Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

8 Meses

Coordenador do curso

Diego Fontana

Preço

€ 17.100

Aprenda novas linguagens, formatos e tecnologias para se tornar protagonista da nova geração de digital creators, visual storytellers e prompt designers com o Mestrado em Criação e publicação de conteúdo do IED Firenze.

Ser autor/criador na era digital abre novos e diferentes potenciais: você poderá apoiar marcas na construção e fortalecimento de relacionamentos com consumidores, ou encontrar um espaço para construir sua própria identidade, seu próprio público e sua própria comunidade. 

Com o Mestrado em Criação e Publicação de Conteúdo do IED Firenze você poderá produzir conteúdo multidisciplinar e multiplataforma utilizando escrita, gráficos, vídeo e áudio.  

Mergulhe em todo o ciclo de produção de novos conteúdos: partindo da idealização e estratégias conscientes, aprimorando habilidades visuais e verbais, e depois dedicando-se à produção e edição audiovisual. 

Informação para decidir

Você conhecerá todos os profissionais deste setor e entenderá como funcionam as principais redes criativas. 

O Mestrado caracteriza-se por uma abordagem teórico-prática. 

Uma série de conteúdos teóricos ajudará os participantes a sair com uma sólida formação técnico-cultural fundamental adquirida através da história, estudos sociais, literatura e arte. Paralelamente, serão orientados a pensar, compor, editar e pós-produzir um podcast a partir de uma ideia original. Eles aprenderão técnicas e programas para criar conteúdo de vídeo. Eles explorarão a escrita criativa e as possibilidades narrativas para a criação de conteúdo digital.  

Através de um ensino altamente laboratorial, o curso de formação visa partilhar e construir experiências e projetos.  

Os fundamentos de marketing e promoção completam as competências necessárias para compreender os aspectos empreendedores da profissão freelancer e saber comunicar com sucesso, rentabilizando os conteúdos produzidos. 

No final do curso, será desenvolvido um projeto final em grupo, seguindo uma das três principais abordagens de design exploradas (podcasting, video storytelling, estratégias editoriais). 

O Mestrado em Criação e Publicação de Conteúdo do IED Firenze é para você que tem paixão por escrever ou produzir, para você que deseja se envolver, abrangendo diferentes mídias com um único objetivo: fazer sua voz ser ouvida. 

O Mestrado é a especialização certa para licenciados em ciências humanas (antropologia, filosofia, literatura, estudos sociais, estudos de gênero, artes performativas, etc.), comunicação, ciências sociais e políticas, gestão empresarial. O percurso também é indicado para quem adquiriu experiência estruturada na área de criação de conteúdo e colaboração com instituições, empresas ou agências.

Em um contexto dinâmico caracterizado por rápidas mudanças e evoluções, tanto do ponto de vista tecnológico como linguístico, o Mestrado forma profissionais dotados de competências de ponta e perfeitamente sintonizados com a dinâmica profissional atual. Perfis tecnicamente preparados e caracterizados por uma mentalidade adaptativa, ou seja, capazes de continuar a evoluir e assimilar novos conhecimentos e competências. 

Ao final do curso, os participantes estarão prontos para a economia de conteúdo: criadores de conteúdo digital, que dependendo de suas aptidões podem se tornar autores de podcasts, profissionais do YouTube, brand-journalist, video storyteller, designers de conteúdo visual e verbal orientados para as principais plataformas digitais, prompt-designers capazes de gerar conteúdo eficaz interagindo de forma adequada com as principais inteligências artificiais. 

Programa de Estudos

  • SEMIÓTICA DO CONTEÚDO E DA NARRAÇÃO 
  • ESTRATÉGIAS DAS NOVAS MÍDIAS  
  • METODOLOGIA DO DESIGN  
  • PODCASTING  
  • ESCRITA PARA A EDITORIA  
  • VIDEO LAB  
  • CASE HISTORY 
  •   
  • VISITAS 
     
  • Projeto Final 

 

Docentes

Federigo Gabellieri

Mentor

Diego Fontana

Coordenador do curso

Notícias