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ONE YEAR

Retail Design & Visual Merchandising

144 horas Nacional
Semana Internacional
PRESENCIAL
2022
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Por quê?

O varejo é um setor que está em constante mudança em busca de profissionalização e especialização. Com excesso de marcas, amplo sortimento de produtos, exigência do consumidor, aumento do tamanho das lojas, surgimento de novos formatos no mesmo segmento, batalha sobre preços, presença da tecnologia digital, e desenvolvimento da cadeia de suprimentos, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento mais assertivo de projeto de lojas.

Para quem?

O curso foi pensado principalmente para profissionais da área de varejo que buscam aprimoramento, dando suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, de produto, de moda, decoradores, publicitários e demais interessados.

Como é?

Pautado em três premissas fundamentais — criatividade, estratégia e inovação —, o conteúdo programático do curso aborda disciplinas teóricas e práticas que falam sobre aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas mão na massa.


ONE YEAR EM RETAIL DESIGN & VISUAL MERCHANDISING COM SEMANA INTERNACIONAL EM UMA DAS SEDES DO IED NA EUROPA

Sobre o curso

O curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising (VM) no IED São Paulo oferece um entendimento amplo sobre a profissão, visão que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, à mudança dos hábitos do consumidor e à segmentação/especificação do varejo.

O conteúdo programático irá abordar disciplinas teóricas e práticas que se dividem em três grupos, nos quais serão abordados conceitos gerais, área especifica de VM e store design, e uma última parte que envolve o desenvolvimento prático do projeto, além das aplicações de estratégias para o varejo, exemplos de cases nacionais e internacionais, ferramentas para melhor desenvolvimento dos projetos e aulas práticas.

No projeto final, o aluno desenvolve o projeto de uma loja aliando as estratégias aprendidas durante o curso para atender os novos inputs que as marcas e os consumidores necessitam enquanto utiliza tecnologia digital e áreas multidisciplinares para agregar soluções e melhorar performances.

Semana internacional na Europa

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 2022
Duração: 144 horas

COORDENAÇÃO

CINTIA LIE MATUZAWA

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e Arquiteta Urbanista pela UEL/PR, Cintia é diretora de conteúdo criativo na Invarejo.Company. Atua na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000 com diversos projetos comerciais, treinamentos em VM, consultorias para marcas e palestras. Prestou consultoria em varejo para Burberry, C&A, NK Store, Fila, Centauro, The Body Shop, Natura, Grupo Avenida, Worldcolors, Sidewalk, Portobello, Construtora Tenco, Alice Wonders, OZ Design, Future Brands, Midea Carrier, Shopping Iguatemi, Sebrae, Senac e Fullfit Importadora. Trabalhou como coordenadora de visual merchandising na Le Lis Blanc/Restoque. Foi vice-presidente de educação da Popai.Shop Brasil 17/18, e premiada em Lojas Pequenos Formatos — Loja Zonna do Aroma pela RDI — Retail Design Institute 2016. No IED, é coordenadora do One Year em Retail Design & Visual Merchandising desde 2012.

PROFESSORES

ALEXANDRE VALDIVIA

-

Co-CEO da Alice Wonders, uma Retailtech de
Experiências Digitais no varejo físico. Em 25 anos
de experiência, criou e participou de projetos de
inovação reconhecidamente bem sucedidos nos
mais variados segmentos.


CHRISTIAN ULLMANN

+

Formado em desenho industrial na Universidade de Buenos Aires, Argentina, reside no Brasil desde 1996.

Trabalha com design estratégico, design exploratório e consultoria em design para inovação e gestão desenvolvendo produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordena projetos para empresas, governos e instituições no Brasil e América Latina, tendo produtos e trabalhos premiados na Itália, Espanha, Argentina e no Brasil.

Suas áreas de maior interesse e pesquisa são questões sociais e ambientais que, desde 2000, foram redefinidas como desenvolvimento sustentável. Entrando na terceira década do século XXI, reorganiza suas ideias e pretende atuar na área de Design para Inovação Social, em um contexto de economia criativa para um sistema de economia circular.

É professor de design para sustentabilidade, inovação social e design estratégico no IED Brasil, e atua como coordenador de projetos de economia circular e design para inovação social no Centro de Inovação IED Brasil, tendo coordenado os projetos: O carro perfeito para a cidade de São Paulo 2030 (Fiat Latam); Laboratório de desenvolvimento de mobiliário, empreendedorismo e economia circular — IED LAB MOB YVY — (Yvi Reciclagem), e o Movimento Lixo Invisível, em parceria com a empresa de consultoria Symnetics.


CLARA BIDORINI

+

Empreendedora social e designer estratégica, Clara é manager de Startup Business Development na Amazon AWS. Foi diretora e responsável pela criação da área de corporate venture da Kyvo Design-Driven Innovation, onde coordenava programas de inovação organizacional e inovação aberta. É uma das líderes da 1ª rede de mulheres atuando em design e inovação, fundadora do programa “Change as Mindset” de empoderamento feminino e cofundadora da Namoa, plataforma de apoio a pessoas em estado de refúgio para resgatar suas identidades por meio do trabalho.


JOSé CARLOS CARREIRA

+

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, mestre em Comunicação com o Mercado pela Fundação Cásper Líbero, tecnólogo em Mecânica pela Universidade Estadual Paulista, e formação em Coaching Integrado pelo Integrated Coaching Institute. Trabalha com marketing, comunicação, design e semiótica na construção de identidade de marcas e na prototipagem de conceitos de design. Possui experiência profissional como executivo de marketing de grandes multinacionais da área automotiva, na qual atuou por mais de 15 anos. Na área acadêmica, é professor nos campos de Marketing, Branding, Semiótica e Design de Negócios.


FABRIZZIO TOPPER

+

Com ampla formação acadêmica em gestão financeira, marketing, produtos e empreendedorismo, além de especializações em neurociências e neurolinguística aplicadas aos negócios, Fabrizzio protagonizou mais de 20 projetos empresariais próprios, cinco dos quais ainda realiza mentoração e direcionamento consultivos.
Conhecido como empreendedor, consultor e professor pelo mercado de gestão empresarial por atuar há mais de 20 anos à frente do desenvolvimento de produtos, marcas e na modelagem de grandes negócios digitais no mercado nacional e internacional.
Atualmente, além de fundador da premiada consultoria de desenvolvimento de negócios digitais TopperMinds, também é diretor da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), vice-presidente do POPAI Brasil (Associação Internacional de Marketing de Varejo) coordenador técnico da escola de negócios digitais ComSchool e professor da cadeira de Tecnologias Avançadas para o Varejo e Design de Experiência de Consumo.
Ao longo de sua carreira em planejamento, atuou junto a diversos segmentos, sempre com o objetivo de modelar e aprimorar a atuação junto a seus mercados consumidores, atendendo a marcas como Pernod Ricard, JBS, Microsoft, Apple, Claro, Telefônica, Experian, Renault, Volkswagen, Movida, TokStok, Leo Madeiras, SWIFT, Sephora, Ellus, Camila Klein, HBO, Abril, Estadão, entre tantas outras de renome e relevância em seus nichos de atuação.


JOVITA V. TORRANO

+

Arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, Jovita trabalhou como gerente de projetos para grandes empresas de varejo (Grupo Pão de Açúcar, Carrefour) e consultora em projetos internacionais (Unilever — América Latina, Gigante — México, Nosso Super — Angola) e é sócia-fundadora da Espaçonovo, empresa especializada em varejo, conceituando e projetando para grandes redes, tais como Grupo St. Marche, Eataly, Grupo Zaffari e Empório Santa Maria.


LUCILA CAMPIGLIA

+

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP, com pós-graduação em Negócios da Moda pelo Senac SP, especialização em Retail Merchandising pela University of Toronto e Consumer Insights, Antropologia do Consumo pela ESPM SP, tem mais de vinte anos de experiência em projetos de varejo, com ênfase em Visual Merchandising e Store Design. Gerenciou equipes em marcas como Estée Lauder Companies, C&A, VGB (Valdac Global Brands), Pernambucanas e Itaú, onde liderou o desenvolvimento de inúmeros projetos comerciais, no Brasil e na América Latina. Atualmente, é docente, membro diretivo do Retail Design Institute Brasil e consultora da FAL Design Estratégico.


NATALIA KAUPA

+

Após trabalhar por 10 anos como designer no universo da moda, juntou suas expertises adquiridas e fundou seu próprio negócio em 2011, a Folks Like Us, startup que tratava com mais design itens corriqueiros, como panos de prato e toalhas de mesa. Imergiu no design de serviços com a EISE (Escola de Inovação em Serviços/HiveLab), onde trilhou uma dupla jornada como aluna e coordenadora, com a missão pessoal de disseminar uma cultura mais acolhedora para a capacitação e conexão dos alunos, além de ter sido responsável pela gestão de projetos educacionais. É cofundadora da WAKE, empresa de inovação, atuando como pesquisadora, service designer e trend forecaster, conectando informação e insights provenientes do campo com sinais de futuro e seu propósito para o amanhã. É também coordenadora e professora do One Year em Future Studies do IED São Paulo.


PEDRO CALABREZ

+

Sócio-diretor da NeuroVox, Pedro é doutor em Ciências (Ph.D) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Laboratório de Neurociências Clínicas (LiNC) da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, onde foi membro do Centro de Neuromodulação, e professor convidado do Istituto Europeo di Design, FIA-USP e Casa do Saber. Foi criador dos primeiros cursos de neurociências aplicadas aos negócios do Brasil, com palestras assistidas por mais de 650.000 pessoas em mais de 500 empresas e vídeos no YouTube e Facebook com dezenas de milhões de visualizações. É responsável pelo canal NeuroVox no YouTube, que contava com mais de 600.000 inscritos em abril de 2019.


RICARDO BONTEMPO

+

Possui graduação Superior em Tecnologia em Informática – Uniclar
– União das Faculdades Claretianas (2001)

Tem Mestrado Interdisciplinar em Educação, Adm. e Comunicação
pela Universidade São Marcos (2006).

Foi professor na Universidade Anhembi Morumbi, além também
de ser Coordenador na Graduação de Design Digital e na
Pós-Graduação no curso de Ilustração, Infografia e Motion
Graphics,

Já lecionou na Universidade São Judas no curso de Administração,
com as matérias de Marketing, Sistemas de Informação,
Informática Básica e Estatística,

Já lecionou também na FAM com as matérias de Design Gráfico,
Direção de Arte, Linguagem Visual, Construção de Marcas,
Fundamentos de Marketing,Pesquisa de Mercado, Comunicação
Visual e Mídias.

Também Lecionou e foi Coordenador na Universidade Anhanguera
nos Cursos de TI e Sistemas de Informação.

Atualmente é professor Monitor no Senac de Osasco, Professor na
Gama Academy e Universidade Metodista nas áreas de
Tecnologia.

Além da área acadêmica é consultor na área de análise de sistemas
e programação como freelancer tendo ainda a oportunidade de
prestar serviços em AS400 para IBM e tratamento de imagens de
revistas para a Editora Abril.


SILVIA CARNEIRO

+

Silvia Maria Carneiro de Campos, paulistana, representa a DARK
SKY ASSOCIATION no Brasil, suas pesquisas sobre iluminação
denunciam os impactos ambientais que a luz artificial provoca
ao ser humano e na Natureza.

Atua no mercado de iluminação LED desde 2008, arquiteta
urbanista especialista em iluminação LED, com Pós Graduação
em Iluminação e Design de Interiores e Master em Arquitetura
& Iluminação.

Lighting Designer e educadora, tem diversas publicações em
diferentes veículos.

Executa projetos luminotécnicos para diversos segmentos.

Atua como professora de iluminação em cursos de Pós
Graduação em diversas instituições, entre elas FAAP e Instituto
Europeo di Design – IED

Certificada em Acessibilidade pela SMPD-SP é colaboradora no
CB-40 comitê de acessibilidade na revisão da ABNT 9050/15 e
do comitê CB-03 COBEI da ABNT, participando da revisão das
normas ABNT 5101 (Iluminação Pública) e 5413 (Iluminação de
ambientes de trabalho, atual ABNT ISO/CIE 8995-1). Atualmente
também é colaboradora do grupo de projetos luminotécnicos
do ABNT/CEE-134 – Comissão de Estudo Especial Modelagem
da Informação da Construção (BIM) – Grupo de Trabalho sobre
Componentes BIM

Início das aulas: 2022
Duração: 144 horas

DISCIPLINAS
Masterclass3h
Mentoring3h
Marketing de Moda6h
Branding para Retail Design6h
Design de serviços para varejo6h
Coolhunting para varejo6h
Pesquisa do mercado de moda6h
Neurociências para varejo6h
Sustentabilidade em Retail Design6h
Lighting design para lojas6h
Visual Merchandising I e II12h
Visual Merchandising III – Produto6h
Visual Merchandising IV – Vitrine6h
Store Design I – Concept Store6h
Store Design II – Magazines6h
Store Design III – Supermercados6h
Sound Branding6h
Fragrance branding6h
Shopper Digital e Omnishopper6h
Customer experience em varejo6h
Trabalho Final24h
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SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.