IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
One Year

Fashion Styling

144 horas Nacional
Semana Internacional
SEMIPRESENCIAL
RESERVE SUA VAGA
Sexo

RG / RNE / Passaporte
RESERVE SUA VAGA! PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOVAS TURMAS:

Por quê?

Existem muitos caminhos para entrar no mercado da moda, mas apenas o Fashion Styling oferece a perspectiva de quem é responsável por contextualizá-la. Repertório teórico, técnico e uma base sólida de estudos conectados à realidade são indispensáveis para conseguir criar composições de looks para editoriais, publicidade e varejo, produzir e interpretar desfiles, fazer curadoria de casting, beleza e construir um olhar fotográfico. O Stylist assume um papel central na construção das imagens de moda e abre um caminho para quem deseja entender e atuar nesse mercado, que exige paixão, rigor e muita dedicação.

Para quem?

Profissionais que atuam nessa área precisam desenvolver repertório e habilidades que vão desde a criação da ideia, até sua execução prática, como por exemplo: construir briefing de imagem de moda e considerar escolha do cenário, casting e peças de moda a serem utilizadas. O curso de Fashion Styling apresenta diferentes possibilidades de atuação nesse mercado para profissionais de moda e apaixonados pelo mundo fashion, como: styling, direção criativa, estilismo, consultoria de imagem, fotografia e comunicação de moda.

Como é?

Os materiais expostos ao longo do curso trazem aprendizados importantes, com aulas que misturam conteúdos teóricos, expositivos e atividades práticas, como shooting em estúdio de fotografia, para estudo e composição de imagem, até o aprendizado de ferramentas de design gráfico, para que os participantes consigam editar seus próprios trabalhos. Professores especializados e atuantes na área auxiliam o desenvolvimento de projetos, para que ao final do curso cada estudante tenha seu próprio portfólio com peças originais para apresentar e seguir carreira.


Curso

Vivemos uma revolução no consumo de moda. Em tempos de redes sociais, as imagens, que são a primeira conexão do produto com o consumidor, assumem papel central para a indústria, que recorre a elas para contar suas histórias e propósitos. A interpretação e contextualização das peças de moda, por sua vez, são de responsabilidade do Styling: o look composto com a atitude certa, na atmosfera correta, traz o glamour necessário para provocar desejo – e saber isso nunca foi tão importante.

O curso de Fashion Styling pelo IED traz a possibilidade de conhecer o mercado de moda a partir da experiência de profissionais de atuação relevante na área. O início do programa busca alinhar expectativas em relação à jornada de estudos, tirar dúvidas e instigar os participantes a ter uma postura autônoma para exercer sua intuição e criatividade. 

Para isso, reunimos um time de professoras e professores composto por stylists, jornalistas de moda, consultoras e especialistas em história da arte, imagem e estilo, com objetivo de apresentar um conteúdo vertical, que trabalha moda e imagens, mas que também expande a horizontalidade das possibilidades de atuação do stylist dentro do mercado. 


Entrega

Com aulas teóricas e expositivas, o curso Fashion Styling aborda: história da moda no século XX e início do século XXI; história da imagem de moda após a fotografia; entendimento e interpretação de tendências, com foco em Coolhunting e referências relevantes de desfiles e editoriais. 

As aulas práticas introduzem conhecimentos e habilidades importantes, como: saber pesquisar boas referências dentro e fora da internet; shooting em estúdio fotográfico para realizar ensaio com foco em e-commerce (em parceria com a Dafiti) e atividades em design gráfico, para edição dos trabalhos.

Os participantes também terão aulas de consultoria em imagem, com foco na formação em Styling, além de encontros de atendimento e orientação para desenvolver um projeto de TCC, que será apresentado e avaliado por uma banca com dois convidados externos.


Semana internacional

Experiência internacional de uma semana, na qual os alunos têm uma vivência imersiva junto a parceiros em visitas técnicas, palestras e feiras que fomentam pesquisa, reflexão e prática sobre questões atuais e de relevância global desse segmento e de outros que os cercam.


ETHOS IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


Início das aulas: RESERVE SUA VAGA
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

COORDENAÇÃO

JULIANA LOPES
Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

PROFESSORES

ANA VAZ

-

Consultora, autora, docente e palestrante nas áreas de imagem pessoal e profissional, estilo, moda e etiqueta, Ana Vaz possui clientes atendidos no Brasil, Inglaterra e México. Sua formação abrangente e variada, aliada a sua vivência profissional nas áreas de comunicação e marketing em empresas de grande porte, bem como sua aproximação com o varejo de moda, permitem que ela compreenda de forma privilegiada as necessidades de seus clientes, sabendo exatamente como ajudá-los a obter a imagem ideal dentro e/ou fora do ambiente de trabalho.


AMANDA BERTOGNONI

+

Armanda Bertognoni é stylist na Dafiti.


CAMILA YAHN

+

Camila Yahn é jornalista de moda, editora do FFW e Head de conteúdo da 2collab. É formada em artes cênicas, mas entrou no jornalismo de moda através de seu primeiro trabalho em 2000, com Érika Palomino, com quem atuou por cinco anos. Depois foi editora assistente de moda da Folha de S. Paulo, ao lado do editor Alcino Leite Neto. Foi editora executiva da revista Moda, de Joyce Pascovitch em 2009. Desde 2020, é diretora de conteúdo da plataforma FFW. Também fez por seis anos o seminário internacional Pense Moda, de 2007 à 2012. Hoje trabalha como consultora de moda, tem um Instagram com os desfiles mais icônicos da moda internacional (@iconicfashionshows), com foco nos anos 1990 e 2000, e um podcast chamado Fashion Weekly.


CAROLINA VASONE

+

É jornalista de moda e beleza baseada em Lyon. Foi editora de moda do UOL, editora do site FFW, editora de projetos especiais da Vogue, editora de beleza da Elle e redatora-chefe interina da Glamour. Cobriu por mais de 10 anos o SPFW e as principais semanas de moda brasileira, e por 6 anos os desfiles da semana de moda de Paris, com resenhas e entrevistas com alguns dos principais players do mercado nacional e internacional. Fez também a pesquisa de moda, beleza e costumes para a primeira temporada da série “Coisa Mais Linda“, da Netflix.


BILL MCYNTIRE

+

Bill Mcyntire é diretor de desfiles no SPFW e Fashion Rio.


DANIELE NASTARI

+

É graduada em Educação Artística pela FAAP (1999); especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC-ECA/USP (2013); mestre em história da arte pelo PGEHA-USP (2016); doutoranda em história da arte pelo PGEHA-USP e pesquisadora visitante da Universidade de Princeton (2014, 2019-2020). Educadora em diversos museus e institutos culturais, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e o Instituto Itaú Cultural (2002-2008). Desde 2015 leciona em cursos de graduação e pós-graduação no Istituto Europeo di Design. Atua também como produtora cultural, elaborando e executando projetos de ensino voltados às áreas de artes visuais, design e moda.


LUCIUS VILAR

+

Designer de Moda, Lucius é diretor criativo do atelier Lucius Vilar, um escritório de imagem que trabalha com consultoria de pesquisas de moda, comportamento, estratégia, posicionamento, identidade, universo visual, desenvolvimento de coleções e design de superfícies. Possui experiência em pesquisa de moda e comportamento, tendo trabalhado em instituições nacionais e internacionais e na revista Bloom, de Li Edelkoort. Graduado em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), é especialista em design gráfico pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), e mestrando em Arquitetura, urbanismo e design pelo Centro Universitário Belas Artes.


HAYDINE AZEVEDO

+

Haydine Azevedo é designer de interiores em Milão.


IZA DEZON

+

Pós-graduada em Gestão de Moda, Luxo, Beleza e Design pelo Institute Français de la Moda — IFM, Iza Dezon é especialista em previsão de tendências, representante oficial da Peclers Paris no Brasil, palestrante e mentora com habilidades em análise de tendências, estratégias de comunicação e inovação.


MIRELLA WHITEMAN

+

Formada em Comunicação pela Unesp e com MBA em Marketing pela FGV, tem mais de dez anos de experiência em agência de comunicação. Atuou como PR de marcas como adidas Originals, Kipling, Cavalera, Redley, Blue Man, New Balance, Surface to Air, Rosa Chá e Vivara. Trabalhou junto a seus clientes por diversos anos em todas as semanas de moda do Brasil e em algumas edições da semana de moda de Nova York. Esteve três anos à frente da comunicação da Osklen, atuando tanto na criação de planejamento estratégicos, como coordenando a produção de conteúdo, eventos e desfiles. Também era responsável pelas assessorias internacionais da marca nos EUA, América Latina e Europa. Em 2016, fundou a Lagos, uma agência especializada em produção executiva, com foco em moda e publicidade.


RODRIGO YAEGASHI

+

É editor de moda da revista Harper’s Bazaar Brasil há 3 anos, formou-se na Faculdade Santa Marcelina e logo seguiu pelo caminho da criação de imagens, styling e fotografia. Responsável pelas capas e editoriais da revista, também cuida das coberturas das semanas de moda internacionais, sempre busca trazer um olhar fresh e moderno na bagagem, que reflete diretamente na revista.


SILVANA HOLZMEISTER 

+

Graduada em Letras (1988) e em Comunicação Social (1991) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Silvana Holzmeister é mestra em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac (2008) e autora dos livros “Styling – guia básico” (2016 e 2012) e “O estranho na moda – a imagem dos anos 90” (2010). Atualmente, é professora convidada no IED. Tem experiência na área de Artes com ênfase em Moda, atuando principalmente em moda, comportamento, cultura de moda, tendência e jornalismo e, no mercado, atua como editora sênior de moda na revista Harper’s Bazaar Brasil.


TAMI GOTODA

+

Tami Gotoda trabalhou 13 anos no mercado editorial como stylist e editora de moda de revistas como Marie Claire, Estilo, TPM e Elle, além de desenvolver campanhas comerciais para diversas marcas. Atualmente, é Head de Criação no Dafiti Group, onde é responsável pelas campanhas de moda e de comunicação na empresa, unindo experiência editorial aos resultados de performance de marketing.


VITOR MAGALHãES

+

Arquiteto formado pela Universidade de São Paulo e pela Bergen Arkitekthogskole, sua vocação para o design e para as artes visuais ganhou voz ainda durante a graduação, quando iniciou sua experiência no mercado de moda, na redação da Vogue Brasil. Ao longo dos últimos seis anos, trabalha e colabora criativamente com grandes marcas e empresas do ramo, como Calvin Klein Jeans, C&A, Cris Barros, Dafiti, DSquareda, Facebook, Fenty, Giada, MAC Cosmetics, Missoni, Melissa, Natura e Vivara, além de revistas como Claudia, Quatro Cinco Um e Elle Brasil, onde é editor de arte.

Início das aulas: RESERVE SUA VAGA
Dias: sábado e domingo - uma vez ao mês
Horário: 9h às 17h (2h intervalo)
Duração: 144 horas

DISCIPLINAS
Mentoring de Abertura3h
Introdução ao styling6h
História da moda12h
Prática de shooting30h
Consultoria de imagem para styling12h
Pesquisa de conteúdo de moda6h
História da imagem de moda12h
Projeto para styling12h
Styling para e-commerce de moda9h
Tendências e coolhunting6h
Análise de cores para imagem e estilo6h
Estudo de desfiles e editoriais6h
Produção executiva de moda6h
Design gráfico para moda6h
Orientação e montagem dos trabalhos6h
Apresentação do Projeto Final – TCC6h
CURSOS RELACIONADOS
01/08/2022
PRESENCIAL
Design de Moda
Reserve sua vaga
SEMIPRESENCIAL
Consultoria de Imagem
Reserve sua vaga
PRESENCIAL
Consultoria de imagem masculina
01/06/2022
36 horas
SEMIPRESENCIAL
Visual Merchandising: Varejo para Moda
Reserve sua vaga
144 horas
PRESENCIAL
Gestão de negócios de moda
17/05/2022
SEMIPRESENCIAL
Future Studies & Trend Hunting
21/09/2022
SEMIPRESENCIAL
Marketing e Comunicação de Moda
SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.