Qual o papel do Design na abordagem sistêmica? Há incentivo das empresas? O que é Sociedade 5.0? As respostas para essas e outras questões estão na aula aberta do Design em Foco.
Data
24 fevereiro 2025
Qual o papel do Design na abordagem sistêmica? Há incentivo das empresas? O que é Sociedade 5.0? As respostas para essas e outras questões estão na aula aberta do Design em Foco.
Você pode achar que a história é repetida, mas estamos vivenciando tempos de mudanças exponenciais com grandes poderes de impacto na indústria, na produção, no consumo e na nossa civilização como um todo. Tanto, que essa geração ganhou uma nomenclatura própria: Sociedade 5.0.
Esse discurso de “mudança de mundo” não é de hoje, e serviu como inspiração para diversos filmes, músicas, livros e outros. Agora, porém, ele carrega um fundo de verdade, pois com a internet sendo amplamente acessada, recebemos uma quantidade significativa de informações diariamente.
Para termos referência, um artigo da BBC levantou que, em média, uma pessoa ocidental comum é exposta a mais informações em um dia do que alguém do século XV durante a vida toda.
Ao mesmo tempo que a matéria liga um alerta em relação ao quanto de informação consumimos, é importante destacar como isso abriu precedentes para discussões pertinentes à sociedade em assuntos como mudanças climáticas, redução da biodiversidade e desigualdade social.
Em meio a tantos cenários e, em algumas partes, incerteza, como o designer enquanto profissional pode contribuir para o desenvolvimento de um mundo sustentável e uma sociedade mais consciente? No Design em Foco, evento realizado pelo IED, aconteceu uma aula aberta justamente para discutir esse tema.
Assista à íntegra do papo: “Design como abordagem sistêmica para inovação em negócios e desenvolvimento estratégico da sociedade 5.0”, com as presenças dos professores do IED Eline Casasola, Francisco Albuquerque e Robson Santos, além da medição do coordenador de Design Estratégico e Inovação, Laercio Marques.
Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade foi o assunto que pautou a conversa, referenciando a importância do Design Regenerativo em um contexto cada vez mais industrial e com menos espaço dedicado ao meio ambiente.
Mesmo que impulsionada pelas empresas, a agenda sustentável ainda está engatinhando quando colocamos na ponta do lápis as inovações voltadas para o planeta – o maior exemplo disso é a descarbonização.
Quando a questão surgiu do público, Francisco Albuquerque citou a terceirização da neutralização de carbono por parte das empresas, mostrando que ainda não há um comprometimento direto da grande indústria em operar de maneira consciente.
Na visão de Francisco, falta responsabilização direta. Hoje, a indústria encontrou na compra de carbono uma saída para reforçar o discurso amigável ao meio ambiente. O problema é que isso não implica um esforço da marca em melhorar, apenas que ela pode terceirizar a questão.
Mesmo que exista verba disponível para melhorias sistêmicas, é preciso ter estratégia em como ela será aplicada. “Esse dinheiro não tem reembolso, e os riscos são muito altos” – a fala de Eline serviu como paralelo para outro apontamento na roda de conversa.
Momentos antes, Francisco fez referência à criação de ciclofaixas em determinados pontos da cidade, questionando se todas elas são realmente necessárias ou se há estrutura para que ela seja viável e segura aos ciclistas – justificando o uso das ferramentas de análise corretas antes de implementarmos mudanças.
O conceito de Sociedade 5.0 nasceu em 2016, no Japão. O propósito dela é o uso da tecnologia inventada na Indústria 4.0 em torno do bem-estar do ser humano.
Na teoria, essas inovações surgiriam para oferecer facilidades aos usuários. Um exemplo disso é a variedade de objetos “smart” que temos à disposição na atualidade – todos eles com uma funcionalidade de simplificar tarefas do cotidiano.
A famosa fala de Peter Drucker tem associação direta com a Sociedade 5.0, pois ela faz alusão ao fato de precisarmos construir como coletivo, e não tanto pela individualidade.
O professor Robson resgatou a sua experiência com a Luiza Labs para comprovar esse ponto. “Nós não temos uma área de inovação...o pensamento inovador é estimulado no grupo...as pessoas podem trazer suas contribuições e isso pode virar um projeto”, relembrou ao destacar como a Magazine Luiza desenvolve suas melhorias.
Em outras palavras, o discurso só vale quando todas as pessoas estão engajadas. Nas aspas do professor Francisco, “Antes da Sociedade 5.0, tem o Ser Humano 1.0 que ainda precisa refletir em uma questão de autoconsciência e autodesenvolvimento”.
A partir dessa reflexão, fica mais fácil de entender como aplicar conceitos de design em suas próprias áreas de atuação, promover mudanças significativas e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada e consciente.
O Design em Foco é um evento organizado pelo IED que convida as pessoas a embarcarem em uma jornada pelo universo do design e suas múltiplas dimensões. Por meio de palestras, apresentamos e debatemos as mais recentes tendências e inovações capazes de transformar as indústrias criativas.
Eline Casasola
Formada em administração, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de pessoas e inovação, CEO da Atitude Inovação e da Atitude Collab, empresas que atuam no hub de inovação com captação de recursos e parcerias com serviços de consultoria e assessoria, conquistaram com seus clientes diversos prêmios de inovação.
Há mais de 10 anos atua no ecossistema como diretora de núcleos em associações empresariais, coordenadora de núcleos de inovação setoriais, mentora e jurada de eventos como Startup Weekend, também como mentora de empreendedorismo, palestrante de criatividade e inovação e professora em diversos cursos.
Francisco Albuquerque
Designer estratégico formado pelo IED-SP, consultor de inovação, facilitador e professor de pós-graduação. Possui formação pelo IED-SP, IED-Madrid, ESPM-SP, Unicid e Insper. Foi coordenador da pós-graduação de design estratégico e inovação no IED-SP entre 2016 e 2020. Acumula experiência na criação e aplicação de projetos e programas de estratégia de negócios, cultura de inovação e programas de aceleração corporativa desde 2005.
É sócio da consultoria de design e inovação Arco Hub fundada em 2010, onde atua como líder de estratégia trabalhando para empresas como Bradesco, Globo, B3, Air BP, Liberty Seguros, Siemens, BRF, Google e Mapfre Seguros.
Robson Santos
Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs – área de tecnologia e inovação do Magalu.
Moderador – Laercio Marques
Consultor em design estratégico e inovação, é mestrando no curso de pós-graduação em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto, MBA em Branding – Gestão de Marcas e especialização em Design e Tecnologia Digital. Ajuda indústrias, executivos e empreendedores a alavancarem seus negócios através da inovação em produtos, marcas e serviços com design centrado no ser humano.
Tem vasta experiência profissional, atuando há 20 anos com projetos voltados a diferentes segmentos, utilizando o design e a inovação como propósitos estratégicos, e vivência em consultoria, planejamento estratégico, gestão estratégica do design, branding, design thinking e service design, além da viabilização de projetos globais com foco em internacionalização para diferentes mercados.
Foi consultor para o Centro Brasil Design e Apex-Brasil, no programa Design Export. Atualmente, é designer e consultor de uma consultoria global de inovação em negócios.
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