08 Agosto 2023 - 09 Agosto 2023

Múltiplos

São Paulo - Brasil

Online

Vamos discutir as práticas e abordagens que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da integração da neuroarquitetura ao design de interiores.

Você já parou para pensar como seus projetos podem afetar a vida e as experiências das pessoas? Os ambientes nos impactam em níveis que vão muito daquilo que percebemos conscientemente. Emoções, tomada de decisão, produtividade, percepções, memórias e experiências são diretamente afetadas pelos ambientes que ocupamos e seu conjunto de características, como cores, texturas, materiais, mobiliário e objetos decorativos.

Entre todos os efeitos que o ambiente pode gerar nos seus usuários, vale destacar os efeitos no bem-estar e na saúde mental, que são diretamente influenciados pelo espaço em que estamos. Os designers, portanto, têm uma grande responsabilidade na manutenção do bem-estar das pessoas que ocupam os espaços projetados. Quando falamos de design de interiores essa responsabilidade se torna ainda mais crítica dado que passamos mais de 90% do nosso tempo dentro dos edifícios.

Nesse contexto, estudos recentes no campo da neurociência e outras ciências aplicadas nos ajudam a ampliar a compreensão sobre a relação entre aquilo que projetamos e a experiência e o bem-estar dos indivíduos nos ambientes. Esse campo interdisciplinar, conhecido como neuroarquitetura, tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, assim como a demanda por profissionais capazes de aplicar a neuroarquitetura em seus projetos.

Nesta palestra, discutiremos como designers podem incorporar esses conhecimentos com foco em criar espaços mais eficientes e saudáveis. Discutiremos as práticas e abordagens que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da integração da neuroarquitetura ao design de interiores.

Participantes:

Andreá de Paiva:

Andréa de Paiva é Master of Arts pela Middlesex University em Londres e arquiteta e urbanista pela USP (Universidade de São Paulo). Tentando unir pesquisa, educação e design em seu trabalho, seus interesses de pesquisa envolvem o campo interdisciplinar da ciência cognitiva aplicada à arquitetura e ao urbanismo, bem como a teoria da arquitetura, a fim de compreender melhor como o ambiente físico pode afetar os indivíduos e a sociedade. Os principais tópicos de sua pesquisa incluem efeitos de curto e longo prazo do ambiente físico; enriquecimento ambiental e plasticidade cerebral; como o espaço afeta a memorização de experiências; restauração cognitiva; e a experiência multissensorial do ambiente.

Andréa é idealizadora do NeuroAU, um espaço online criado para disseminar discussões sobre as conexões entre a ciência cognitiva e a arquitetura, o design e o urbanismo. Ela também é coautora do livro "Triuno: Neurobusiness e Qualidade de Vida", publicado em 2014. Também é vice-chair da ANFA-Brasil (um braço da ANFA, a Academia de Neurociência para Arquitetura que fica no Instituto Salk de Pesquisas Biológicas na Califórnia) e membro do ACE (ANFA Center for Education, grupo criado para discutir o ensino da neurociência para a arquitetura).

Ela atua como professora de neurociência para arquitetura e também foi convidada para dar palestras e webinars na Varna Free University, na Bulgária; no Dubai Institute of Design and Innovation, no Institute for Challenging Disorganization nos Estados Unidos, no SECOVI-SP, no SESC-SP, entre outros.

Certificada em Design Thinking pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) de Boston, Andréa também é consultora de NeuroArquitetura, tendo prestado consultorias no Athié Wohnrath (um dos escritórios de arquitetura de maior sucesso do Brasil segundo a Forbes, 2016), onde se envolveu com a aplicação da NeuroArquitetura em diversos projetos escolares e corporativos. Ela também foi consultora da FGV, o melhor think tank da América Latina segundo o Global Go To Think Tanks Index (2020), e é colaboradora convidada da pesquisa sobre como o design afeta o comportamento, desenvolvida pela DPA Architects em Cingapura/Londres e financiada pelo Design Singapore Council.