08 junho 2022

Recebemos os proprietários do AYMARA, refúgio ecológico situado no Pantanal, para desenvolver uma embalagem sustentável que será utilizada no refúgio no Mato Grosso.

Os alunos do terceiro semestre da graduação em Design de Produto e Serviço estão envolvidos em um projeto incrível em parceria com a AYMARA @aymaralodge, refúgio ecológico situado no Pantanal. Recebemos os proprietários do AYMARA para desenvolver uma embalagem sustentável que será utilizada no refúgio no Mato Grosso.

A proposta do projeto reúne discussões contemporâneas acerca do design que envolvem: abordagem ecossistêmica, circularidade, responsabilidade sócio-ambiental, regeneração e design de produto e serviço por meio da criação desta embalagem que será utilizada na pousada no Pantanal.

Os alunos contaram com a orientação dos professores Felipe Garcia, Christian Ullmann e Coral Michelin, em cada etapa do projeto, da criação à execução.

Felipe Garcia desenvolveu com a turma uma abordagem com foco no mercado de trabalho, colocando o aluno frente a frente com o cliente, entendendo que suas dores influenciam diretamente o desenvolvimento do trabalho de design. Com isso os alunos e alunas possuem uma visão macro de integração das disciplinas e o papel do designer como um agente transformador na vida das pessoas.

Christian Ullmann foi responsável por experimentar e descobrir novos biomateriais, compósitos, seus processos de transformação e ciclos de vidas, abrindo novas oportunidades para o design de produto e serviço a partir de atividades exploratórias , pesquisa , reflexão e síntese alunas e alunos constroem e ampliam seu repertório material para o desenvolvimento de novos produtos.

Por meio do Design Ecossistêmico, a professora Coral Michelin, instigou os alunos a pensarem as estratégias e a materialidade das embalagens de modo a não somente reduzir o impacto das mesmas, mas também de modo que elas sirvam como agentes da regeneração dos ecossistemas locais. Ou seja, as alunas e alunos são incentivadas/os a responder a questão: como pode uma embalagem DAR VIDA ao meio ambiente?