ITA
Língua
Italiano
Início
Outubro 2025
Período
Período Integral
Formato
Presencial
Duração
3 Anos
Créditos
180
Coordenador do curso
Fulvio Ravagnani
O mercado da comunicação do setor artstico-cultural é altamente competitivo e em evolução constante.
Esse setor, devido às suas especificidades, requer profissionais capazes de observar todas as atividades de comunicação dirigidas aos usuários finais e as atividades de didática e curadoria a partir de dois pontos de vista: tanto a partir do conteúdo quanto da realização.
A graduação em Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo foi criada para transformá-lo em um profissional que sabe combinar estratégia e criatividade em projetos culturais de qualquer escala.
Durante o curso de três anos, você adquirirá um conhecimento profundo das ferramentas tradicionais e digitais e desenvolverá uma propensão à multidisciplinaridade e ao trabalho de equipe, habilidades extremamente requisitadas nesse ramo da comunicação.
Milão é o contexto ideal para capacitar-se como um especialista em comunicação do patrimônio artístico contemporâneo. A ampla presença de entidades públicas e privadas na região ligados a contextos empresariais e filantrópicos que trabalham com arte, cinema, fotografia, teatro, editoria, música etc. fará com que você conheça de perto esse mundo e pratique, graças às diversas colaborações com empresas e instituições durante o curso.
Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo é o curso dedicado para quem deseja trabalhar no setor da comunicação dearte, cinema, fotografia, teatro, editoria e música.
A graduação de 3 anos em Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo baseia-se no desenvolvimento de um pensamento estratégico e criativo, teórico e prático. A metodologia de ensino favorece a sinergia entre cultura de projeto, criatividade, tecnologia e experimentação.
Esse curso de graduação combina aulas presenciais, exercícios, case histories e projetos desenvolvidos individualmente ou em grupo. O percurso didático está fortemente relacionado com o mundo profissional graças à colaboração entre os docentes e organizações da região.
Durante três anos, você desenvolverá projetos enriquecidos por colaborações com instituições, empresas e fundações do setor público e privado.
Se seu objetivo é trabalhar no campo da comunicação do setor artístico e cultural, a graduação de três anos em Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo é o curso certo para você.
Esse curso fornece o conhecimento cultural e técnico para compreender e interpretar o panorama em evolução constante do mercado específico de consumidores, das plataformas digitais e das potencialidades das mídias para projetar estratégias inovadoras para toda a indústria cultural: arte, cinema, fotografia, teatro, editoria e música.
A graduação de 3 anos em Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo prepara você como um profissional do setor da comunicação com aplicação no âmbito artístico e cultural.
Durante três anos, você estudará matérias com uma abordagem histórica, que permitirão que você construa as bases culturais e de reflexão necessárias para lidar com diferentes tipos de contexto.
Outros campos de disciplinas reforçarão suas competências sobre as abordagens metodológicas ideais para a comunicação eficaz. Finalmente, você testará tudo o que aprendeu com as disciplinas de projeto, características da abordagem IED. Terá a oportunidade de trabalhar em casos reais colaborando diretamente com empresas e instituições.
Você aprenderá a utilizar as ferramentas tecnológicas fundamentais para trabalhar no setor da comunicação.
Para que você possa entrar em contextos de trabalho internacionais da melhor forma, deverá saber usar, de maneira eficaz, pelo menos uma segunda língua da UE além do italiano.
Durante o curso, aprendem-se as noções teóricas e críticas para ler as problemáticas da comunicação contemporânea do setor específico de maneira transversal, sabendo como equilibrar as diferenças em relação ao panorama geral.
A graduação de 3 anos em Comunicação e Valorização do Patrimônio Artístico Contemporâneo permite que você adquira as competências para desenvolver e definir estratégias de comunicação coerentes com os objetivos de iniciativas artístico-culturais usando uma abordagem sistêmica. Aprofundará abordagens e avanços para construir planos de comunicação integrados, capazes de orientar, direcionar ou manter os níveis de excelência e de competitividade do projeto em questão no panorama internacional. Você desenvolverá um conhecimento adequado e uma visão crítica dos conceitos de: público-alvo, audiência, usuários, consumidores e, em geral, dos interlocutores para compreender que o público final do patrimônio artístico contemporâneo deve desempenhar um papel ativo no processo de comunicação.
Primeiro ano
No primeiro ano, você estudará matérias que te darão uma visão multidisciplinar do mundo da comunicação e do setor artístico-cultural, que serão a base a partir da qual desenvolver conhecimentos mais específicos nos anos seguintes.
Fotografia
Estilo e história da arte e dos costumes
História da arquitetura
Patrimônio cultural e ambiental
Metodologia de projeto da comunicação visual
Direção
Marketing e management
Linguagens e técnicas do audiovisual
Segundo ano
No segundo ano, você conhecerá as matérias e as ferramentas que serão mais úteis para atuar plenamente na área de escolhida. Você poderá testar seu “saber fazer”, começando a trabalhar em projetos concretos propostos por nossos parceiros e sob a orientação dos docentes, que te acompanharão em cada etapa do processo.
Estética
Estilo e história da arte e dos costumes
Metodologia de projeto da comunicação visual
Museografia e projetos de sistemas de exposição
Antropologia cultural
História das novas mídias
Disciplinas sociológicas
Teoria da percepção e psicologia da forma
Terceiro ano
No terceiro ano, você continuará a realizar projetos avançados, trabalhando em projetos reais propostos por empresas. Nesse ano, que se concluirá com o trabalho final, você poderá avaliar os resultados atingidos e as habilidades verticais específicas da profissão.
Estilo e história da arte e dos costumes
Legislação e economia da arte e do espetáculo
Museografia e projetos de sistemas de exposição
Metodologia de projeto da comunicação visual
Museologia
Patrimônio cultural e ambiental
Análise dos processos comunicativos