Língua

Português

Início

Maio 2024

Período

Noturno

Formato

Híbrido

Duração

230 Horas

Preço

15 parcelas R$ 1.719,93

Explore a história do design de mobiliário brasileiro, aprimore técnicas atuais e mergulhe na Amazônia para uma experiência criativa única.

Data de início: 07/05/24, terças e quintas, das 19h às 22h. Sábados das 09h às 16h.

No Brasil, o setor moveleiro ainda tem um grande caminho a ser percorrido. A indústria moveleira inicia o desenvolvimento de produtos adequados ao mercado nacional e começa a entender que para competir no exterior deve ter uma identidade própria. Por muitos anos o design no Brasil foi ligado apenas a uma produção limitada e de custo elevado. O desejo do usuário vem incentivando investimento no setor de mobiliário para o desenvolvimento de móveis com um valor acessível que possam atender às necessidades econômicas e estéticas, abrindo novas possibilidades para os designers de mobiliário. Os novos designers devem ser flexíveis e com uma visão ampla da sociedade para enxergar onde estão as novas oportunidades.

No curso de Design de Mobiliário Brasileiro, oferecemos a oportunidade de uma imersão inovadora e contemporânea, fundamentada nos preceitos da sustentabilidade e inovação social, na maior floresta tropical do mundo, a Amazônia. O módulo Amazônia se baseia em parcerias locais que unem artesãos e empresas sustentáveis com o objetivo de promover o potencial da floresta para o Brasil e o mundo. Através do intercâmbio de saberes, os estudantes terão a oportunidade única de experienciar essa colaboração entre tradições artísticas e práticas de negócios inovadoras. Confira o roteiro da viagem na imagem abaixo.

Durante sua jornada de aprendizado, você se envolverá em workshops práticos, onde terá a liberdade de explorar diferentes materiais, texturas e formas. Da concepção ao detalhamento projetual, você aprenderá a criar móveis que aliam estética e funcionalidade, levando em consideração aspectos como ergonomia e sustentabilidade. Além disso, o curso oferece a oportunidade de vivenciar a internacionalização do design, mergulhando em novas culturas e influências, ampliando assim sua visão criativa e possibilitando a criação de peças de mobiliário inspiradoras e inovadoras.

Informação para decidir

Saiba mais sobre o curso Design de Mobiliário Brasileiro!
 

Nossa metodologia combina aulas inspiradoras, imersão na história do design mobiliário e workshops práticos que estimulam sua criatividade. Você aprenderá sobre materiais, ergonomia, detalhamento projetual e sustentabilidade, além de se aprofundar no design thinking e no uso de tecnologias digitais para criar protótipos 3D realistas.

Através de aulas inspiradoras e imersão nas linguagens do design, você irá compreender as técnicas e tendências que moldaram o mobiliário brasileiro ao longo do tempo. Além disso, você terá a chance de aprimorar suas habilidades em design thinking, utilizando processos e tecnologias avançadas para criar peças de mobiliário únicas e funcionais.

Ao longo do curso Design de Mobiliário Brasileiro, você desenvolverá projetos inovadores e terá a oportunidade de vivenciar a internacionalização do design, explorando novas perspectivas e influências culturais.

Ao todo, os participantes serão desafiados a criar 3 projetos:

  • Projeto I: Projeto Utópico
  • Projeto II: Projeto Industrial
  • Projeto III: Projeto Autoral

Cada projeto terá pesos para a nota final:

  • Projeto I: Peso 1
  • Projeto II: Peso 2
  • Projeto III: Peso 3

Este curso possui formato híbrido, combinando atividades presenciais e online conforme um cronograma pré-determinado. As aulas online são ao vivo e ocorrem por meio de vídeo-chamadas, enquanto as presenciais acontecem na unidade em que o curso está sendo ofertado. Também podem ocorrer visitas externas nas aulas presenciais.

Parcerias:

Pollus (@pollusmoveis)

A parceria com a Pollus acontece no Projeto II, no segundo módulo do curso. A Pollus é uma das maiores indústrias da área no país e o aluno poderá desenvolver um projeto exclusivo para a produção. Os alunos irão projetar um móvel dentro das diretrizes da empresa e ao final do módulo, a Pollus escolherá entre cinco a sete produtos para fabricar e colocar em linha para todo o Brasil, pagando royalties diretamente ao designer. A Pollus é uma empresa de móveis fundada há mais de 30 anos por Eduardo Pardo da Costa. A empresa começou fabricando um modelo específico de cadeira em madeira cerejeira e, desde então, expandiu-se rapidamente. A Pollus é conhecida por seu design evoluído, qualidade e durabilidade de seus móveis. Utilizando tecnologia avançada, a empresa produz móveis de alto padrão, com matéria-prima selecionada e peças assinadas por designers renomados. Além disso, a Pollus valoriza a responsabilidade ambiental, descartando corretamente resíduos e tratando seus efluentes. A empresa está presente em mais de 300 lojas no Brasil e exporta para vários países.

Xilo (@xilobrasil)

As aulas da disciplina Design de Sustentabilidade do Módulo II acontecem na Xilo. Uma Plataforma de Desenvolvimento Colaborativo em Madeira, fundada em 2020 no Rio de Janeiro. Seus pilares são o fazer manual e colaborativo, o potencial criativo brasileiro e as florestas de pé e produtivas. A Xilo oferece uma experiência diversa dentro do universo da madeira: um Espaço Colaborativo que abriga marcas de design autoral como Estúdio Felipe Madeira, Philipe Fonseca, Atelier Henrique Canella e outras; Desenvolve produtos e iniciativas com foco no uso da madeira em parceria com marcas e instituições, como a Parquet Nobre e Universidade Santa Úrsula; Além de oferecer serviços e conhecimento técnico voltados à madeira documentada e suas possibilidades. Equipe docente para o IED composta por Thiago Barros (Arquitetos pela UFRJ, Mestre em Sistemas Construtivos com Madeira, Fundador e Diretor Criativo da Xilo), Gabriela Ferreira (Designer pela UFRJ, Gerente de Projetos Criativos na Xilo), Philipe Fonseca (Designer pela Universidade Candido Mendes, Fundador da marca Philipe Fonseca), Felipe Madeira (Designer pela UFRJ, Fundador do Estúdio Felipe Madeira) e Leonardo Jarlicht (Designer pela PUC-Rio, Fundador da Vaique).

OBJ Estudio (@obj.estudio)

No Módulo III, as aulas de serralheria e marcenaria acontecem no atelier da OBJ Estúdio. A OBJ Estúdio trabalha no desenvolvimento de móveis com o olhar do design thinking. Esse processo permite criar um design perfeitamente apropriado para a função de cada móvel. Através da troca e estudos acreditam que a inovação, a qualidade e a segurança estão representados nos produtos.

Empório Brasil Design Gallery (@emporiobrasildesign)

No terceiro e último módulo, o Projeto III será focado no design criado a partir da trajetória percorrida pelo aluno ao longo do curso e a parceria será com a Emporio Brazil Design Gallery. A parceria consiste na representação de projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de OneYear Design de Mobiliário Brasileiro, submetidos à curadoria da galeria. A paixão pelo design brasileiro é a força motriz por trás do Empório Brasil Design. Móveis de Produção Original dos Anos 40 a 70 de artistas brasileiros como Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, entre outros grandes nomes, fazem parte do acervo. A produção de designers contemporâneos renomados e destacados no cenário nacional e internacional também tem espaço garantido na curadoria da galeria. Comparadas às obras de arte, as peças são criteriosamente selecionadas por meio de leilões de arte, antiquários e coleções particulares. A preservação das características originais é de extrema importância, porém, quando necessário, as peças são restauradas, resgatando sua beleza original. Os móveis produzidos por grandes nomes do design e da arquitetura brasileira certamente representam o melhor do design atemporal que ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais reconhecimento mundial. Desde 2012 no mercado, a Emporium Brazil Design cresceu e se internacionalizou abrindo suas portas em Miami (EUA), permitindo contribuir ainda mais para a divulgação do design brasileiro no mundo.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade), para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.

Este curso é indicado para entusiastas do design, estudantes e profissionais que desejam mergulhar no mundo fascinante do design de mobiliário brasileiro. Se você é apaixonado por criar peças exclusivas que contam histórias e valorizam a identidade cultural do Brasil, este curso é ideal para você.

É desejável o estudante tenha conhecimento prévio em arquitetura e ou design mobiliário assim como SketchUp e desenho a mão.

Venha se juntar a nós e explore o potencial criativo e empreendedor do design de mobiliário brasileiro.

O curso de Design de Mobiliário Brasileiro é uma experiência prática de design de móveis, dividido em três projetos, proporcionando uma visão diversificada do setor de móveis. O curso apresenta ao estudante vários panoramas que abrem um leque de possibilidades no setor mobiliário, além de desenvolver projetos que propiciam uma visão geral dos ambientes existentes ou possíveis de serem realizados.

Com intervenções pontuais de profissionais de várias áreas, o curso propõe a criação de projetos partindo da observação, desenvolvendo a criatividade, enquadrando problemas, encontrando soluções, seguindo os métodos de fabricação compatíveis com a realidade e buscando enriquecê-los com novas experiências, técnicas e materiais e tudo isso sempre voltado para materiais e produção brasileira.

Ao concluir o programa, você se tornará um(a) especialista em design de mobiliário brasileiro, com conhecimentos sólidos em história, técnicas e tendências do setor. Desenvolva uma visão crítica e criativa do design mobiliário, aprendendo a criar peças que transcendem a função e se tornam verdadeiras expressões artísticas.

Tenha a oportunidade de criar projetos autênticos, explorar a internacionalização do design e se destacar no mercado com um portfólio diferenciado. Este curso oferece a você uma imersão completa no mundo do design de mobiliário brasileiro, com orientação de profissionais experientes e apaixonados pelo assunto. Venha fazer parte dessa jornada criativa e descubra como transformar suas ideias em peças de design de mobiliário inspiradoras e impactantes.

Módulo Amazônia

Os estudantes irão experienciar uma imersão inovadora e contemporânea baseada nos preceitos da sustentabilidade e da inovação social na maior floresta tropical do mundo.

O módulo será baseado em parcerias locais que unem artesãos e empresas sustentáveis afim de promover o potencial da Amazônia para o Brasil e o mundo, desenvolvendo linguagens estéticas, produção e negócios através do intercâmbio de saberes.

Roteiro

1 - Mil Madeiras Preciosas LTDA

  • Maior madeireira do Amazonas
  • Conheça todo o processo de manejo florestal.

2 - Parada em Itapiranga

3 - RDS Uatumã

  • Participe de uma roda de palestras com artesãos da RDS e o pessoal da IDESAN
  • Movelaria Inatu Amazônia
  • Construa um projeto com a estrutura e auxílio dos profissionais da movelaria

4 - Manejo Florestal

  • Acompanhe o processo de manejo florestal

Programa de Estudos

Programa e Disciplinas

  • Aula Inaugural (2h)
  • História do Design Mobiliário (12h)
  • Design Thinking (9h)
  • Digital I e II (24h)
  • Linguagens do Design (9h)
  • Processos e Tecnologia (3h)
  • Workshop (9h)
  • Materialidade (9h)
  • Atelier I Serralheira (6h)
  • Atelier e Marcenaria (6h)
  • Projeto I (18h)
  • Projeto II (24h)
  • Projeto III (33h)
  • Internacionalização do Design (9h)
  • Ergonomia (6h)
  • Detalhamento Projetual (6h)
  • Design e Sustentabilidade I e II (6h)
  • Modelismo e Prototipagem 3D (12h)
  • Gestão de Produto e Produção I e II (6h)
  • Branding (6h)
  • Diagramação e Apresentação (3h)
  • Marketing e Posicionamento (12h)

 

Docentes

Pedro Galaso

Coordenador do curso

Waldick Jatobá

Bruno Simões

Caroline Taveira

Denilson Machado

Gustavo Bittencourt

Heloisa Dalari

Joana  Dale

Lucas Portes

Luciana Duque

Manu Almeida

Victor Leite

Yuri Matos

Poderia estar interessado em:

Notícias