IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
One Year

Design de Moda

SEMI-PRESENCIAL
230 horas
06/04/2022
Segunda e Quarta
19h às 22h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

Para atuar no mercado da moda e se manter atualizado sobre os últimos acontecimentos e tendências, é preciso dominar diferentes habilidades, como: pesquisa, marketing, branding, mídias sociais, direção criativa e ilustração. Conheça o mundo da moda por meio de um diálogo com a cultura de nosso tempo e outras áreas de conhecimento, e desenvolva habilidades necessárias ao empreendedorismo, como análise de cenários e mercados, competências, identificação de colaboradores e planejamento para inovação e diferenciação do seu negócio de moda.

 

Para quem?

Curiosidade investigativa e capacidade de correlacionar diferentes movimentos globais e locais são habilidades importantes para quem deseja atuar com Design de Moda. Esse curso foi planejado para receber profissionais de diversas áreas que querem entrar para o mundo da moda, assim como empreendedores e entusiastas, que procuram construir um portfólio com projetos reais, aprofundar seus conhecimentos na área e ampliar seu network para atuar como consultores e estilistas.

 

Como é?

Além de práticas projetuais sobre o que é ser stylist e um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, as aulas do curso Design de Moda do IED Rio aliam teoria e prática para que você conheça técnicas introdutórias de ilustração, assim como noções básicas de modelagem e saiba escolher materiais têxteis para planejar, desenvolver e finalizar a construção da sua própria coleção autoral, que será apresentada em forma de desfile no final do curso. Conheça também diferentes áreas de atuação dentro do design de moda, como produto, pesquisa, comunicação, e gestão de negócios.


Curso

Com uma proposta única e completa, o curso de Design de Moda busca a formação de profissionais para atuarem em um dos mercados mais ativos e inovadores do mundo. Você terá a oportunidade de criar e assinar sua própria coleção ao lado de professoras e professores reconhecidos no mercado, aptos para auxiliar durante as aulas e direcionar sua jornada de aprendizado de forma personalizada. 

Além de aprender a definir seu público, tema de coleção, cartela de cores, materiais têxteis, técnicas de beneficiamento e mix de produtos, de modo a criar coerência e autenticidade nas coleções, você também terá acesso aos melhores fornecedores para criar um projeto temático que corresponda às suas expectativas.

Com aulas teóricas online, faremos exercícios para aguçar sua intuição e senso crítico na hora de analisar cenários reais que influenciam comportamentos sociais e de consumo, além de contextualizar alta costura, prêt-à-porter, cultura pop, 4ª revolução industrial e anti-moda ao panorama atual da moda brasileira. 

Também olharemos para o cenário atual da indústria da moda pela ótica dos impactos socioambientais causados, e analisar a partir da conscientização dos legados das culturas afro-indígenas, a identidade da moda brasileira a fim explorar de forma crítica temáticas como apropriação cultural e antirracismo.


Entrega

O curso Design de Moda foi estruturado em 3 módulos que intercalam a tríade de conhecimento do Ethos IED: Saber, Saber Fazer e Saber Ser. No 1º módulo, vamos contextualizar a moda e sua indústria a partir de uma análise da sua relação com as artes, cultura e sociedade, além de abordar temas como sustentabilidade e economia. Os tecidos entram em cena no 2º módulo, quando teremos contato com materiais têxteis, práticas de costura e processos de desenvolvimento e gestão de coleções. Nesta etapa do curso, vamos materializar um produto criado por você para então, no 3º e último módulo, combinar conceitos de imagem de marca e branding às aulas práticas de styling e fotografia para desenvolver em conjunto um photoshooting para mídias sociais em parceria com uma marca de moda escolhida pela instituição, além de definir o tema da sua própria coleção. 

Uma vez aprovado pela Banca Examinadora, seu projeto será apresentado num desfile anual oferecido pela Instituição para seus formandos.

Também faremos um workshop com amostras de tecidos e produtos que complementam o aprendizado, com uma abordagem sobre o impacto socioambiental destes materiais e uma breve história sobre suas origens, modos de produção e adequação de uso em produtos de moda.


Semana Internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.

Obs: O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 06/04/2022
Dias: Segunda e Quarta
Horário: 19h às 22h
Duração: 230 horas

Valores:
15 parcelas de R$ 1.423,81
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

COORDENAÇÃO

YAMê REIS

Atualmente atuando como coordenadora de Design de Moda no IED-Rio, Yamê é idealizadora e realizadora do Rio Ethical Fashion.
Executiva de Moda Yamê Reis tem carreira desenvolvida na liderança de projetos com forte impacto no mercado brasileiro, potencializando capacidades criativas e gerando novos negócios em empresas como Cantão, Totem e Le Lis Blanc.
Em 2017 fundou a Moda Verde, empresa que atua nas áreas de Educação, Direção Criativa e projetos especiais para Moda Sustentável. Seu objetivo é colaborar com empresas que desejem contribuir de forma positiva para a construção de uma Moda socialmente responsável e com baixo impacto ambiental.
Socióloga e fundadora do Partido Verde nos anos 80, Yamê atuou em projetos pioneiros como Amazon Life (1993), produziu e desfilou a primeira coleção feita com tecidos de hemp para sua marca autoral Yamê Reis (1994) e lançou no Fashion o primeiro jeans orgânico nacional, uma parceria do Cantão com o selo NOW (Natural Organic World) (2007).

PROFESSORES

DANIELE AMARAL

-

Diretora de Marketing da marca Lenny Niemeyer, profissional com 17 anos de experiência no Varejo, atuando na Coordenação e Gestão de Visual Merchandising e Marketing, em projetos B2C e B2B, com gestão aplicada nas áreas de VM, CRM, Trade Marketing, Produção Executiva e Assessoria de Imprensa. Especialista em VM e Design de PDV Varejo. Colaboradora em instituições de ensino. Altamente comunicadora e sociável, apaixonada por Arquitetura e Design Sensorial e atleta amadora. Graduada em Gestão de Marketing com Pós-Graduação em Design de Interiores.


ELEONORA ALVES

+

Eleonora Alves se dedica à pesquisa e desenvolvimento de produtos de moda. Dirige a agência Elephante Amarelo, especializada na triangulação de planejamento, design de produtos e posicionamento de marcas há 14 anos. Atua na coordenação de equipes de design de produtos e consultoria de sortimento e linguagem de estilo a partir de uma metodologia que desenvolve e aprimora valores e competitividade usando ferramentas criativas e estratégicas em abordagens inspirativas e criação de cartela de cores, estamparia, materiais e formas que compõem as coleções de moda. Faz do valor da responsabilidade socioambiental um dos principais critérios que impulsionam seu trabalho na indústria da moda. Formada em Jornalismo pela UFF e MBA em Negócios Sustentáveis pelo IBMEC.


ISADORA BARROS

+

Jornalista formada na ECO/UFRJ, sempre trabalhou com produção de conteúdo online em diferentes formatos – artigos para revistas digitais, textos publicitários e conteúdos transmídia. Durante dois anos à frente dos projetos e da editoria de conteúdo do RIOetc, conheceu sua paixão pela área estratégica da comunicação ao explorar as possibilidades desta esfera tanto do lado do fornecedor, quanto do lado do cliente, atendendo marcas como Adidas, Melissa, Mary Kay, Ipanema e GNT. Coolhunter por vocação – e formação –, está sempre conectada às novidades e tendências do que vem por aí em termos de conteúdo e comportamento. É fundadora da consultoria de branding Aflora.


JULIA VIDAL

+

Com graduação iniciada em Diseño Gráfico – Univ. de Buenos Aires e finalizada em Des. Industrial/Com. Visual – Univ. Federal do Rio de Janeiro, Julia Vidal é Pós-graduada em História África-Brasil pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP, se especializando em Design de estamparia pelo SENAI CETQT e SENAC. Estilista e pesquisadora das etnias culturais brasileiras, é autora dos livros “O africano que existe em nós, brasileiros.:Moda e design afro-brasileiros” (2015) e “Quintal Étnico.:Cores e vibrações afro-brasileiras” (2015). No mercado há 12 anos com grife de moda que leva seu nome, já lançou 14 coleções temáticas, realizou desfiles no Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá e Londres. Idealizou oficinas e cursos a convite do Museu de Arte do Rio, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, entre outros. Cria estampas exclusivas para o mercado de moda e para projetos especiais, como para o Hotel Costa do Sauipe Premium, e desenvolve projetos de identidade visual artística com estamparia que vai para figurinos, cenografias e peças gráficas do artista, cria figurinos para TV, teatro e dança. Seu trabalho foi convidado para a exposição conceitual no Fashion Rio 2014, foi selecionada para compor o maior acervo etnográfico do Brasil na Casa de Cultura da América Latina. Ganhou prêmio internacional Shell Live Wire “empresa inspiradora ao redor do mundo – Make the Future”, recebeu o Prêmio de Economia Criativa pelo MINC e foi selecionada para compor o Rio Criativo da SEC/RJ. Hoje é membro da Rede de Iniciativa Jovem e Conselheira da Rede Brasil Afro-empreendedor (REAFRO).


MAYA MARX

+

Doutora em Belas Artes pela Universidade de Vigo, Espanha (2015). Atua no mercado de moda, com experiência internacional, desde 1998 e como docente na área de design de moda desde 2003. Sua linha de pesquisa acadêmica versa sobre a interação entre arte e moda na atualidade.


RICK YATES

+

Formado pela PUC-Rio e pós-graduado pela UC Berkeley, Rick Yates é profissional de marketing, publicitário, ator e especialista em recursos humanos. Faz parte de uma geração de profissionais que trilharam uma carreira multifacetada, experimentando diferentes áreas, do mundo acadêmico e corporativo aos palcos. Com experiência de mais de dez anos em marketing de moda e passagem pelas marcas Osklen, Cantão, EVA e Mercatto, está hoje à frente de sua agência de criação/marca de moda/selo editorial Another Hot Brand With An American Name e ministra cursos e workshops de branding, marketing e processo criativo em locais como Studio 512, Mixto e PUC-Rio. Desde 2017, faz parte do time de professores do IED na cadeira de branding no curso de moda.

Início das aulas: 06/04/2022
Dias: Segunda e Quarta
Horário: 19h às 22h
Duração: 230 horas

Valores:
15 parcelas de R$ 1.423,81
Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições
À vista com 4% de desconto

DISCIPLINAS
Cultura de Moda12h
Cool Hunting12h
Moda e Sustentabilidade9h
Narrativas Afro-Indígenas na Moda Brasileira12h
Empreendedorismo9h
Branding e Marketing de Moda12h
Desenvolvimento de Coleção30h
Desenho de Moda21h
Estamparia15h
Visual Merchandising9h
Imagem de moda12h
Styling15h
Projeto Individual de Coleção27h
Gestão de Negócios de Moda12h
Materiais Têxteis12h
Banca de Projetos11h
CURSOS RELACIONADOS
17/03/2022
SEMI-PRESENCIAL
Marketing e Comunicação de Moda
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.