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Coolhunting: pesquisa de tendências e insights para a inovação na moda

SEMI-PRESENCIAL
36 horas
10/06/2022
sextas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 10h às 13h
Matrícula Online
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Por quê?

A indústria da moda é responsável por cerca de 20% da produção mundial de resíduos – atrás apenas do setor petroquímico. Com as pessoas cada vez mais engajadas ao consumo de produtos sustentáveis e que respeitem o meio ambiente, quais as tendências para esse mercado e como a pandemia nos colocou em novos caminhos? Para definir as estratégias mais adequadas em função dos movimentos do mercado, é preciso saber mapear tendências: uma atividade central para empresas que atuam nesse segmento.

Para quem?

A preocupação com questões sociais e ambientais devem manter o protagonismo no consumo, mas como é possível determinar quais serão as próximas tendências e como se interligam às temáticas do presente? O curso Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda busca pessoas interessadas em aprender técnicas de pesquisa para construir conexão, identificação e relacionamento com consumidores, com o objetivo de antecipar tendências e analisar comportamentos.

Como é?

O curso capacita o aluno a conduzir todas as etapas de uma pesquisa de coolhunting e do desenvolvimento de trend reports, auxiliando no processo criativo e nas tomadas de decisões de marketing a partir da construção de cenários futuros de mercado, e considerando o desenvolvimento de coleções, serviços e produtos de moda.


CURSO

A pandemia reconfigurou a percepção dos consumidores sobre produtos e serviços e gerou novos hábitos de consumo. O mercado passou a demandar profissionais capazes de mapear tendências e elaborar insights para gerar inovação – é aí que entra o coolhunting: uma metodologia de pesquisa de tendências e mapeamento de acontecimentos, pessoas, estilos e comportamentos emergentes que repercutem na indústria da moda e no consumo.

Sustentabilidade e consumo consciente são duas chaves para entendermos as tendências do mercado de moda. A economia circular propõe o reaproveitamento de peças usadas, enquanto a slow fashion traz artigos que podem ser utilizados em diferentes situações. Mas como podem contribuir para a redução no descarte de roupas?

A professora e coordenadora do curso, Daniele Aragão, é mestre em Comunicação, especialista em Marketing com mais de 25 anos de atuação em setores como infraestrutura, recursos naturais, produtos e serviços, planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas. As aulas também serão ministradas por docentes com grande experiência na área. 


ENTREGA

O curso de extensão Coolhunting: Pesquisa de Tendências e Insights para a Inovação na Moda do IED apresenta o coolhunting como metodologia de pesquisa de tendências, além de técnicas e métodos de pesquisas e conceitos de tendências (macro e micro), globais e locais, contextualizadas pelo espírito do tempo (Zeitgeist).

Quais são os ciclos de vida da inovação, o que é cool e como é definido? Conheça as etapas do coolhunting e o papel do coolhunter!

As aulas ainda abordam o que é marca e plataforma de marca, como mapear estilos de vida e outros filtros funcionais para identificação de embaixadores e influenciadores. Para encontrar respostas, vamos elaborar questionários estratégicos e apresentar técnicas de recrutamento de personagens, redação e fotografia, com pesquisas online e em campo.

Ao final do curso, os participantes desenvolvem um Trend Report, com o mapeamento e interpretação apropriada das tendências levantadas, para que sejam aplicadas na prática em negócios de moda.


ETHOS CRIATIVO

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: 10/06/2022
Dias: sextas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 10h às 13h
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 555,50
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

COORDENAÇÃO

DANIELE ARAGãO

Mestre em Comunicação pela linha de pesquisa Tecnologias de Comunicação e Cultura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Marketing (MBA) pela PUC-Rio e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há mais de 25 anos em diferentes setores como de infraestrutura, recursos naturais, bens de consumo e serviços, nas áreas de planejamento, comunicação corporativa e mercadológica e gestão de marcas. Trabalhou em diversas instituições como Indio da Costa AUDT, RIOetc, Bureau de Estilo Renata Abranchs, Fundação Renova, Grupo EBX, Crama Design Estratégico, Oz Design, Plan B, FSB Comunicação, dentre outras. Fez parte do corpo docente da Faculdade de Comunicação Social da UERJ e coordenou o Master Profissional de Marketing de Moda no Istituto Europeo di Design (IED Rio). Atualmente integra a equipe da FutureBrand, uma agência global de branding, e leciona no IED-Rio.

PROFESSORES

ISADORA BARROS

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Jornalista formada na ECO/UFRJ, sempre trabalhou com produção de conteúdo online em diferentes formatos – artigos para revistas digitais, textos publicitários e conteúdos transmídia. Durante dois anos à frente dos projetos e da editoria de conteúdo do RIOetc, conheceu sua paixão pela área estratégica da comunicação ao explorar as possibilidades desta esfera tanto do lado do fornecedor, quanto do lado do cliente, atendendo marcas como Adidas, Melissa, Mary Kay, Ipanema e GNT. Coolhunter por vocação – e formação –, está sempre conectada às novidades e tendências do que vem por aí em termos de conteúdo e comportamento. É fundadora da consultoria de branding Aflora.


LUANA COOPER

+

Luana Cooper, formada em Relações Públicas pela UERJ e Pós-Graduada em Comunicação e Marketing de Moda no IED Rio em 2017. Na mesma época, criou o portal de conteúdo especializado em moda e beleza Negra ‘Tombay’ e hoje atua como Gerente de Marketing de Desenvolvimento de Produtos na L’Oréal Brasil, sendo uma das integrantes da L’OréAfro, grupo de afinidade racial que promove mais diversidade na organização.


RENATA ABRANCHS

+

Renata Abranchs, é criadora do Bureau de Estilo ReA, um guarda-sol de marcas como RIOetc, #FeitoNoBrasil e CRIÁVEL. Líder de centenas de projetos de Branding e Estilo com marcas importantes da Moda, Indústria Têxtil e Criativa brasileiras como Farm, Hering, Insecta Shoes, Maria Filó, Werner, Karsten, Altenburg, GNT e das internacionais Salsa Jeans, Adidas, Lacoste e Burberry. Estudou Belas Artes na UFRJ e Estilismo no CETIQT; é coautora de 8 livros, dentre eles, “A Carioca” – guia de estilo para viver a cidade maravilhosa, editora Casa da Palavra; cofundadora do movimento #FeitoNoBrasil; foi conselheira consultiva do RIO CRIATIVO em 2019 e lecionou na pós-graduação do IED-Rio de 2015 a 2018. Em 2019, transformou o movimento CRIÁVEL em uma comunidade online de educação para a Moda Sustentável que já soma mais de 2 mil alunos, mais de 70 mil pessoas engajadas e uma das mais fortes de conhecimento sobre práticas responsáveis para a indústria da Moda brasileira.


TIAGO PETRIK

+

Tiago Petrik é carioca, formado em Comunicação Social pela ECO/UFRJ, passou veículos como Jornal do Brasil, Lance! e TV Globo antes de criar, em 2007, o RIOetc, que nasceu como um blog de moda de rua e aos poucos transformou-se em site de estilo de vida. Como fotógrafo, colaborou para diversas publicações, como Vogue, Elle e GQ, e assinou campanhas para marcas como Burberry, Adidas e Farm.

Início das aulas: 10/06/2022
Dias: sextas, das 19h30 às 22h30, e sábados, das 10h às 13h
Duração: 36 horas

Valores:
6 parcelas de R$ 555,50
Ex-Aluno IED tem até 25% de desconto. Consulte condições

DISCIPLINAS
Pesquisas e coolhunting6h
Estratégia e plataforma de marca3h
Processos do Coolhunting9h
Safari Urbano9h
Elaboração do trend report6h
Interpretação de tendências3h
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