IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
EXTENSãO

Game Design

ONLINE
48 horas
01/09/2021
segundas e quartas
das 19h às 22h
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O curso auxilia o aluno a compreender princípios e adquirir a capacidade de analisar, investigar, avaliar e conhecer conceitos da indústria de games, viabilizando a organização e o desenvolvimento de habilidades e competências no campo do design de games através da criação de protótipos jogáveis por meio de softwares, potencializando o portfólio do aluno.

Para quem?

Designers, publicitários, artistas gráficos, ilustradores e estudantes universitários de campos correlatos que tenham interesse em trabalhar no campo do Game Design.

Como é?

O curso abrange as características dos jogos e sua história e conceitos de game design e gameplay, capacitando o aluno a conceber propostas de jogos, documentar o design de um jogo e produzir e avaliar protótipos de jogos, além de desenvolver habilidades de pensamento crítico e criativo, trabalho em equipe e solução de problemas, culminando no design de um jogo digital.


Ethos Criativo

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


COORDENAÇÃO

ALMIR MIRABEAU

Doutor em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ), Almir Mirabeau atua na indústria gráfica desde 1984. Participou de projetos de comunicação visual, tanto como produtor gráfico quanto como diretor de arte. Como pesquisador, aborda os temas relacionados à Memória Gráfica Brasileira, História do Design e Design de Informação. Coordena o One Year de Design Gráfico e Comunicação Visual do Istituto Europeo di Design (IED Rio) desde 2018. Ministra disciplinas relacionadas à visualização de dados, tipografia, comunicação visual, produção gráfica, história do design, cores no design e game design em diversas instituições de ensino. Também é presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI), atua como gestor de projetos e consultor e apresenta, juntamente com Rafael Ancara e Ricardo Cunha Lima, o podcast Visual+Mente.

PROFESSORES

DANIEL MOURA

-

Doutor em Design (PUC Rio), com ênfase em Design da Informação, mestre em Design (PUC Rio) e graduado em Programação Visual (UFRJ), Daniel Moura é designer gráfico, gerente de projetos da Chalk, atuou em projetos de identidades visuais, editoriais, games, infográficos e visualizações de dados para empresas no Brasil e no exterior. Gerenciou projetos junto a empresas como Petrobras, Transpetro, Furnas, Coca Cola, Banco do Brasil, Vale e BR Mania. Lecionou disciplinas de Projeto de Infográfico, Design & Marketing, Game Design e Teorias do Design no Curso de Comunicação Visual — Design da Escola de Belas Artes (UFRJ). Ministrou aulas de Design da Informação no IED Rio e aulas de Ilustração, Linguagem Visual e Desenho de Observação no curso de Design Gráfico da Unesa. Realizou exposições fotográficas e palestras em mais de 30 instituições de ensino superior pelo Brasil.

Início das aulas: 01/09/2021
Término das aulas: 25/10/2021
Dias: segundas e quartas
Horário: das 19h às 22h
Duração: 48 horas

Valores:
R$ 4.444,00
Em até 6 vezes no cartão de crédito

DISCIPLINAS
Apresentação e conceitos gerais. Atividade de “game design” e experiência do jogador
Jogos digitais e game engines/Características dos jogos digitais
Gameplay, Level Design, jornada do heroí
Arte, pixel art, artes gráficas, referências visuais
Cases de projetos pessoais de sucesso e histórias e depoimentos de profissionais da área
Masterclass: projetos autorais com referências da área
GUI/interface, mecânica e narrativa, processo de projeto e “game design document”
Projeto — fase 1: concepção e pré-propostas
Projeto — fase 2: desenvolvimento do trabalho
Projeto — fase 3: desenvolvimento do trabalho e pré-produção
Como propor um projeto — apresentação / ideia / desenvolvimento / contrapartidas
Projeto — fase 4: desenvolvimento do trabalho e produção
Projeto — fase 5: produção, refinamento e prototipação
Projeto — fase 6: produção, refinamento e prototipação
Projeto — fase 7: produção, refinamento e prototipação
Apresentação do projeto
RIO DE JANEIRO SÃO PAULO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.