Língua

Italiano

Início

Novembro 2024

Período

Período Integral

Duração

12 Meses

Coordenador do curso

Serena Danna

Preço

€ 17.100

Aprenda a padronizar os dados, dando-lhes uma identidade clara e coerente com o Mestrado em Design de Informação do IED Milano, que combina jornalismo de dados, jornalismo visual e narrativa multimídia para criar excelentes soluções de informação.

Em uma era de caos e sobrecarga de informações e dados, estes últimos devem se destacar, atrair a atenção e promover a memória e a recordação. E para isso é preciso formar profissionais, especialistas em diversas disciplinas.

O Mestrado em Design de Informação irá formá-lo como um profissional completo, capaz de criar o produto certo - visualização de dados, vídeos curtos, podcasts, gráficos interativos - seguindo todas as fases de forma independente: desde a idealização, passando pelo design e criação até a publicação. Durante o curso você terá a oportunidade de interagir com outros âmbitos profissionais como: jornalismo, desenvolvimento de TI e escritórios de comunicação e marketing, setores com os quais o Designer de Informação interage e lida regularmente.

Informação para decidir

O Mestrado em Design de Informação combina aulas presenciais com cursos, seminários, palestras, laboratórios e exercícios dedicados. Os docentes, graças a uma abordagem multidisciplinar, irão acompanhá-lo através de um percurso verdadeiramente estimulante, estruturado em aulas teórico-práticas e workshops de design, graças aos quais poderá colocar-se imediatamente à prova e descobrir a importância da empatia e da criatividade no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades dos usuários.

O Mestrado baseia-se em três macroáreas de temas: jornalismo de dados, jornalismo visual e narrativa multimídia. A primeira macroárea é dedicada ao ouro do novo milênio: os dados. Você aprenderá a localizar, selecionar, organizar e visualizar dados. A área de jornalismo visual oferecerá um panorama do desenvolvimento visual ligado à fotografia, ilustração e vídeo, mostrando a evolução narrativa das linguagens e o impacto das novas tecnologias: do uso de drones à inteligência artificial. A terceira área irá fornecer-lhe ferramentas e competências para a análise de audiência, o funcionamento de plataformas digitais e sociais e para o design e criação de conteúdos dedicados. Esses três pilares da aprendizagem dialogarão continuamente, entrelaçando oportunidades e práticas.

O percurso didático oferece uma ligação estreita com o mundo profissional:  você entrará em contato com um corpo docente formado por profissionais de grandes empresas e agências, atuantes em contextos nacionais e internacionais, que poderão lhe contar sua experiência em primeira mão.

O Mestrado em Design de Informação destina-se a designers com formação em design gráfico ou comunicação visual que queiram entrar no mundo da informação e divulgação. Perfis com diferentes formações serão avaliados caso a caso.

Se você é um amante dos dados, do mundo da informação, da inteligência artificial e da semiótica este é o caminho certo a seguir.
Envolva-se aprendendo diretamente com a discussão em sala de aula, mergulhando em uma dimensão extremamente prática e concreta.

Em uma era em que cada um de nós é inundado, diariamente, com todo o tipo de notícias e informações, a sobrecarga de dados tornou-se normal. Mas nem todos sabem que a sobrecarga de informação tem frequentemente um impacto negativo no nível de atenção das pessoas e na sua capacidade de compreender e gerenciar as notícias.

É aqui que entra em cena o Designer de Informação, figura capaz de traduzir todos esses dados em histórias acessíveis, que na Itália ainda são muito difíceis de encontrar.

O objetivo do Mestrado em Design de Informação é formar profissionais capazes de efetuar design gráfico e textual, que possuam em sua formação e experiência uma série de técnicas destinadas a analisar, organizar e ordenar textos para tornar a experiência de uso simples e agradável aos olhos dos usuários.

Este mestrado oferece experiências de elevada qualidade, graças a todos os docentes profissionais do setor, e às competências que serão adquiridas graças ao contato próximo com empresas parceiras. Durante o Mestrado, de fato, você terá a oportunidade de se testar trabalhando em projetos reais baseados nas necessidades das empresas que optam por colaborar com o IED para ter um ponto de vista diferente e atual.

Você é apaixonado por dados, comunicação e jornalismo? Este é o Mestrado certo para você. Aceite o desafio e torne-se um Designer de Informação especialista!

Programa de Estudos

Graças às competências técnicas que irá adquirir ao longo do caminho, você aprenderá a contar uma história através da visualização de dados: desde a definição da ideia, a pesquisa e seleção do conjunto de dados, até ao design do modelo visual e a finalização do artefato de comunicação.

Exploraremos todos os novos players envolvidos na produção de conteúdo e os fatores que determinam o sucesso de um produto.
Por fim, ao final do curso em um módulo dedicado, abordaremos o tema da Inteligência Artificial e Machine Learning, durante o qual você acompanhará passo a passo todas as fases de design de um produto digital de IA, adotando a abordagem do Design Thinking.



Módulos caracterizantes

- Metodologia Narrativa
- História e Análise do Jornalismo
- Designing Stories
- Técnicas contra a desinformação
- Projeto 1: Data Visualization Tools
- Estudos Visuais: dentro da Imagem
- New Media Analysis
- Motion Graphics and Data Animation for Information
- Projeto 2: AI and Machine Learning



Ensinos Transversais

- Lecture, Case history and Visiting
- Autoempreendedorismo
- Cross cultural activities



Projeto de Tese

- Lecture, Case history and Visiting
- Autoempreendedorismo
- Cross cultural activities

Docentes

Serena Danna

Coordenador do curso

Daria Scolamacchia

Photo editor

Lisa Forni

Davide Di Gennaro

Silvia Boccardi

Stefania Guerra

Michela Lazzaroni

Alessandro Alviani

Francesco Cancellato

David Puente

Notícias