VOLVOX: O DESIGN SOCIAL DE RAFAEL GREGÓRIO

Data

15 janeiro 2019

Em dezembro passado, aconteceu no IED São Paulo a 14ª edição do APRITI, evento anual que reúne os melhores trabalhos finais dos alunos de graduação em Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produtos e Serviços, sendo que o mais bem avaliado entre os três ganharia um curso summer no IED Itália.

Com nenhuma falta no boletim durante os três anos da graduação, o vencedor de 2018 foi o designer gráfico e digital Rafael Gregório, autor do projeto Volvox.

 

Tudo está ligado.

“O anseio em querer ajudar o bairro onde moro já existia antes da faculdade, mas não passava de uma vontade de alguém que não sabia nem por onde começar”, conta Rafael, que, a partir da temática do design social, desenvolveu e concretizou essa ideia em seu projeto final no IED São Paulo.

Percebendo as relações construídas ao longo de sua trajetória acadêmica, ele enxergou o valor da faculdade de design e a necessidade de unir pessoas interessadas em solucionar problemas para desenvolver a plataforma digital Volvox, ferramenta de mapeamento, organização e apresentação de projetos a serem realizados em determinado bairro.

Após se cadastrar no site como designer, bairro ou faculdade, o usuário pode participar de projetos existentes ou criar novas ações, estimulando a proatividade de moradores ou público flutuante de uma região que busca mudanças, de designers capazes de contribuir com as demandas, e de faculdades com a responsabilidade de colaborar com o entorno.

“Eu sou um nó”.

Citando o professor Rodrigo Vilalba durante uma aula de Design Universal, Rafael descreve a vida como uma rede de conexões que tecemos como se fossem nós e que definem nossas ações, e estende esse pensamento de interligações ao buscar referência na biomimética a fim de extrair da natureza soluções e estratégias para integrar o projeto.

 

Ao observar as relações entre os seres, Rafael encontrou a chamada relação intraespecífica harmônica, caracterizada pela coexistência e beneficiamento mútuo entre seres de uma mesma espécie e própria da alga verde Volvox, da qual o designer se apropriou para nomear o projeto.

Além do nome, que gera curiosidade pelo som, Rafael encontrou inspiração no agrupamento em colônias da espécie, representadas por biólogos em uma disposição triangular semelhante àquela utilizada no desenvolvimento da marca e do projeto digital da plataforma.

“Falar do Volvox depois de apresentá-lo para a banca e no APRITI é uma grande alegria. Todo o processo, que muitas vezes foi doloroso, valeu a pena”, conclui Rafael, que agradece ao IED, aos professores e, em especial, à coordenadora Eliane Weizmann pela importância em sua formação.

Pode estar interessado em: