Um projeto sobre moda circular com o objetivo de desenvolver um programa de criação de capacidade para mulheres, para ajudá-las a adquirir as habilidades necessárias e as técnicas tradicionais que fazem parte da cultura e da herança de uma região.
Data
10 agosto 2021
Um projeto sobre moda circular com o objetivo de desenvolver um programa de criação de capacidade para mulheres, para ajudá-las a adquirir as habilidades necessárias e as técnicas tradicionais que fazem parte da cultura e da herança de uma região.
O IED é um dos parceiros do Crescimento Social para Moda Circular e de Herança (SOGFASH), um projeto que dá apoio a jovens mulheres NEETs (que não estudam nem trabalham) que precisam de habilidades práticas para melhorar sua empregabilidade e sua visão e criar uma carreira significativa.
A iniciativa é cofinanciada pela União Europeia e tem, além do IED, cinco outros parceiros internacionais: Live Learning Development e.V. (Alemanha), Fashion Revolution da República Tcheca, The Nest (Grécia), Mine Vaganti NGO (Itália) e Afridat UG (Alemanha).
Este projeto fornece a jovens mulheres acesso à aprendizagem com mulheres de mais de 55 anos que têm o conhecimento de técnicas de manufatura sustentável e de herança na produção têxtil e de vestuário. Algumas dessas técnicas tradicionais foram perdidas e este projeto deseja promovê-las, para enriquecer não somente o sistema da moda, mas também nossa sociedade e nossa economia.
Juntamente com um coletivo de parceiros internacionais, o IED desenvolverá um kit de ferramentas educacionais concentrado no fortalecimento e em habilidades sociais para melhorar a empregabilidade, habilidades empresariais para promover microempreendimentos e estúdios de produção manufatureira, habilidades técnicas de como desenhar e desenvolver tecidos e vestuário, etc.
Além disso, o grupo de pesquisa criará um programa educacional digitalizado direcionado a educadores que serão treinados em como aplicar resultados e incluir todo o material que os ajudará a melhorar seus próprios conhecimentos e propagar o programa para os grupos-alvo.
Finalmente, eles trabalharão no desenvolvimento e no teste de uma plataforma de educação digital que incluirá um mapeamento de técnicas tradicionais de herança da Europa. Esse mapa será exposto em eventos e estúdios abertos que ocorrerão na região de cada parceiro no fim do projeto, para divulgar a herança de seus próprios países.
Se quiser saber mais, acesse aqui.
Você também pode seguir as páginas do projeto SOGFASH no Linkedin e no Facebook para ver mais atualizações.