Data

04 dezembro 2020

O IED é o parceiro do projeto europeu de formação profissional que visa o desenvolvimento de aptidões e competências empreendedoras em jovens músicos que trabalham em quarteto de cordas.

MUSA - European young Musicians soft Skills Alliance é um projeto europeu de formação profissional dedicado a jovens quartetos de cordas. Visa dotá-los de conhecimentos, aptidões e competências de empreendedorismo que estão ausentes no seu currículo geral, embora sejam fundamentais para as suas carreiras profissionais.

MUSA destina-se a jovens quartetos de cordas profissionais compostos por músicos entre 20 e 35 anos, que trabalhem juntos e focam no repertório clássico da música de câmara. MUSA é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia como Parceria Estratégica para apoiar a inovação (Ação-chave 2).

A parceria estratégica é composta por: Le Dimore del Quartetto S.r.l. Impresa Sociale as Leading Organisation, IED – Istituto Europeo di Design e ASK - Centre for Research on Management and Economics of Arts and Culture Institutions da Universidade Bocconi em Milão (Itália), ProQuartet - Centre européen de musique de chambre de Paris e La Ferme de Villefavard en Limousin di Villefavard (França), da Experimenta de Lisboa (Portugal).

MUSA começou em outubro de 2020 e tem duração de 25 meses. É composta por quatro atividades principais:

  1. Um Evento de Formação Conjunta de Curto Prazo para formadores, professores, especialistas de organizações parceiras com o objetivo de definir um quadro metodológico ao nível da concepção de orientações comuns para percursos de formação, resultados de aprendizagem e avaliação;

  2. A sistematização do enquadramento metodológico em Diretrizes replicáveis ​​a nível europeu;

  3. A experimentação piloto através de:
    a) um painel de percursos formativos inovadores de alto nível no setor da música na Itália, Portugal, França;
    b) um painel de atividades formativas transnacionais, que decorre em estrita relação com os percursos como aprendizagem não formal sob a forma de residência artística;
    c) os eventos multiplicadores ao final dos treinamentos e atividades que auxiliam na disseminação dos resultados do projeto.

  4. A avaliação final da experimentação pelo Centro de Pesquisa ASK da Universidade Bocconi por meio de um Manual para Programas de Formação Superior em empreendedorismo cultural para Jovens Músicos e uma Pesquisa sobre os valores educacionais e sociais do patrimônio cultural europeu como motores econômicos e de emprego.

A experimentação piloto (Intellectual Outputs) é composta por três fases europeias principais:

  1. Milão (Itália), Abril de 2021 | Curso de formação inovador no setor da música na Itália: 4-Bows drive, estratégia de imagem e comunicação do Quarteto de Cordas, em colaboração com o IED - Istituto Italiano di Design.

  2. Lisboa (Portugal), Outubro de 2021 | Curso de formação inovador no setor da música em Portugal: Cruzamento entre as artes e em particular entre a música e outras áreas culturais, como a arquitetura, o design, a pintura, para valorização do seu perfil e oportunidades de carreira, em colaboração com a Experimenta.

  3. Villefavard (França), Abril de 2022 | Curso de formação inovador no setor da música na França: Gravação e distribuição no mercado no marketing, com particular referência às fases de registro e distribuição no mercado, legislação nacional e europeia sobre direitos de autor, aspectos administrativos e financeiros, em colaboração com ProQuartet e La Ferme de Villefavard en Limousin.

A jornada do MUSA termina em outubro de 2022 no coração da Europa, Bruxelas, com um grande evento em um local simbólico da cidade.

O MUSA envolve a participação de 11 quartetos de cordas internacionais, selecionados por todos os parceiros e recebidos em residência em casas históricas e outros locais de relevante interesse cultural. A residência artística representa uma fonte de inspiração para o desenvolvimento da identidade e imagem dos quartetos.

O MUSA tem como objetivo final capacitar os jovens músicos para melhorarem as suas perspetivas profissionais, proporcionando às organizações que atuam neste setor uma nova oferta formativa, estreitando a relação entre a música e os setores do patrimônio cultural na perspetiva de impulsionar a cultura europeia em termos de emprego e desenvolvimento socioeconômico.

Clique aqui para conhecer mais sobre MUSA.

Pode estar interessado em: