Laurea Triennale in Photography - IED Milano

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Carlotta Cattaneo Carter

Aprenda a ver o mundo com um olhar capaz de criar conexões e oferecer pontos de vista alternativos, que mostre a vida cotidiana e universos extraordinários no bacharelado em Fotografia em inglês em Milão

Olhos abertos para o mundo e para o novo, sede de conhecimento, ver e experimentar: se tudo isso te representa, o bacharelado em Fotografia em Milão pode ser o curso certo para você.

Durante os três anos de curso, você terá a oportunidade de aprofundar suas competências e conhecimentos verticais em uma profissão que faz da experimentação e da prática assídua a abordagem fundamental do aprendizado: um método didático que te guiará na obtenção de resultados com o intuito de trazer uma visão alternativa capaz de envolver as pessoas.

Você terá a oportunidade de conhecer a fundo o contexto fotográfico, de participar de pesquisas e projetos e de explorar as muitas possibilidades da profissão: você poderá descobrir as diversas áreas de atuação, o uso das ferramentas, entender e captar influências sócio-culturais. Você colaborará com seus colegas de curso e outros estudantes do IED, promovendo o desenvolvimento do pensamento transversal por meio das relações, que se manifestará plenamente em sua ideia de fotografia.

Informação para decidir

O curso para aprender a projetar imagens fotográficas que comuniquem sua perspectiva

O bacharelado em Fotografia em inglês em Milão é um percurso intensivo que te dará a possibilidade de explorar os aspectos técnicos, criativos e práticos da fotografia digital e analógica na atualidade.

Ao longo de três anos, você estudará matérias de humanidades que estimularão sua capacidade expressiva e te ajudarão a compreender melhor os contextos nos quais a fotografia se insere. Além dos aspectos culturais da profissão, você também aprofundará e experimentará o lado técnico: você aprenderá a usar o equipamento corretamente, a controlar a iluminação, tirar fotos em ambientes externos e em diferentes condições de luz e utilizará ambientes altamente especializados, como o estúdio e o quarto escuro. 

Durante os três anos do curso de Fotografia em Milão, graças à participação em projetos práticos, workshops e laboratórios liderados por profissionais de todas as áreas, você poderá ter um panorama completo das diversas aplicações da fotografia. Você conhecerá e experimentará diferentes setores e estilos, desde fotografia comercial, documental, editorial até a fotografia artística; assim, você terá uma dimensão das inúmeras possibilidades que essa profissão pode dar e poderá escolher qual é a linguagem que melhor exprime seu estilo expressivo e suas inclinações. 

Participando de projetos e laboratórios, você poderá conhecer suas habilidades e, sobretudo, você mesmo: este percurso acadêmico é, antes de tudo, um crescimento pessoal, percebendo estímulos externos, absorvendo e transformando-os de acordo com sua forma de se expressar, criando conexões nunca imaginadas e de impacto, entre sensações e disciplinas. 

O objetivo do curso de Fotografia em Milão é fornecer a você todas as ferramentas teóricas, práticas e metodológicas para que você possa amadurecer seu olhar e seu pensamento crítico para gerenciar todas as fases de um projeto fotográfico:  seja uma produção sua, um trabalho em equipe ou uma proposta de um cliente, seja de relevância artística, comercial ou documental, nós estaremos ao seu lado te auxiliando em todas etapas, desde a pesquisa, o planejamento, o gerenciamento e a produção até que você se sinta seguro para trabalhar independentemente. 

O bacharelado em Fotografia em inglês em Milão é destinado a quem, como você, quer aprender uma uma profissão dinâmica que está sempre em transformação, e que sente a necessidade de comunicar utilizando a linguagem da fotografia, mostrando seu ponto de vista sobre o mundo. 

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio, a única coisa que será necessária é a sua paixão pelo mundo da fotografia, seu interesse pelos grandes mestres e pelas novas tendências, por uma linguagem que antes de ser técnica é espontânea e traz em si o poder de transmitir tudo no exato instante em que é percebido.

Fazer o curso em uma língua estrangeira é a escolha certa se você tiver o desejo de criar relações e interagir com estudantes de diferentes países, dentro de uma abordagem multicultural que enriquece por meio da troca.  

O bacharelado em Fotografia em Milão é um curso onde os docentes e a didática consideram a fotografia não como uma disciplina estática, mas como um tema em constante movimento e evolução. Acompanharemos você na descoberta dessa linguagem, tão complexa e tão mutável, com suas regras e sensações. Uma linguagem que vive e se transforma dentro do atual contexto cultural e que ganha força combinando processos analógicos com as novas tecnologias.

Escolher o curso de fotografia em inglês em Milão significa estar aberto a uma experiência que terá um impacto significativo em sua carreira. Se você vem de outro país, estudar em Milão significa entrar imediatamente em contato com as possibilidades e a rede da cidade mais europeia da Itália, reconhecida por ser a capital do Design e da Moda. Se você já vive na Itália, o bacharelado em Fotografia te dá a oportunidade de viver uma experiência internacional, de interagir com estudantes e professores de todo o mundo se sentindo em casa. 

O valor da rede, a qualidade do corpo docente, a oportunidade de se desafiar em projetos cada vez mais complexos, as diferentes disciplinas, o acesso aos laboratórios, estúdios e ao quarto escuro e o uso de equipamentos de alta qualidade são as características principais da oferta do curso, que garante um percurso formativo altamente profissional.

Ao longo dos três anos, você ganhará confiança fazendo diversas experiências que, semestre após semestre, te colocarão cada vez mais perto do mercado de trabalho. Ao final do curso, você poderá atuar como Fotógrafo/a, Especialista em editoriais fotográficos, Diretor de Arquivos Fotográficos, Art Buyer, Diretor de Estúdio, mas também como Editor de Fotos, Curador/a.

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você estudará as matérias que te ajudarão a compreender a profissão do ponto de vista teórico e cultural e conhecerá as ferramentas e metodologias que serão essenciais para o desenvolvimento de sua identidade profissional.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DAS ARTES APLICADAS
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 1
FOTOGRAFIA 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

No segundo ano, o quadro de disciplinas teóricas será ainda mais amplo e as disciplinas práticas serão aprimoradas junto com a participação em projetos, sob a orientação dos professores. Será a partir deste ano que você ficará mais perto do mundo do trabalho.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 2
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA 2
FOTOGRAFIA 2
DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA



terceiro ano

O último ano é dedicado à consolidação de sua autonomia metodológica, projetual e de estilo, participando de trabalhos individuais e em grupo. O trabalho de conclusão será a expressão de sua maturidade fotográfica e das habilidades adquiridas durante o curso.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA 3
TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
FOTOGRAFIA 3
TÉCNICAS DAS NOVAS MÍDIAS INTEGRADASI
DIREÇÃO DE ARTE
FOTOGRAFIA 4

Docentes

Carlotta Cattaneo Carter

Coordenador do curso

Matteo Bricchi

Paula Andrea Callejas Greiffenstein

Designer e co-fundadora de Minrl jewels

Sergio Lovati

Fotógrafo e Artista

Ivo Sekulovski

Fotógrafo, Artista Visual, Fotógrafo

Claudio Morelli

Jornalista, fotógrafo e diretor

Thomas Wiedenhofer

Federico Lanzani

Docente

Giorgio Majno

Marco Nero

Fotógrafo publicitário e cineasta     

Magali Avezou

Sha Ribeiro

Stefano Vigni

Fotógrafo, editor, docente

Mattia Campo

Operador de câmera, freelance

Sonia Marin

Fotógrafa Profissional

Claude Marzotto Caotorta

Silvio Wolf

Artista visual

Carlo Furgeri Gilbert

Fotógrafo e diretor

Luca Rotondo

Docente

Erica Bernardi

Marianna Schivardi

Claudia Buzzetti

Alexandra Von Fuerst

Maia Sambonet

Notícias