Laurea Triennale in Graphic Design - IED Torino

Língua

Italiano

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Francesca Pignataro, Andrea Viberti

Crie linguagens visuais que conectem diferentes mundos com o bacharelado em Design Gráfico em Turim

Seja a ponte entre diferentes mundos, crie linguagens que facilitem a troca e a comunicação. Aprenda a projetar com o pensamento crítico e faça do estudo e da pesquisa o primeiro passo para propor soluções adequadas. Esteja aberto para compreender as exigências da sociedade, se relacione com empatia e cultive o desejo de experimentar para descobrir soluções inovadoras onde a responsabilidade social é o fio condutor principal. 

Durante o bacharelado em Design Gráfico em Turim, você terá a oportunidade de explorar esse universo para além dos seus limites, estudando matérias como a Metodologia, História da arte e do design, Fotografia e muito mais. Isso fará você se tornar um profissional diversificado, um Polymath, capaz de transitar em diversos campos de atuação do Design Gráfico.

Durante o curso, abordaremos tanto os temas tradicionais do design gráfico, como o design editorial, a identidade de marca, o design de embalagens e o design ambiental, quanto aqueles relacionados às novas mídias e digitais, tais como o web design, o design de interação e a animação.

Informação para decidir

Um curso para explorar e aprender a aplicar o design gráfico com versatilidade

A didática do bacharelado em Design Gráfico em Turim é focada em laboratórios práticos, onde a característica comum de todos semestres são disciplinas que se concentram na criação de projetos. Começando a partir de matérias e atividades preparatórias, você aprofundará sobre o tema e ampliará suas áreas de conhecimento até chegar na realização efetiva dos projetos, onde você colaborará diretamente com as empresas, seguindo uma metodologia muito próxima da realidade profissional. 

Durante os três anos do curso de Design Gráfico, além das competências que você desenvolverá realizando seus projetos, por um lado, você aprofundará seus conhecimentos sobre os aspectos histórico-críticos, sócio-econômicos, estratégicos, metodológicos e técnico-produtivos e, por outro, as ferramentas técnicas: programas para gerenciamento de imagens, design vetorial, diagramação, assim como programas específicos para a web e mídias sociais.

O objetivo do curso é formar um Designer Gráfico consciente, curioso e eclético, arquitetos da comunicação visual com habilidades multidisciplinares, que sejam capazes de pensar por meio dos sistemas da comunicação, entendido como um conjunto complexo que envolve os meios de comunicação, ferramentas e linguagens articuladas e diferentes entre si.

Nesse sentido, graças à sua participação em numerosos projetos durante os três anos de curso, ao final de seus estudos em Design Gráfico você será capaz de desenvolver propostas de comunicação completas, desde a fase inicial de análise, pesquisa e estudo, até a construção de uma narrativa que conduza a apresentação do projeto; você será capaz de realizar campanhas de comunicação crossmedia, desde da ideia até a produção do projeto gráfico. 

O bacharelado em Design Gráfico em Turim é o caminho ideal para todas as pessoas que, como você, possuem uma intensa atração pela imagem, entendida como instrumento de comunicação, e para quem consegue captar as nuances do mundo da arte, no qual o design gráfico se destaca pelas suas abordagens, metodologias e objetivos. 

Se você vê o design gráfico como um trabalho artesanal, onde os detalhes de sua arte são definidos em cada peça, para conhecer a fundo as técnicas e ferramentas mais usadas; se você deseja transformar o design gráfico em uma forma de expressão pessoal e autoral, que ajudará você a se destacar e transformar sua paixão em uma profissão, qualquer que seja a sua visão ou intenção, o que conta é o desejo de experimentar e se desafiar em um setor que não para de evoluir. 

Durante o bacharelado, a comunidade do IED será muito importante para sua formação: você terá a oportunidade de interagir com os profissionais do setor que darão um feedback sobre os projetos que você realiza semestre após semestre; você poderá interagir com os alunos de outros cursos IED em projetos multidisciplinares e será orientado por docentes que incentivam seu crescimento pessoal, graças ao número reduzido de alunos onde o intercâmbio é contínuo.

O bacharelado em Design Gráfico é o certo para você se o que procura é uma formação de qualidade; de fato, o que é ensinado no curso, as disciplinas, as técnicas e práticas, o perfil dos docentes e a seleção de projetos, em conjunto, contribuem para a formação de Designers Gráficos conscientes do poder desta profissão na era contemporânea.

O objetivo do curso é formar profissionais capazes de expandir seus conhecimentos práticos e teóricos, a fim de interpretar os elementos da contemporaneidade e traduzi-los em sinais reconhecíveis e linguagens visuais, que sejam úteis, funcionais, comercialmente viáveis e com uma perspectiva do futuro. 

O bacharelado em Design Gráfico em Turim é inspirado em uma abordagem projetual e metodológica, que ensina não visando apenas o resultado, mas a importância de cada etapa do processo. Esta abordagem fornece uma compreensão completa do status quo, o primeiro e fundamental passo para responder às exigências com propostas funcionais, úteis, eficazes e convincentes. 

Esta característica do curso ajudará você a desenvolver uma verdadeira empatia pelo projeto e uma compreensão mais profunda dos objetivos a serem alcançados. Além disso, te dará uma visão "autoral" do design e te ajudará a compreender profundamente a responsabilidade social, cultural e histórica do Designer Gráfico. 

Para atender às necessidades do setor, o bacharelado em Design Gráfico em Turim é concebido para formar profissionais capazes de trabalhar nos mais variados contextos, como estúdios de design gráfico, nos departamentos de comunicação e design de empresas, em editoras, em agências de web e em agências de publicidade, bem como desempenhar as funções de Designer Gráfico e Visual, Coordenador de Direção de Arte, Designer Editorial, Visualizador de Dados, Visual Storyteller, Web Architect, UX e Media Designer. 

Programa de Estudos

primeiro ano

Durante o primeiro ano, você abordará os temas preparatórios e a aquisição de uma formação de base das ferramentas e metodologias que caracterizam a profissão de Design Gráfico.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
HISTÓRIA DO DESENHO E DA GRÁFICA ARTÍSTICA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
METODOLOGIA DE PROJETO
ELEMENTOS DE DESIGN EDITORIAL
DESIGN GRÁFICO 1
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
SEMIÓTICA DA ARTE



segundo ano

O foco do segundo ano será no desenvolvimento da metodologia por meio da criação de projetos. Como Designer Gráfico, você compreenderá melhor as áreas de atuação específicas estudando na prática e participando dos projetos propostos pelas empresas parceiras do IED.

FOTOGRAFIA
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
DESIGN DE MARCA
SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
HISTÓRIA DO CINEMA E DO VÍDEO
TÉCNICAS DE IMPRESSÃO
TÉCNICAS AUDIOVISUAIS PARA WEB
VÍDEOGRÁFICA
DESIGN GRÁFICO 2



terceiro ano

No terceiro ano, você se dedicará a projetos de maior complexidade, como o seu projeto de conclusão, o que te possibilitará, dia após dia, alcançar a verdadeira autonomia projetual. Será o ano em que você aprenderá a gerenciar as fases de desenvolvimento de uma ideia em sua totalidade.

TEORIA E MÉTODO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
DESIGN GRÁFICO 3
VÍDEO DIGITAL
DESIGN MANAGEMENT
DIREÇÃO DE ARTE
PROJETO GRÁFICO

Docentes

Francesca Pignataro

Diretora de Arte e Designer Gráfica

Coordenador do curso

Andrea Viberti

Designer e fundador da hellobarrio

Coordenador do curso

Nicola Bertelloni

Sara Fortunati

Giada Montomoli

Artista

Vanessa Poli

Giacomo Traldi

Marco Ruffino

Valerio Di Mario

Olga Gambari

Docente        

Riccardo Casinelli

Giovanni Cavalleri

Docente

Beatrice D'Agostino

Notícias