Data

27 março 2023

Design a partir das periferias do real é um jogo desenvolvido com o suporte do DALL-E, um algoritmo de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais e coordenado pelo artista Roberto Fassone.

A Accademia Aldo Galli-IED Network estará presente durante o “Salone del Mobile” em Milão com o projeto Design a partir das periferias do real nos espaços do ADI Design Museum em Milão.  

Um projeto coordenado por Carlotta Capobianco e Andrea Zucchi – Coordenadores do curso trienal Product Design na Academia Galli.

O artista Roberto Fassone liderará “o jogo”, aproveitando a oportunidade para refletir sobre os processos criativos e a relação entre design e algoritmo com uma performance e momento de laboratório que envolverá, além dos estudantes da Accademia, todos os visitantes e o público do Museu.

Design a partir das periferias do real é um jogo desenvolvido com o suporte do DALL-E, um algoritmo de inteligência artificial que cria imagens a partir de descrições textuais. 
O objetivo do jogo é conseguir que o algoritmo gere uma imagem o mais semelhante possível àquela que o artista Roberto Fassone irá gerar durante o dia de abertura, em 12 de abril, às 16 horas.

O público, nos dias seguintes, novamente através do DALL-E, será convocado a gerar uma imagem; quem mais se aproximar da imagem gerada pelo artista receberá um prêmio de uma lâmpada Eclisse, projetada por Vico Magistretti em 1965 e vencedora do Compasso d'Oro em 1967.

O prêmio será entregue no dia 21 de abril às 16h, durante o workshop de encerramento.

Qualquer pessoa que queira participar pode tentar a sorte de 12 a 21 de abril de 2023 no Museu ADI, o Museu Compasso d'Oro. 

As imagens produzidas por todos os participantes serão exibidas até o anúncio do vencedor e serão reunidas em uma publicação final.