Data

13 fevereiro 2025

Na aula experimental organizada pela professora e coordenadora Renata Perrechil, você conhece o processo estratégico por trás das estampas

O uso do storytelling na moda tem como propósito amarrar o estilo a um conceito. Cada estampa precisa contar uma história e se conectar ao seu consumidor.

Na máxima de “não basta ser bonito, é necessário transmitir a mensagem” – filosofia também praticada por renomados estúdios de animação – a professora Renata Perrechil organizou a aula experimental “Estampas que Contam Histórias: Explorando o Poder do Visual Storytelling na Moda”.

Durante quase uma hora de trocas, ela compartilhou experiências dos bastidores do processo de criação de estampas de moda das principais marcas do mercado nacional, além de trazer um olhar técnico sobre inspirações e tendências.

Ficou curioso? Então, confira o vídeo da aula na íntegra abaixo. No post, produzimos um resumo do conteúdo com explicações que exemplificam o tema abordado.

Assista à aula completa

A construção de uma marca forte

A construção de uma marca forte passa diretamente pela habilidade de transmitir mensagens que despertam emoções. Dessa forma, moda e marketing andam lado a lado na criação de identidade.

Em um processo contínuo onde a criatividade é protagonista, o Golden Circle surge como uma das teorias mais aplicadas para desenvolver projetos que fogem do padrão e impressionam pela variedade.

Golden Circle – Tudo começa com um "porquê"

Lançada em 2009 por Simon Sinek, a teoria do Golden Circle propõe inverter a forma como as empresas definem suas estratégias. Em vez de apenas responder a demandas do mercado, o ideal é entender antes qual é a razão por trás da marca.

  • Por que fazemos o que fazemos?

  • Por que levantamos da cama e nos motivamos a criar novas ideias?

  • Por que seu trabalho merece destaque em meio a tantos outros?

Essas perguntas servem para fortalecer o propósito do produto e da marca. Segundo Sinek, costumamos focar no "como" e "o que", mas o verdadeiro diferencial está no "porquê".

O Golden Circle é dividido em três camadas:

Como

A segunda camada do círculo aborda a maneira como você faz o "Porquê?" se tornar realidade. É uma soma das ações e métodos usados para mostrar como o seu produto ou serviço é único e valioso.

O que

Por fim, temos a essência que torna sua ideia diferenciada no mercado. Quando você atinge esse ponto, significa que seu projeto passou por todas as camadas anteriores, tornando-se mais impactante para o público.

Entendendo o seu consumidor

Seria inviável mapear individualmente cada potencial cliente. Para isso, existem as personas, perfis fictícios criados para representar o público-alvo e entender seus hábitos de consumo.

Com base nisso, é possível desenhar a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o pós-venda. No caso do Visual Storytelling para moda, o objetivo é criar emoções positivas, tornando a moda uma forma de autoexpressão.

Estampa que marca

Existem ícones e elementos gráficos que facilmente associamos a determinadas marcas. Ter sua identidade visual reconhecida é resultado de um trabalho consistente que pode levar anos, mas que compensa pelo impacto gerado.

Liberty

As estampas floridas e coloridas marcam presença não só em roupas, mas também em itens para casa e acessórios. A marca conta ainda com lojas imponentes, onde o maximalismo floral é o grande destaque.

Havaianas

Poucas marcas capturam um estilo de vida como a Havaianas. Leve e descomplicada, a identidade visual da marca representa perfeitamente a cultura brasileira. Com o tempo, a Havaianas expandiu seu portfólio, conquistando novos públicos sem perder sua essência.

Farm Rio

A Farm Rio é um reflexo da estética brasileira. Suas estampas vibrantes celebram as cores e a cultura nacional. Com foco em sustentabilidade e produção eco-friendly, a marca consegue aliar storytelling, propósito e impacto social.

Granado

A identidade visual da Granado exala brasilidade, com embalagens inspiradas na fauna e flora do país. Com um toque retrô, a marca transmite sofisticação por meio de suas fragrâncias e design clássico.

Apresentando a apresentadora

Renata Perrechil

Apaixonada por comportamento humano e tendências, Renata Perrechil é Gestora de Cor e Tendência na Alpargatas, atuando na tradução de insights de consumo para a marca Havaianas.

Formada em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Ciências do Consumo pela ESPM e especialização em Gestão Criativa pela IDEO, ela acredita que a inovação está na conexão entre design, criatividade e foco no usuário.

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