Exhibit Design

Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Matutino

Formato

Presencial

Duração

6 Meses

Coordenador do curso

Alberto Iacovoni

Preço

9.800 €

Especialize-se na criação de cenários envolventes que narrem histórias emocionantes na Pós-graduação em Design de Exposição em Roma

Hoje, tornar-se um Designer de Exposição significa ter uma ampla capacidade projetual para assumir o desafio de montar um espaço em um museu, um espaço comercial ou uma exposição: este curso prepara você com uma estrutura profundamente transversal de competências, funções e tecnologias.

A pós-graduação em Design de Exposição fornece um conjunto de técnicas de como abordar o espaço para traçar sua carreira em um setor em constante mudança, que requer novas soluções para atender a novas necessidades.

Você descobrirá como conciliar a parte mais espetacular e envolvente da profissão com as diferentes necessidades objetivas dos clientes.

Informação para decidir

Uma Pós-graduação com uma didática focada na prática para descobrir como criar espaços conciliando estética e funcionalidade

O curso de Pós-graduação em Design de Exposição visa a experiência direta com os temas projetuais e as técnicas em módulos didáticos dedicados às diversas áreas de atuação.

O curso é dividido em quatro laboratórios, cada um dedicado a uma das quatro áreas de atuação das competências abordadas no curso: exposição em museus, montagem de feiras, criação de espaços comerciais e espaços interativos.

Paralelamente a isso, você participará de uma série de programações externas, workshops curtos e intensivos com profissionais e empresas do setor, vivendo, assim, experiências concretas de grande relevância cultural e tecnológica.

Você ficará frente a frente com grandes profissionais internacionais e com um museu único como o MAXXI.

A Pós-graduação em Design de Exposição em Roma está aberta a criativos com diferentes formações, tais como Designers de Interiores, Arquitetos, Cenógrafos, mas também Designers Gráficos e Designers de Vídeo e de Interação interessados em aprofundar e ampliar seus conhecimentos relativos a projetos de espaços da comunicação.

Este curso nasceu da necessidade formar profissionais com competências e conhecimentos transversais nas áreas relacionadas, tais como design de interiores, design aplicado ao espaço, a produção de vídeos e instalações interativas e o design de experiência.

O curso é dedicado a quem acredita que ser um designer seja uma experiência emocionante, uma descoberta contínua, onde cada projeto é uma oportunidade de inovação e experimentação, misturando saberes, linguagens, competências e tecnologias.

Para nós, este curso é, na verdade, um grande laboratório para forjar suas competências, onde se aprende não só a projetar conceitos fortes, mas sobretudo a transformá-los em apresentações com grande impacto cenográfico, capazes de encantar.

A Pós-graduação em Design de Exposição é uma proposta que se preocupa com as demandas do mercado, desenvolvida em torno das necessidades de quem já traçou um percurso e agora quer efetivamente construir sua carreira.

Roma é a cidade perfeita para fazer o curso, porque está cheia de locais de descoberta, ligada à sua tradição de eventos e manifestações culturais, onde é possível sentir a evolução em tempo real, graças ao crescimento do turismo, do comércio e das atividades de feiras comerciais. 

Você viverá, em primeira mão, um extraordinário território de experimentação e entrará em contato com as instituições e empresas mais importantes do setor, como o MAXXI, que, todos os anos, estão envolvidas nas atividades do curso.

No final do curso, você poderá trabalhar como designer de exposições freelancer nos setores de museus, feiras, varejo e eventos. Ou poderá escolher trabalhar como designer de exposições interativas, responsável pelo setor de exposições em organizações, instituições culturais, associações que operam no setor de museus, consultor do setor para empresas privadas, especializadas na área de design de exposições, comunicação e organização de eventos.

Programa de Estudos

Programa de estudos

Um curso de seis meses que inclui uma série de conteúdos teóricos destinados a uma visão geral da História, da metodologia e da tecnologia de design de museus, comercial e de exposições. Além disso, quatro laboratórios práticos para você aprofundar e compreender todas as implicações técnicas narrativas e expositivas de cada âmbito do Design de Exposição.

Docentes

Alberto Iacovoni

Arquiteto

Coordenador do curso

Domitilla Dardi

Historiadora de Arte, Design e Arquitetura Contemporânea    

Silvia La Pergola

Arquiteto, PhD

Roberto Bebo Ferlito

Anna Maria Cestelli Guidi

Historiadora de arte

Francesco Bruno Viteri

Luca La Torre

Adriano Caputo

Giulio Pernice

Notícias