A essência da nova flagship da cacau show, se não o chocolate, é o design

Data

02 outubro 2018

Inaugurada no MorumbiShopping, no dia 23 de agosto, a mega store de 450 m2 é obra da RomeroLab.

Inaugurada no MorumbiShopping, no dia 23 de agosto, a mega store de 450 m2 é obra da RomeroLab, estúdio de arquitetura e design fundado por Tatiana Romero que, junto da equipe envolvida, utilizou metodologias do Design Thinking e Mindset, Design de Serviços, Design OpsJourney DesignUser Experience (UX) e User Interface desde a ideação até a realização do projeto.

Em 2016, foi na crise econômica e mudança de comportamento do consumidor que a designer de interiores enxergou a necessidade de se preparar para o que chamou de novo mundo, iniciando seus estudos no Istituto Europeo di Design – IED SP – no curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising e na Pós-graduação em Design Estratégico.

“A Tatiana sempre foi muito interessada nas aulas e sempre construtiva com os professores e a turma. Seu projeto final de One Year ganhou menção honrosa pela Retail Design Institute – RDI – com bastante maturidade projetual. Não há preço que pague esta satisfação que tenho diante de trabalhos como este e tantos outros que já vi por aqui”, relata a coordenadora e professora Cintia Lie.

“(…) foi incrível poder ‘colidir’ meus anos de experiência em projetos de varejo com todo esse conhecimento intenso que os dois cursos proporcionaram (…) para construir futuros desejados – e não depender de esperar a chegada de futuros possíveis ou prováveis”, conta Tatiana, “e agora, em agosto de 2018, no mês de entrega do meu trabalho de conclusão de curso, também inauguramos um novo projeto”, no qual diz ter colocado “toda essa explosão de inovação e design que resultou na mega store”.

Sob o conceito “A Floresta Show do Cacau”, o projeto foi pensado para levar o público a uma experiência multissensorial pela cadeia produtiva do chocolate, da origem do fruto ao produto final, na intenção não só de comunicar a potência da marca, mas de gerar conteúdo e intercâmbio com o consumidor.

Estímulos visuais, olfativos e auditivos atraem o público à loja, que com uma fachada integrada ao Shopping, sem divisão de pisos e com iluminação luz do dia, oferece naturalidade à experiência e traz um ambiente como extensão do outro.

O design interno da loja, aliado à paisagem sonora e à iluminação, sugere sutilmente um trajeto a ser percorrido, enquanto a atenção se volta ao mobiliário assinado por Paulo Alves que, além de dialogar com os produtos, comunica uma história: a linha orgânica LaCreme, produzida em ambiente de vidro na fábrica da Cacau Show em Itapevi, por exemplo, é referência do móvel Bendito, transparente e contrastado com matizes escuras que remetem às altas gradações do cacau.

Aliada ao design de produtos e serviços, a experiência do consumidor desempenha papel central no projeto, trazendo as diferentes estações que a arquitetura abarca como pontos de contato com os visitantes: além da loja e café tradicionais e da área infantil, no horário de funcionamento, a seção Bean to Bar demonstra o processo de manufatura do chocolate, e o Cacau Lab oferece programação de cursos e workshops. E sustentada pelo design gráfico, essa interação se estende na comunicação verbal e visual entre produto e consumidor.

 

flagship já é um sucesso e ganha cada dia mais destaque no piso térreo do Shopping, provando que o design e suas vertentes como pensamento e estratégia são dispositivos aliados na identificação, desenvolvimento e atendimento das demandas atuais do mercado e do novo consumidor.

Informações técnicas

Área: 450 m2 Local: Piso térreo, MorumbiShopping Retail Design: RomeroLab Cenografia: Pedro Alcântara Mobiliário: Paulo Alves Marketing, operações, arquitetura, produto: Cacau Show

Pode estar interessado em: