Língua

Português

Início

Abril 2023

Frequência

Weekend

Formato

Híbrido

Duração

144 Horas

Coordenador do curso

Cintia Lie Matuzawa

Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos.

Com a evolução da economia digital, o ambiente de compra, físico e virtual, tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. Elementos como tamanho e formato de lojas, ambientes digitais e desenvolvimento da cadeia de suprimentos passaram a demandar cada vez mais projetos de loja assertivos. 

A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.

Os professores do curso Retail Design & Visual Merchandising têm atuação relevante na área para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes, e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação e imagens para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar as diferentes percepções sensoriais dos consumidores.

Informação para decidir

Se você quer aprender a expor produtos de forma estratégica em um ambiente estimulante, o curso One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED foi feito para você!

O ambiente de compra físico e virtual tem assumido papéis distintos na construção da percepção dos consumidores. O varejo está em busca de profissionais especializados, capazes de criar estratégias únicas em resposta a este cenário. 

O curso Retail Design & Visual Merchandising oferece um entendimento amplo sobre a profissão e os desafios a serem superados, como saber trabalhar tendências no ponto de venda.Nosso programa contempla dois anos de formação, com projetos integrados e interdisciplinares, e parcerias institucionais com grandes marcas de moda para estreitar relações e criar oportunidades reais de acesso ao mercado – sempre com nosso suporte e mentoria.

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

O curso foi elaborado para profissionais de varejo que buscam aprimorar suas competências, com suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, designers de interiores, produto e moda, decoradores, publicitários e marcas interessadas em  conhecer ferramentas novas. O profissional que atua nesse mercado encontrará desafios que vão demandar soluções inovadoras para formas de organização comercial, considerando a amplitude de produtos e seu impacto no desenho da área de loja. O que é preciso saber para melhorar a performance da marca e produtos ao alinhar exposição, vendas, setorizações e imagem global da loja?

Para projetar uma experiência ideal, é preciso se aprofundar em conceitos, estratégias e metodologias. Para isso, o curso procura organizar o olhar e entendimento dos participantes sobre a exposição estratégica de produtos a partir do viés do Visual Merchandising. Conheça cases nacionais e internacionais, ferramentas para desenvolvimento de projetos e saiba construir um ponto de vendas único, que represente a identidade da marca e utilize diferentes elementos para engajar novos consumidores.

A busca do cliente contemporâneo pela personalização e sofisticação de produtos e serviços alterou as formas de consumo. O profissional que atua com varejo precisa se atualizar constantemente a respeito de conceitos de marketing, global e local, suas estratégias, perfil do consumidor, aspectos do produto e as diferentes formas de comunicação destes elementos conjuntos.

O curso de Retail Design & Visual Merchandising busca refinar o olhar dos participantes para que sejam capazes de levantar dados a partir de sinais encontrados no mercado, manifestações do comportamento de consumo e práticas sociais, que podem servir como indicativos de tendências. Vamos apresentar o cenário multidisciplinar do mercado de varejo a fim de formar profissionais capazes de performar em projetos de design estratégicos para marcas.

O corpo docente é composto por profissionais especialistas, com atuação relevante na área, para contribuir com o aprendizado e networking dos participantes e ensiná-los a relacionar elementos como sons, aromas, iluminação, imagens e demais elementos visuais para criar ambientes capazes de transmitir a identidade da marca e, ao mesmo tempo, instigar diferentes percepções sensoriais dos consumidores. Com olhar investigativo e muita pesquisa, faremos uma leitura sobre a imagem de marca para melhor comunicação com seu público.

Semana Internacional - Programa Milão OY Retail Design & Visual Merchandising

O programa internacional oferecido pelo One Year em Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo busca trazer, através de conteúdos específicos, o universo do varejo internacional como complemento ao complexo cenário do setor terciário e da tecnologia digital. Durante o percurso em Milão, iremos explorar como as marcas europeias têm vivido e enfrentado com criatividade e inovação as rápidas mudanças do mercado.

Conteúdos abordados: 

Retail Design
Iremos examinar como as marcas europeias buscam diferenciais no setor do varejo e como manifestam as soluções seja pelos atributos do design de espaços, dos produtos, das vitrinas e estratégias da marca diante da rápida transformação na área do consumo. Serão apresentados cases das mais diversificadas lojas para melhor compreensão dos reposicionamentos de cada segmento comercial e sua relação com seu consumidor.

Retail Tour
Visitas guiadas às marcas, com foco no design de lojas, visual merchandising e modelo de negócio. Compreensão das lojas como espaços híbridos com tangenciamento em design, moda, arte, arquitetura, varejo, história e consumo. Visita ao quadrilátero D’Oro, Galeria Vittorio Emanuelle, Armani Silos, Vila Tortona e outros estabelecimentos para ancorar conteúdos de aulas. Os alunos terão uma tarde de pesquisa nas marcas/lojas, divididos em grupos, para mergulharem no cenário comercial da cidade de Milão e fazerem uma curadoria técnica sob o viés do retail design.

Especialidades
Aula com profissionais especialistas na área de retail e visual merchandising falando sobre estratégias projetuais, exemplos de lojas e experiências aplicadas da marca no ponto de venda com intersecções multidisciplinares. Desenvolvimento de exercício durante o percurso da semana italiana com comentários dos professores.

Professores estrangeiros ministrarão os conteúdos em INGLÊS. O calendário com as atividades e horários será entregue no primeiro dia de aula.

Programa de Estudos

O curso Retail Design & Visual Merchandising do IED São Paulo possui uma jornada dividida em 3 fases de aprendizado: Conteúdos Base, que aborda temas como marketing, branding, neurociências, coolhunting e sustentabilidade; Conteúdos Específicos, que trata do Visual Merchandising e outros elementos de comércio, como Store Design, Iluminação, Sons e Aromas, Branding, Customer/Shopper Experience e Design Serviços; e Projeto Final – Loja Omnicanal, que é a terceira e última fase, onde será desenvolvido um projeto para ponto de venda omnicanal com acompanhamento ao longo de todo percurso final.

Durante o curso, serão realizadas pequenas atividades pontuais sobre assuntos ministrados para, então, organizar e formatar um trabalho final contendo todas as atividades e informações num projeto de loja completo. 

A jornada do curso chega ao fim com a conquista de habilidades e conhecimentos sobre temas relevantes para atuar em retail design e Visual Merchandising, como referências bibliográficas e de mercado, que possibilitam ao profissional se manter constantemente atualizado.

Disciplinas

  • Apresentação IED + Mentoring (3h)

  • Mercado de Varejo (3h)

  • Marketing de marcas para varejo (6h)

  • Coolhunting para varejo (6h)

  • Neuroestética para varejo (6h)

  • Branding para Retail Design (6h)

  • Visual Merchandising I - Espaços e sensorialidade (6h)

  • Visual Merchandising II – Merchandising estratégico (6h)

  • Visual Merchandising III – Vitrine (6h)

  • Store Design I – Inteligência e criatividade digital (6h)

  • Store Design II – Concept Store (6h)

  • Store Design III – Estratégias de design e negócio (6h)

  • Design de Serviços para varejo (6h)

  • Fragrance Branding (6h)

  • Sound Branding (6h)

  • Shopper Digital e Omnishopper (6h)

  • Customer Experience em Varejo (6h)

  • Produto: Persona, Imagem e Estilo (6h)

  • Produto: Gestão de Produto (6h)

  • Sustentabilidade em Retail Design (6h)

  • Lighting Design para Lojas (6h)

  • Projeto Final de Retail Design & VM - Mentoring (18h)

  • Projeto Final de Retail Design & VM - Apresentação (6h)

Docentes

Cintia Lie Matuzawa

Coordenador do curso

Anelise Campoi

José Carlos Carreira

Lucila Campiglia

Herbert Holdefer

Clara Bidorini

Juliana Lopes

Ingrid Pergentino

Christian Ullmann

Carina Tavares

Notícias