Data

18 dezembro 2020

“Desenvolvimento de oportunidades na área do design para carreiras técnicas através de laboratórios de inovação”

No campo das carreiras técnicas no âmbito das novas prioridades europeias em educação e formação, o sistema de ensino superior deve impulsionar a economia do conhecimento e responder às necessidades do mercado de trabalho e contribuir para as exigências de um mercado de trabalho em mudança, aumentando as competências e aplicando abordagens inovadoras para melhorar a relevância dos currículos, potenciando a transição para o mercado de trabalho dos estudantes universitários, bem como promovendo a igualdade de gênero.

Com base nisso, o projeto visa criar e validar um modelo baseado na interdisciplinaridade e aprendizagem centrada no aluno para apoiar a inovação através de uma rede de laboratórios de inovação que servirá para melhorar as ferramentas de aprendizagem, troca de conhecimento, formação de alunos e pesquisadores. 

INNO-TEC-LAB volta-se prioritariamente a professores, investigadores, instrutores e funcionários de organizações parceiras e estudantes de carreiras técnicas, bem como a autoridades públicas, políticos e ao setor empresarial.

O projeto surgiu da parceria que inclui IED Istituto Europeo di Design (Itália, parceiro principal), European Digital Learning Network (Itália), Media Dizjan (Polônia), Metropolia Ammattikorkeakoulu Oy (Finlândia), Stichting Hogeschool Van Amsterdam (Holanda), Desenvolvimento Sustentável Management Institute (França), Vsl Socialiniu Inovaciju Centras (Lituânia). Cada organização parceira foi escolhida pela expertise e valor que pode trazer para o desenvolvimento e implementação do projeto.

A Câmara Municipal de Szczecin, Prefeitura (Polônia) e a Fondazione Golinelli (Itália) são parceiros associados ao projeto, empenhados principalmente na divulgação dos resultados, tendo demonstrado interesse e apoio ao projeto desde as fases iniciais.

INNO-TEC-LAB com duração de 24 meses a partir de setembro de 2020, vê as organizações parceiras envolvidas no desenvolvimento dos seguintes produtos intelectuais:

  1. A criação do módulo de aprendizagem, que consiste no enquadramento metodológico e estratégico para a inovação nas carreiras técnicas. O módulo de aprendizagem servirá de base ao desenvolvimento do programa train-the-trainers online e dos cursos INNO-TEC-LAB voltados a alunos, atividades que por sua vez contribuirão para o reforço e validação do módulo de aprendizagem em si;

  2. O desenvolvimento, entrega e aprimoramento do programa Train the Trainers voltado a treinadores, professores, pesquisadores e palestrantes selecionados com o objetivo de apoiar a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes de aprendizagem e ensino no campo da inovação interdisciplinar;

  3. O design, execução e valorização dos cursos INNO-TEC-LAB para alunos. Os cursos serão implementados por formadores selecionados entre os participantes do Train the Trainers aproveitando a experiência adquirida e numa abordagem centrada no aluno;

  4. Criação de uma plataforma que irá favorecer a troca de conhecimento, a intercomparação e o desenvolvimento conjunto de conteúdos entre os laboratórios de inovação, e que conterá os conteúdos formativos ministrados online.

Serão desenvolvidos 2 eventos multiplicadores a nível europeu que ajudarão na divulgação e extensão dos resultados e realizações do projeto e na sustentabilidade do projeto após a sua conclusão. Ambos os eventos permitirão ainda mais uma comunidade de inovação multissetorial. 

O projeto será divulgado através do site e nas redes sociais do projeto e dos parceiros. Fique ligado e siga nossas redes sociais.


O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um endosso do conteúdo, que reflete apenas as opiniões dos autores, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito das informações nela contidas.

 

 

Pode estar interessado em: