Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Giuseppe Liuzzo

Aprenda a profissão que te fará revolucionar a comunicação no bacharelado em Design Gráfico em Milão em inglês

Durante o bacharelado em Design Gráfico em inglês em Milão, a primeira coisa que você aprenderá será refletir, para então colocar suas ideias em prática: durante os três anos de curso, você aprenderá como controlar os elementos individuais que compõem um projeto visual complexo, como cores, fontes e símbolos que, juntos, formam conteúdos e significados originais, capazes de provocar um impacto na sociedade.

Durante o bacharelado em inglês, você aprenderá como gerenciar projetos articulados, envolvendo diferentes mídias: você aprenderá a usar as ferramentas técnicas, ampliará seu conhecimento cultural e experimentará os diversos campos de atuação do Design Gráfico, como projetos editoriais, design de marca, de embalagem e design de interface digital.

Você participará de projetos e expressará sua capacidade criativa e projetual, propondo soluções que combinam a atenção à estética com a responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente com as metas de vendas. Ao final do curso, você poderá trabalhar de forma independente ou se propor a empresas como Designer Gráfico, Web Designer, Designer de Aplicativos, Diretor de Arte e Design, Designer de Front End, Visualizador de Dados, Criador de Conteúdo e Gerente de Conteúdo. 

Informação para decidir

O curso para aprender a projetar graficamente conhecendo o método, a complexidade e as diferentes áreas de atuação

No curso de Design Gráfico em inglês em Milão, você terá a oportunidade de estudar temas teóricos em profundidade, incluindo os aspectos histórico-críticos, sócio-econômicos, estratégicos, metodológicos e técnico-produtivos da profissão. Além disso, você participará ativamente de projetos propostos pelas empresas parceiras do IED. Em três anos, você terá uma visão ampla de todas as possibilidades de atuação no setor da comunicação visual.

O objetivo do curso é formar designers gráficos que possam gerenciar com confiança e autonomia projetos altamente complexos, graças às habilidades técnicas adquiridas durante o curso. Este percurso acadêmico é concebido para te ensinar a utilização das ferramentas e dos programas mais usados pelas empresas em projetos de design gráfico; ao mesmo tempo, você aprenderá como realizar projetos que atraiam a atenção das empresas e como cuidar da comunicação visual por completo.

A característica prática do curso, enriquecida pelos momentos de troca de conhecimento e pela participação em workshops, concursos e projetos especiais, ajudará você a conhecer melhor seus pontos fortes e a desenvolver um pensamento estratégico, imprescindível para sua carreira.

Escolher o bacharelado em Design Gráfico em inglês em Milão significa seguir um percurso onde a vontade de descobrir o que está por trás das coisas é o que te move. Você aprenderá a enxergar a comunicação visual como uma ferramenta de apoio a organizações, empresas e pessoas, que ajuda a enfrentar os desafios de se comunicar e viver melhor.

O curso tem como objetivo formar designers que saibam propor ideias originais nos campos social, ético e humano, e não apenas comercialmente. O que fará a diferença será a capacidade de seguir um pensamento estratégico "fora da caixa", que leva em conta a responsabilidade social da própria profissão e dos seus projetos.  

Graças ao bacharelado em Design Gráfico, você poderá construir sua carreira aprendendo e estudando disciplinas diferentes, mas, ao mesmo tempo, complementares. Nós te guiaremos em uma profissão estimulante e necessária em diversas a atividades, organizações, empresas e projetos que queiram se lançar e se consolidar entre as diferentes propostas do mercado. 

No bacharelado em Design Gráfico em Milão, você ganhará conhecimentos contextuais, habilidades e competências técnicas, como o uso dos programas necessários para desenvolver projetos reais.
 
Você terá a possibilidade de conhecer os profissionais do setor, que te ensinarão todos segredos e truques da área em reuniões e encontros previstos no programa de estudos, tais como workshops, seminários e eventos.

Em um ambiente vivo como o do IED, onde o mundo da profissão influencia e se deixa influenciar pelas ideias de seus alunos e alunas, são muitas as empresas, órgãos públicos e parceiros de marca que nos trazem projetos e ficam satisfeitos com as propostas elaboradas.

Em uma cidade como Milão, onde o design tem uma história importante, você poderá conhecer e se relacionar com os profissionais dos setores inter-relacionados, com a possibilidade de colaborar nos mais variados projetos, beneficiando-se da interdisciplinariedade e de diferentes abordagens estratégicas.

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano do curso de Design Gráfico em inglês em Milão, você se dedicará ao estudo das matérias úteis para a construção do contexto cultural, projetual e técnico básicos que te introduzirão na profissão de designer gráfico. Você estudará tanto as disciplinas teóricas quanto os programas para desenho vetorial, edição de imagens fotográficas e diagramação.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
METODOLOGIA DE PROJETO
COMPUTAÇÃO GRÁFICA 1
ELEMENTOS DE DESIGN EDITORIAL
DESIGN GRÁFICO 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

Durante o segundo ano, você conhecerá o design gráfico em seus diferentes campos de atuação graças aos laboratórios que você participará; especificamente, você trabalhará com o design editorial, o design de marca, de embalagem e das interfaces digitais. Você se aprofundará no uso de programas para a realização de vídeos, animações 3D e criação de protótipos web e digitais.

VIDEOGRAFICA

DESIGN GRÁFICO 2
FOTOGRAFIA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
DESIGN DE MARCA
METODOLOGIA DE PROJETO DA COMUNICAÇÃO VISUAL
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
TÉCNICAS DE IMPRESSÃOMODELAÇÃO DIGITAL E TÉCNICAS INFORMÁTICAS 3D



terceiro ano

Em seu último ano, você se dedicará ao seu trabalho de conclusão e testará todo o conhecimento e habilidades adquiridas na criação de projetos de sistemas gráficos avançados. Encontrando parceiros externos e empresas, você aprenderá como lidar com projetos de complexidade crescente e desenvolver sua autonomia projetual.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
DESIGN GRÁFICO 3
VÍDEO DIGITAL
DESIGN MANAGEMENT
MONTAGEM DE ESPAÇOS EXPOSITIVOS
PROJETO GRÁFICO

Docentes

Giuseppe Liuzzo

Coordenador do curso

Graziano Vitale

Designer Gráfico, Ilustrador, Visual Recorder

Marina Bonanni

Designer Gráfico

Carlo Branzaglia

Giulia Tacchini

Food and Communication Designer

Paolo Proserpio

Diretor de Arte / Designer Gráfico

Davide Colla

Paula Andrea Callejas Greiffenstein

Designer e co-fundadora de Minrl jewels

Claudio Morelli

Jornalista, fotógrafo e diretor

Cecilia Melli

Gianluca Schinaia

Chefe de Sustentabilidade em FpS. Jornalista, formador e gerente de projetos de inovação sustentável. 

Alessandro Lucchini

Matteo Bollati

Docente

Matteo Gualandris

Diretor de Arte e Designer Gráfico

Serena Brovelli

Diretor de arte em Studio Olga    

Filippo Rossi

Designer de Espetáculos em Galattico    

Andrea Gelpi

Insight Specialist & Market Research Consultant

Raffaele Solaini

Consultor

Tiziana Gemin

Docente de Fenomenologia e curador de Media Art

Luca Toccaceli

Docente de comunicação e mass media

Emanuele Basso

Francesco Casolo

Davide Corno

Erica Bernardi

Filippo Donisi

Roberto Mancuso

Massimo Salomoni

Stefano Temporin

Notícias