O curso de Retail Design & Visual Merchandising do IED possui uma jornada dividida em 3 fases de aprendizado: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio (Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Branding, Customer/Shopper Experience e Design Serviços), e Projeto Final Loja Omnicanal, que é a terceira e última fase, onde será desenvolvido um projeto final para ponto de venda omnicanal com acompanhamento individual.

Durante o curso, serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre assuntos ministrados para, então, organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo. 

A jornada chega ao fim com a conquista de habilidades e conhecimentos sobre temas relevantes para atuar em retail design e visual merchandising, como referências bibliográficas e de mercado, que possibilitam ao profissional se manter sempre atualizado.


Semana Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Obs: O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 09/04/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

COORDENAÇÃO

CINTIA LIE MATUZAWA

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.

PROFESSORES

ALEXANDRE VALDIVIA

-

Co-CEO da Alice Wonders, uma Retailtech de
Experiências Digitais no varejo físico. Em 25 anos
de experiência, criou e participou de projetos de
inovação reconhecidamente bem sucedidos nos
mais variados segmentos.


ANA MARIA LOLLATTO

+

Arquiteta formada na Universidade Federal de Santa Catarina, transferiu-se para a Itália em 2005 para ampliar seus estudos com especialização na área de Moda, com um Master em Visual Merchandising e outro em Fashion Buyer, ambos no IED de Milão. Durante quase 5 anos trabalhou na Diesel, inicialmente como Shop Designer e Visual Merchandiser, e sucessivamente como Visual Merchandiser Manager, coordenando as atividades em todo o território italiano. Desde 2012, é Arquiteta e Store Planner para a Giorgio Armani, desenvolvendo o concept de imagem bem como projetos de lojas e pop up stores em todo o mundo e para diferentes linhas. Em 2016, foi professora de Design Method no curso de Fashion Stylist do IED Milão e deu palestras no Master di Retail Design no mesmo Instituto.


CARINA TAVARES

+

Especialista em Iluminação Arquitetônica e Cênica, possui graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2009) e faz Pós-Graduação de Docência em Ensino Superior na Uninove. Carina trabalha em projetos de iluminação desde 2005, com trajetória em grandes escritórios de lighting design do Brasil, com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação. Também atua em consultoria e desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais, de iluminação e gesso, planejamento de infraestrutura local e planejamento e distribuição de novos circuitos elétricos.


CHRISTIAN ULLMANN

+

Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


CLARA BIDORINI

+

Empreendedora social e designer estratégica, Clara é manager de Startup Business Development na Amazon AWS. Foi diretora e responsável pela criação da área de corporate venture da Kyvo Design-Driven Innovation, onde coordenava programas de inovação organizacional e inovação aberta. É uma das líderes da 1ª rede de mulheres atuando em design e inovação, fundadora do programa “Change as Mindset” de empoderamento feminino e cofundadora da Namoa, plataforma de apoio a pessoas em estado de refúgio para resgatar suas identidades por meio do trabalho.


FABRIZZIO TOPPER

+

Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo e Design de Experiência de Consumo.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.


HERBERT HOLDEFER

+

Arquiteto e ex-aluno do One Year em Design de Mobiliário do IED, Herbert Holdefer é responsável por projetos como Casa do Porco, Holy Burguer, Fornô e Sorveteria do Centro, sócio-diretor da 134 office/bar e especialista em desenvolvimento de projetos de arquitetura, branding e design mobiliário, sempre cuidadoso em suas obras, equilibrando forma, função e sentimento que, aliados à experiência profissional, reflete em uma arquitetura integrada que incentiva a convivência e torna seus projetos únicos.


INGRID PERGENTINO

+

Bacharel e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Mercado e Consumo, MBA em Gestão Empreendedora e MBA em Gestão e Estratégia em varejo. Coach Certificada em The Coaching Clinic pela CCU (Corporate Coach U). Atua há 9 anos como diretora da i9Vendas em atividades de consultoria, treinamento, palestras e Coach com o atendimento a empresas como Riachuelo, Renner, Camicado e outras.


LUCILA CAMPIGLIA

+

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, com pós-graduação em Negócios da Moda pelo Senac SP, especialização em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights, Antropologia do Consumo pela ESPM SP, tem mais de vinte anos de experiência em projetos de varejo, com ênfase em Visual Merchandising e Store Design. Gerenciou equipes em marcas como Estée Lauder Companies, C&A, VGB (Valdac Global Brands), Pernambucanas e Itaú, onde liderou o desenvolvimento de inúmeros projetos comerciais, no Brasil e na América Latina. Atualmente, é docente, membro diretivo do Retail Design Institute Brasil e consultora da FAL Design Estratégico.


JANIENE SANTOS

+

Publicitária com experiência em marketing e desenvolvimento de produtos, é especialista em Gestão do Design. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pesquisa tendências de comportamento e consumo desde 2008. Leciona em instituições como o IED São Paulo e realiza consultorias para empresas, construindo pontes entre a academia e o mercado. Atualmente reside nos Estados Unidos e é palestrante sobre o assunto no Brasil e no exterior.


JULIANA LOPES

+
Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

JOSé CARLOS CARREIRA

+

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.


JOVITA V. TORRANO

+

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, Jovita trabalhou como gerente de projetos para grandes empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour) e consultora em projetos internacionais (Unilever — América Latina, Gigante — México, Nosso Super — Angola) e é sócia-fundadora da Espaçonovo, empresa especializada em varejo, conceituando e projetando para grandes redes, tais como Grupo St. Marche, Eataly, Grupo Zaffari e Empório Santa Maria.


NATALIA KAUPA

+

COO na WKS e Coordenadora do curso Future Studies no IED São Paulo, Natalia é observadora, imaginativa e boa ouvinte, habilidades que a guiaram e despertaram interesse no entendimento de possibilidades futuras e construção de novas narrativas. Designer com olhar de futuros, foi coordenadora da EISE, primeira escola de inovação em serviços do Brasil. Co-fundou a Wake Insights onde trabalhou como designer e pesquisadora, atuando principalmente em projetos que envolvem educação em clientes como o Senac e Somos Educação.


PEDRO CALABREZ

+

Sócio-diretor da NeuroVox, Pedro é doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação, e professor convidado do Istituto Europeo di Design, FIA-USP e Casa do Saber. Foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil, com palestras assistidas por mais de 650.000 pessoas em mais de 500 empresas e vídeos no YouTube e Facebook com dezenas de milhões de visualizações. É responsável pelo canal NeuroVox no YouTube, que contava com mais de 600.000 inscritos em abril de 2019.


PERLA AMABILE

+

Diretora Data Strategy na W3haus, pioneira em economia digital no Brasil, com o propósito de criar o que nunca foi pensado antes, para solucionar problemas sociais e mercadológicos. Antes, foi Head de Estratégia na SapientAg2, plataforma de Transformação Digital do Publicis Groupe. É especialista em ciências comportamentais e pesquisadora no laboratório de neurociências da UNIFESP (com foco em tomada de decisão).


RICARDO BONTEMPO

+

Possui graduação Superior em Tecnologia em Informática – Uniclar
– União das Faculdades Claretianas (2001)

Tem Mestrado Interdisciplinar em Educação, Adm. e Comunicação
pela Universidade São Marcos (2006).

Foi professor na Universidade Anhembi Morumbi, além também
de ser Coordenador na Graduação de Design Digital e na
Pós-Graduação no curso de Ilustração, Infografia e Motion
Graphics,

Já lecionou na Universidade São Judas no curso de Administração,
com as matérias de Marketing, Sistemas de Informação,
Informática Básica e Estatística,

Já lecionou também na FAM com as matérias de Design Gráfico,
Direção de Arte, Linguagem Visual, Construção de Marcas,
Fundamentos de Marketing,Pesquisa de Mercado, Comunicação
Visual e Mídias.

Também Lecionou e foi Coordenador na Universidade Anhanguera
nos Cursos de TI e Sistemas de Informação.

Atualmente é professor Monitor no Senac de Osasco, Professor na
Gama Academy e Universidade Metodista nas áreas de
Tecnologia.

Além da área acadêmica é consultor na área de análise de sistemas
e programação como freelancer tendo ainda a oportunidade de
prestar serviços em AS400 para IBM e tratamento de imagens de
revistas para a Editora Abril.


SILVIA CARNEIRO

+

Silvia Maria Carneiro de Campos, paulistana, representa a DARK
SKY ASSOCIATION no Brasil, suas pesquisas sobre iluminação
denunciam os impactos ambientais que a luz artificial provoca
ao ser humano e na Natureza.

Atua no mercado de iluminação LED desde 2008, arquiteta
urbanista especialista em iluminação LED, com Pós Graduação
em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura
& Iluminação.

Lighting Designer e educadora, tem diversas publicações em
diferentes veículos.

Executa projetos luminotécnicos para diversos segmentos.

Atua como professora de iluminação em cursos de Pós
Graduação em diversas instituições, entre elas FAAP e Instituto
Europeo di Design – IED

Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP é colaboradora no
CB-40 comitê de acessibilidade na revisão da ABNT 9050/15 e
do comitê CB-03 COBEI da ABNT, participando da revisão das
normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de
ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). Atualmente
também é colaboradora do grupo de projetos luminotécnicos
do ABNT/CEE-134 – Comissão de Estudo Especial Modelagem
da Informação da Construção (BIM) – Grupo de Trabalho sobre
Componentes BIM

Início das aulas: 09/04/2022
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

Valores:
15 parcelas de R$1.852,00
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Marketing de marcas para varejo6h
Coolhunting para varejo6h
Branding para Retail Design6h
Neurociências para varejo6h
Visual Merchandising I – Espaços e sensorialidade6h
Visual Merchandising II – Merchandising estratégico6h
Visual Merchandising Concept III – Vitrine6h
Visual Merchandising Concept IV – Imagem e Linguagem de estilo6h
Gestão de Categoria6h
Store Design I – Inteligência e criatividade digital6h
Store Design II – Concept Store6h
Store Design III – Estratégias de Setorização em loja6h
Design de serviços para varejo6h
Shopper Digital e Omnishopper6h
Customer experience em varejo6h
Sound Branding6h
Fragrance branding6h
Lightning Design para Lojas6h
Sustentabilidade em Retail Design6h
Projeto Final de Retail Design & VM – Mentoring18h
Projeto Final de Retail Design & VM – Apresentação6h
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