Língua

Inglês

Início

Outubro 2023

Frequência

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Marco Provinciali

Explore as relações que dão vida aos espaços da contemporaneidade em um ambiente internacional entre tecnologia, arte e cultura projetual no bacharelado em Design de Interiores em Roma

Crie estilos de vida e relações de qualidade entre pessoas e espaços projetando locais seguros, funcionais e esteticamente atraentes. Dê uma identidade coordenada a ambientes de diferentes usos no laboratório a céu aberto da cidade de Roma e realize espaços que conduzam a sociedade a uma transformação sustentável e a um futuro inclusivo.

No bacharelado em Design de Interiores em Roma, você realizará projetos de locais e de formas abertas de socialidade como escritórios, aeroportos, hospitais, escolas, bares e lojas, museus ou eventos, mas também do universo íntimo e multiforme das casas e apartamentos. Juntos, delinearemos histórias que ganham vida em espaços, que acontecem graças à interação com as pessoas, sintetizando emoções, conforto e ergonomia.

Durante os três anos de curso, te daremos toda a segurança e as ferramentas para construir do zero ou renovar um espaço e adquirir todas as técnicas e conhecimento necessários ao Designer de Interiores, um profissional essencial no mundo moderno e intérprete da contínua evolução das funções, qualidades estéticas e relações.

Informação para decidir

Um curso para desenvolver sua visão estratégica sobre o Design de Interiores e compreender o papel responsável do designer

O curso de Design de Interiores em Roma se baseia no conhecimento transversal e faz você adquirir uma consciência da sua profissionalidade utilizando uma abordagem prática. Em três anos, você conhecerá e aprofundará temas como a modelagem tridimensional e a produção de imagens realísticas para então gerenciar todas as fases do processo criativo e desenvolver seu Design Thinking, um método de trabalho human centered que você aplicará da pesquisa à análise, da síntese ao desenvolvimento da ideia.

Este curso tem múltiplos objetivos: desenvolver uma cultura multidisciplinar e uma capacidade de observar as tendências dos gostos e as evoluções nos estilos e, sobretudo, fortalecer um elemento que nunca pode faltar no Design de Interiores: a curiosidade de descobrir novas formas de projetar. Você também compreenderá o papel da luz, do som, dos materiais, dos acabamentos, da cor e do mobiliário e terá total autonomia projetual em temas relacionados a produtos industriais, sistemas espaciais e serviços, públicos e privados.

Os laboratórios técnicos do curso de Design de Interiores serão o momento perfeito para testar-se em situações reais de um projeto, experimentar as últimas tecnologias aplicadas ao design e aprimorar seus conhecimentos em programas ou técnicas de prototipação digital.

O curso de Design de Interiores em Roma é destinado a quem é movido pela curiosidade e também a quem deseja valorizar os espaços onde as pessoas vivem. O curso não é somente uma resposta à pergunta "que história está escondida atrás de um ambiente urbano e cotidiano?", é também uma maneira de estimular a reflexão de quem ama olhar ao seu redor e de quem sempre se questiona sobre o porquê das coisas.

Em particular, nos dirigimos às pessoas que desejam conhecer e explorar os temas ligados ao design, à ideia, ao conceito e ao papel da luz e ao mobiliário e trazer à tona questões ambientais em interiores seguros, funcionais, esteticamente atraentes e sustentáveis. Não é necessário nenhum pré-requisito para se inscrever no curso: ensinaremos a você todas as técnicas de desenho a lápis ou com as mais recentes tecnologias digitais, desde as funções mais básicas, fornecendo todo o conhecimento necessário a todas as fases projetuais.

Este curso é perfeito para você se quiser descobrir as várias áreas em que poderá atuar e as perspectivas profissionais em constante evolução oferecidas pela profissão de Designer de Interiores: Designer Cultural e de Exposição, Designer de Varejo, Hospitality Designer, Personal Designer ou Concept Designer.

O que diferencia o bacharelado em Design de Interiores em Roma de outros cursos é o interesse em projetos sustentáveis: juntos, criaremos lugares projetados tanto para as pessoas quanto para o nosso planeta. A sustentabilidade será um elemento fundamental para começar a projetar ambientes que façam com que espaços e serviços se comuniquem entre si e proporcionem experiências imersivas e histórias envolventes.

Outro motivo para escolher este curso é a sua incrível localização: a História estratificada, permeada de contrastes e influências de Roma não só acompanhará você durante todo seu percurso, mas será uma importante fonte de inspiração com sua complexidade e extraordinária tradição para fazer você se apropriar do passado e olhar em direção ao futuro durante seus projetos. 

Você será envolvido em projetos focados na valorização do patrimônio artístico e do turismo, setores nos quais Roma é um modelo e símbolo internacional: graças à colaboração com os prestigiosos espaços expositivos do MAXXI, do Museu Nacional de Artes do Século XXI e do MACRO, espaços culturais como o Teatro Eliseo, ou associações como a Fundação Montessori e a ONG Intersos, você desenvolverá projetos reais que enriquecerão seu portfólio e sua experiência profissional.

O curso acompanha as evoluções e tendências do mercado e te fornece uma sólida metodologia projetual graças aos nossos laboratórios (FabLab e Model Making Lab), equipados com Scanners 3D, impressoras 3D, máquinas de corte a laser que serão seus maiores aliados nas fases de renderização e apresentação de seu trabalho.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante este primeiro ano, você será preparado com uma formação de base com as principais referências culturais e a introdução à metodologia de projeto. Você aprenderá a desenhar tanto à mão livre como com o uso do CAD e a construir modelos com materiais simples e equipamentos como impressoras 3D e máquinas de corte a laser.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESIGN 1
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
FOTOGRAFIA



segundo ano

No segundo ano, você será guiado para desenvolver uma maior capacidade projetual e você explorará e investigará detalhadamente a modelagem tridimensional e a produção realista de imagens. Você abordará temas culturais de maior complexidade e aprenderá o uso das ferramentas para elaborar e comunicar o seu projeto.
Este será o ano da consolidação da abordagem projetual e de todas as fases de realização.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
MODELAGEM 2
DESIGN 2
DESIGN DE PRODUTO
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - RENDERIZAÇÃO 3D
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN MANAGEMENT
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 1
HISTÓRIA DA ARQUITETURA CONTEMPOR NEA 2



terceiro ano

No terceiro ano, a questão projetual será predominante: você aprenderá como gerenciar independentemente o desenvolvimento de um projeto tanto do ponto de vista operacional quanto da sua supervisão. Você utilizará as mais modernas tecnologias aplicadas ao design e fará colaborações com empresas, instituições e marcas que resultarão em um projeto de conclusão único e personalizado.

DESIGN 3
ARQUITETURA VIRTUAL
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
ANTROPOLOGIA CULTURAL
LAYOUT E TÉCNICAS DE VISUALIZAÇÃO
DESIGN 4

Docentes

Marco Provinciali

Arquiteto

Coordenador do curso

Jacopo Benci

Artista e pesquisador    

Gianfranco Bombaci

Arquiteto    

Barbara Brocchi

Diretora de Arte, Ilustradora, Docente, Escritora, Designer

Alessio Tommasetti

Giulio Aleandri

Arquiteto    

Notícias