IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Coolhunting: pesquisa de tendências e insights para a inovação na moda

ONLINE
36 horas
29/10/2021
sextas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 10h às 13h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O mercado demanda profissionais capazes de mapear tendências e elaborar insights para gerar inovação na moda, e o coolhunting se apresenta como uma metodologia viável de pesquisa de tendências, mapeando acontecimentos, pessoas, estilos e comportamentos emergentes que repercutem na indústria da moda e no consumo.

Para quem?

Pessoas interessadas em aprender técnicas de pesquisa em coolhunting para construir conexão, identificação e relacionamento com consumidores, antecipando tendências e analisando seus comportamentos.

Como é?

O curso capacita o aluno a conduzir todas as etapas de uma pesquisa de coolhunting e do desenvolvimento de trend reports, auxiliando no processo criativo e nas tomadas de decisões de marketing a partir da construção de cenários futuros de mercado, e considerando o desenvolvimento de coleções, serviços e produtos de moda.


ETHOS CRIATIVO

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

DANIELE ARAGãO

Mestre em Comunicação pela linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Marketing (MBA) pela PUC-Rio e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há mais de 25 anos em diferentes setores como de infraestrutura, recursos naturais, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas. Trabalhou em diversas instituições como RIOetc, Bureau de Estilo Renata Abranchs, Fundação Renova, Grupo EBX, Crama Design Estratégico, Indio da Costa AUDT, Oz Design, Plan B, FSB Comunicação, dentre outras. Fez parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, da ESPM e coordenou o Master Profissional de Marketing de Moda no Istituto Europeo di Design (IED Rio). Atualmente integra a equipe da FutureBrand, uma agência global de branding, e leciona no IED-Rio e na PUC-Minas Virtual.

PROFESSORES

BRUNO MACHADO

-

Bruno Machado, é fotógrafo no Rio de Janeiro. Atuou por dois anos no RIOetc e em 2015, com a fotógrafa Juliana Rocha, fundou o álbum, uma agência audiovisual analógica. Bruno se classifica como um slow photographer, com foco na fotografia em filme e na presença física das imagens. Ele atua como freelancer em moda, fotografando campanhas e contribuindo com publicações como GQ, Ela – O Globo e Vogue Brasil. Bacharel em cinema pela Puc-Rio, Bruno colaborou com diretores como Karim Aïnouz, ao participar como fotógrafo still do filme A Vida Invisível, que venceu o prêmio Un Certain Regard, em Cannes 2019.


ISADORA BARROS

+

Jornalista formada na ECO/UFRJ, sempre trabalhou com produção de conteúdo online em diferentes formatos – artigos para revistas digitais, textos publicitários e conteúdos transmídia. Durante dois anos à frente dos projetos e da editoria de conteúdo do RIOetc, conheceu sua paixão pela área estratégica da comunicação ao explorar as possibilidades desta esfera tanto do lado do fornecedor, quanto do lado do cliente, atendendo marcas como Adidas, Melissa, Mary Kay, Ipanema e GNT. Coolhunter por vocação – e formação –, está sempre conectada às novidades e tendências do que vem por aí em termos de conteúdo e comportamento. É fundadora da consultoria de branding Aflora.


JULIANA ROCHA

+

É cearense e atua como fotógrafa de moda freelancer no Rio de Janeiro. É bacharel em Jornalismo pela UFRJ, com estudo sobre a democratização do retrato pela fotografia. Trabalhou por sete anos como editora de imagem no RIOetc e em 2014 lançou o livro Copacabana Sentimental com fotos de celular. Em 2017 participou do FotoRio com a exposição Soror, uma a pesquisa fotográfica sobre o corpo da mulher, sua representação nas mídias e presença no corpo da arte. Junto com Bruno Machado idealizou a agência de fotografia analógica o álbum.


LUANA COOPER

+

Luana Cooper, formada em Relações Públicas pela UERJ e Pós-Graduada em Comunicação e Marketing de Moda no IED Rio em 2017. Na mesma época, criou o portal de conteúdo especializado em moda e beleza Negra ‘Tombay’ e hoje atua como Gerente de Marketing de Desenvolvimento de Produtos na L’Oréal Brasil, sendo uma das integrantes da L’OréAfro, grupo de afinidade racial que promove mais diversidade na organização.


RENATA ABRANCHS

+

Renata Abranchs, é criadora do Bureau de Estilo ReA, um guarda-sol de marcas como RIOetc, #FeitoNoBrasil e CRIÁVEL. Líder de centenas de projetos de Branding e Estilo com marcas importantes da Moda, Indústria Têxtil e Criativa brasileiras como Farm, Hering, Insecta Shoes, Maria Filó, Werner, Karsten, Altenburg, GNT e das internacionais Salsa Jeans, Adidas, Lacoste e Burberry. Estudou Belas Artes na UFRJ e Estilismo no CETIQT; é coautora de 8 livros, dentre eles, “A Carioca” – guia de estilo para viver a cidade maravilhosa, editora Casa da Palavra; cofundadora do movimento #FeitoNoBrasil; foi conselheira consultiva do RIO CRIATIVO em 2019 e lecionou na pós-graduação do IED-Rio de 2015 a 2018. Em 2019, transformou o movimento CRIÁVEL em uma comunidade online de educação para a Moda Sustentável que já soma mais de 2 mil alunos, mais de 70 mil pessoas engajadas e uma das mais fortes de conhecimento sobre práticas responsáveis para a indústria da Moda brasileira.

Início das aulas: 29/10/2021
Término das aulas: 11/12/2021
Dias: sextas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 10h às 13h
Duração: 36 horas

Valores:
R$ 3.333,00
Em até 6 vezes no cartão de crédito

DISCIPLINAS
Pesquisas e coolhunting
Estratégia e plataforma de marca
Processos do Coolhunting
Safári urbano — atividade presencial
Elaboração do trend report
Interpretação de tendências
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.