08 junho 2022

A parceria com a Universidad Externado de Colombia já trouxe para o Rio de Janeiro cerca de 250 estudantes colombianos.

Desde 2019 o IED tem ofertado um portfólio de cursos ministrados em espanhol para estudantes da América Latina através do CR+IED. Este projeto surgiu em parceria com a Universidad Externado de Colombia e já recebeu cerca de 250 estudantes dos cursos de Pós-Graduação colombianos. Até março de 2020 foram 05 turmas presenciais com atividades sempre realizadas no IED Rio. Com o início da fase mais aguda da pandemia de covid-19, os programas passaram a acontecer online e neste formato tivemos 04 novas turmas.

Os programas para esta modalidade possuem temas variados, como Design Thinking e Inovação, Design e Fabricação Digital e Design e Metodologias Ágeis. Com seus conteúdos desenvolvidos sob medida, as atividades possuem sempre parte da carga horária dedicada a atividades práticas e ao intercâmbio cultural, tais como visitas a museus, hubs de inovação e empreendedorismo e pontos turísticos da capital carioca.

Durante a primeira semana de abril tivemos a satisfação de receber a décima turma trazida por esta parceria, marcando de forma bem bacana a retomada das atividades presenciais no IED Rio nesta fase pós pandemia. Com duração de cinco dias, o curso apresenta o atual contexto do mercado nacional, onde o design estratégico tornou-se uma importante ferramenta para, por meio de sua metodologia, desenvolver soluções originais para diversos problemas.

“Como gatilho para a criação de novos cenários, utilizamos a cidade do Rio de Janeiro como inspiração e abordagem do design para pensar soluções a partir do momento ‘pós pandemia’ que estamos vivendo.” – Christian Ullmann, coordenador do curso.

Os alunos tinham como principal desafio, desenvolver soluções para a educação, a inovação social e novos modelos de negócio.

“Estamos percebendo o interesse cada vez maior dos estudantes latino-americanos pela nossa realidade cultural, pela nossa criatividade, e principalmente pela abordagem dada ao design no mercado brasileiro. Neste sentido, estamos negociando atualmente a extensão deste portfólio por meio de novas parcerias também com instituições da Argentina e Peru” – Fabiano Virginio, diretor do CR+IED.

As próximas turmas já estão confirmadas para o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Para conhecer alguns projetos desenvolvidos pelo CR+IED clique aqui.

#ied #cried #criedbrasil #inovação #designthinking

Com Fabiano VirgínioChristian UllmannSilmara AlvesMichele BarbieriGiuseppe GrecoRoberta Freitas, Alexandre Reze, Daniel KraicheteCR+IEDIED São Paulo e IED Rio