A dupla Lorenza Sabatini e Fernando Souza compartilham as influências das tendências tecnológicas emergentes em nosso cotidiano
Data
10 fevereiro 2025
A dupla Lorenza Sabatini e Fernando Souza compartilham as influências das tendências tecnológicas emergentes em nosso cotidiano
Falar sobre como a Inteligência Artificial (AI), Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (RA) impactam a moda é um tema extenso, mas o importante é começar de algum lugar, não é mesmo?
No papo conduzido pelo professor do IED, Fernando Souza, e pela primeira Crypto Fashion Lawyer do Brasil, Lorenza Sabatini, a conversa abordou como as tendências emergentes podem mudar nossa visão sobre as coisas, principalmente na maneira em que consumimos informações e produtos.
A live da dupla é um convite para você compreender como a convergência dessas tecnologias está transformando não apenas a moda, mas toda a indústria criativa.
Dê o play abaixo e embarque nessa jornada de descoberta:
Nesta aula aberta, Fernando e Lorenza discutiram os elementos-chave que moldam o futuro, incluindo Inteligência Artificial, Moda Digital, Web3, Metaverso e NFTs.
Como não poderia deixar de ser, a moda ganhou destaque na conversa, e trouxemos um resumo das ideias principais apresentadas.
Alto lá! O crescimento meteórico do metaverso atraiu a curiosidade de milhares de usuários e atenção especial das marcas. Por falta de atualizações constantes na época, o foco diminuiu, mas isso não apagou a chama de quem sempre se interessou pelo assunto.
Na realidade, sequer arranhamos a superfície do enorme potencial que o ambiente digital oferece. Além disso, o investimento de gigantes de tecnologia no campo, como a Google com um acessório equipado com sensores que simulam o toque físico, mostra que o metaverso ainda tem muito a revelar.
Em resumo: o metaverso não acabou, ele está apenas adormecido.
O metaverso não surgiu sozinho. As NFTs (tokens não-fungíveis) surgiram paralelamente, criando um crescimento mútuo. Como resultado, as marcas começaram a transitar entre os mundos real e virtual, buscando criar experiências exclusivas e benefícios para se destacar.
A Aramis, marca de moda masculina, foi uma das primeiras no Brasil a lançar uma jaqueta phygital com aquecimento automático via carregador portátil. Logo depois, a Reserva seguiu com a proposta de criar tênis que também possuem versões físicas e digitais. Ambas as marcas ofereceram clubes de experiências exclusivas como parte de estratégias para engajar e fidelizar clientes.
Imagina vestir seu avatar virtual com as mesmas roupas que você está usando neste momento? Esse é o conceito das coleções phygitais que algumas marcas de moda no Brasil e no mundo começaram a lançar.
Do ponto de vista prático, pode parecer algo simples, mas do ponto de vista psicológico, existe um forte reflexo de autoaceitação. Ao se vestir virtualmente da maneira que mais lhe agrada, você ganha confiança para usar o mesmo look na vida real.
Quando a Inteligência Artificial começou a ser aplicada ao design, o objetivo era democratizar a criação para aqueles que têm criatividade, mas não sabem como usar ferramentas de edição. O surgimento de plataformas gratuitas tornou essa possibilidade ainda mais viável.
Por meio de comandos simples, qualquer pessoa pode transformar suas ideias em arte quase instantaneamente, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado. É claro que para um trabalho mais refinado, o profissionalismo ainda é essencial. Mas a IA oferece uma possibilidade de criação muito mais acessível.
O uso da Inteligência Artificial, como discutimos no "Dia do Designer", ainda é controverso, e cada pessoa deve decidir como a aplica em seu trabalho. No entanto, não se pode negar que ela está aqui para ficar.
Se você ainda não conhece, NFT significa non-fungible token (token não-fungível). Eles podem representar tanto itens reais quanto digitais e, na maioria dos casos, podem ser comprados, vendidos ou trocados em plataformas como a OpenSea.
As NFTs mais famosas inicialmente eram ilustrações aleatórias e, em muitos casos, chegaram a ser comercializadas por milhares de dólares. Contudo, devido à flutuação do mercado, muitos investidores começaram a olhar com mais cautela para esse tipo de ativo.
Sim, os óculos vestíveis estão mudando tudo. O impacto desse acessório vai além do simples uso físico. A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) estão criando uma tendência de mercado guiada pela imersão do consumidor. As pessoas querem se sentir parte do lifestyle criado pelas marcas. Não é apenas sobre vestir ou possuir; é sobre se conectar verdadeiramente com a marca.
Quem souber oferecer a melhor experiência de conexão será o vencedor nesse novo mercado.
Fernando Souza é consultor, professor e empreendedor com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Ele é docente em cursos de pós-graduação e realiza capacitações e palestras em grandes instituições. Já desenvolveu projetos para empresas como Microsoft, Danone, GloboSat, entre outras.
Lorenza Sabatini é advogada especializada em Fashion Law e é a primeira Crypto Fashion Lawyer do Brasil. Criadora do workshop "WTF is NFT", Lorenza também é autora do livro "FFTECH: Nova Indústria Fashion e os Cripto Ativos Encontram o Direito". Atualmente, ela é CCO da VEX, a primeira marca de crypto fashion do Brasil.
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