Projetos de Design Gráfico e Digital, Moda e Produto e Serviço ganharam reconhecimento nos principais concursos de Design do Brasil.
Data
27 janeiro 2025
Projetos de Design Gráfico e Digital, Moda e Produto e Serviço ganharam reconhecimento nos principais concursos de Design do Brasil.
Quem passa pelo IED, sempre terá o seu progresso acompanhado de perto por nós. E, a cada conquista, sentimos orgulho ao ver que, mesmo após a graduação, a ideia de seguir transformando o mundo pela criatividade segue forte na mentalidade de quem estudou conosco.
Mais uma vez, a história se repetiu, e tivemos a presença de alunos e ex-alunos da graduação no pódio das principais premiações do mundo do design, como o BDA (Brasil Design Award), a Bienal Brasileira de Design, o Prêmio Bornancini, Design For a Better World e Prêmio Salão Design, consolidando toda a paixão e visão criativa que eles nutrem pela área e aplicam em seu dia a dia.
A seguir, destacamos os eventos e os projetos que ganharam o reconhecimento da banca avaliadora e do público.
BDA (Brazil Design Award)
Organizado pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), o BDA está em sua 14ª edição e é considerado o principal prêmio do setor no país, registrando mais de 40 mil participantes e 2500 projetos apresentados desde a sua criação.
Este ano, o IED esteve representado por meio de nove projetos de alunos e ex-alunos. As categorias contempladas foram:
Serviço
Embalagem
Produto
Futuro
Branding (único projeto estudantil nesta categoria)
Editorial
Gráfico
Com o evento e as categorias apresentadas, chegou o grande momento de listarmos os 7 projetos premiados pela BDA neste ano:
Semear
Autoria: Bárbara Prandina e Fábio Prista
Categoria: Design de Serviço
Orientação: Coral Michelin e Camilla Annarumma
Por meio de um projeto elaborado como consultoria em Design e Inovação ASG, desenvolveu-se um projeto de Design de Serviço que redefine as plataformas de controle de sementes nativas, dá mais autonomia a coletores não alfabetizados e otimiza o estoque físico com estantes modulares.
O tempo de implementação é considerado baixo (1 ano e 6 meses), e os benefícios mapeados são percebidos a curto, médio e longo prazo, como redução do tempo de compra, aumento da venda e diminuição do desperdício devido à data de validade das sementes.
Restaurar
Autoria: Andressa Ribeiro, Gabriel Sotrati, Giulia Hesketh e Isabela Tsurusawa
Categoria: Design de Serviço
Orientação: Coral Michielin e Camilla Annarumma
A partir de percepções obtidas com colaboradores, a equipe de projeto desenvolveu um novo processo do serviço, mais eficiente e capaz de promover uma experiência ainda melhor para clientes da VerdeNovo Sementes Nativas – desde a prospecção até o pós-compra.
A relevância do projeto está centrada nas dimensões de sustentabilidade e inclusão social no setor de restauração ambiental, transformando um serviço emergente em uma prática mais acessível. Ao proporcionar a redistribuição de tarefas e funções, o projeto integra comunicação visual e estrutura organizacional para promover a conscientização sobre os impactos positivos da restauração ecológica no cerrado.
Cazu
Autoria: Ana Carolina Oliveira, Giuliana Soares Ferraz Boulitreau, Luísa Grigoletto, Maria Gabriela Michielin, Sofia Remondi e Renan Corazza
Categoria: Branding estudantil
Quem nunca deixou a faxina pro dia seguinte? Ou aqueles três pratos e dois copos para lavar mais tarde? Essa realidade inspirou a criação de uma nova marca de limpeza que desafia a visão romantizada e impecável desse segmento.
A Cazu traz a mensagem que não existe uma única maneira certa de manter a casa em ordem. A marca é embalada por cores vibrantes, grafismos circulares e um tom de voz sincero e acolhedor que entende o cansaço e a monotonia que muitas vezes acompanham a faxina.
MissBehave
Autoria: Mariana Leal
Categoria: Design Editorial
Orientação: Fábio Silveira e Rodrigo Vilalba
A MissBehave é uma revista de skate feminino que questiona padrões de gênero e dá visibilidade à cena feminina na modalidade. Para isso, questiona a representação das mulheres nas mídias tradicionais.
A revista se apropria da essência revolucionária, utilizando-a como potência criativa. Seus elementos gráficos expressam uma não conformidade com a ordem social, refletindo a personalidade disruptiva, em conformidade com o posicionamento de mais visibilidade, experimentação e pertencimento – permitindo que meninas e mulheres se reinventem no esporte e encontrem nele uma forma de libertação das amarras do patriarcado.
Xepa
Autoria: Fyamma Sampaio, Isabel Cavalcante, Marcos Hasegawa e Raphael Gimenez
Orientador: Eliane Weizmann
Categoria: Design Gráfico
Dando ênfase à brasilidade e diversidade, o projeto parte da memória afetiva como eixo que conecta a cultura e o imaginário brasileiro. Assim, nasceu o jogo de cartas XEPA, ambientado em uma feira livre típica brasileira para valorizar a cultura local ao desafiar seus jogadores a completar as listas de compras dos personagens.
Nele, a Dona Rosa, o Seu Zé, a Manu e o Vira Lata têm sua própria lista, e o desafio é completar a compra de um deles o mais rápido possível. XEPA promove uma experiência típica brasileira ao valorizar, a partir do Design Gráfico, a conexão que o povo tem com seu território, sua identidade e pertencimento.
Biomateriais no Design: Experimentação, Reflexão e Difusão
Autoria: Enzo Gonçalves Pretti
Orientadores: Maria do Rosário Gonçalves, Christian Ullman e Felipe Garcia
Categoria: Design de Produto
O projeto foi desenvolvido baseado no Material Driven Design (MDD), que viabiliza o processo de experimentação material por parte do designer. Este método, em conjunto do DIY Materials, guiou as tomadas de decisões para a criação de novos biomateriais no laboratório de Biodesign de forma mais célere, com mais qualidade e velocidade.
Dentre os principais ingredientes explorados da biodiversidade brasileira, vale destacar urucum, casca de jabuticaba, moringa, fibra de coco, borra de café e beterraba – resultando em materiais rígidos e flexíveis, opacos e translúcidos, parecidos com couro, Neoprene, plástico, calcários e outros.
Seringa Coringa
Autoria: Beatriz Cavicchini, Emanuela Scappaticci, Rafael Antônio de Oliveira, Tainá Pio
Orientadores: Maria do Rosário Gonçalves e Thaís Behar
Categoria: Design de Embalagem
A fim de implementar estratégia de circularidade para embalagem a um novo recheio cremoso de fabricante multinacional de chocolates, em parceria acadêmica com o Cazoolo, foi desenvolvido um sistema com seringa aplicadora e medidora, refil, e embalagens secundárias.
A solução surgiu da demanda real de mercado para resolver dores específicas do público majoritariamente feminino (utilizar bicos de confeitar, simplificar o processo de medição, possibilitar abertura e fechamento, diminuir a força necessária na aplicação) atendendo preocupações sociais (minimizar o desperdício do produto alimentício), ambientais (redução de matéria-prima, aumento das possibilidades de reuso e reciclagem, diminuição da contaminação) e mercadológicas (incrementar a fidelização e melhorar a exposição no PDV).
Symbiosi
Autoria: Beatriz Cavicchini, Emanuela Scappaticci, Rafael Antônio de Oliveira, Tainá Pio
Orientadores: Maria do Rosário Gonçalves e Thaís Behar
Categoria: Design de Embalagem
A proposta de negócio baseia-se na venda de produtos de moda, feitos com o reaproveitamento de tecidos de poliéster e texturizados com a técnica de shibori 3D (técnica ancestral japonesa desenvolvida 100% artesanalmente). De modo a produzirmos produtos funcionais que se diferenciam dos já existentes no mercado de upcycling.
O objetivo deste projeto é aplicar sabedorias e metodologias ancestrais para regenerar a indústria da moda, valorizando práticas artesanais, respeitando os limites naturais e promovendo cooperação, criatividade e comunidade.
Bienal Brasileira de Design
Outro evento que é um grande polo de design em solo brasileiro é a Bienal. Organizada pela ADG Brasil, e nesta edição em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, ela reúne projetos inscritos por todo o país em uma vitrine de inovação e expressão.
Atualmente, ela está em sua 14ª edição e, pela primeira vez, será realizada no Nordeste – mais especificamente, em Aracaju, no Sergipe. Como não poderia deixar de acontecer, o IED também foi muito bem representado com 13 indicações de projetos na categoria Projetos Acadêmicos – sendo a nossa faculdade a com o maior número de selecionados de São Paulo.
Um dos projetos selecionados foi o Xepa que também foi premiado no BDA e já mencionamos nos parágrafos acima. Dessa vez, iremos abordar os outros que tiveram a sua indicação na Bienal.
Chuva de Emoções
Autoria: Eduardo Siqueira, Giulia Vescovi, Luana Assef, Pietra Ramos e Vitor Miada
Saúde mental não é assunto apenas de gente grande. O projeto Chuva de Emoções, realizado em parceria com o Leiturinha e a Editora MOL, traz um livreto infantil explicativo sobre os impactos da inteligência emocional.
Usando de cores e formas que se conectam com o público, a obra exemplifica como os sentimentos afetam o corpo e as pessoas ao nosso redor, mostrando que, às vezes, uma chuva de emoções é tudo o que precisamos.
Contra Narrativas
Autoria: Luiza Leirner Ceneviva, Maria Carolina Victorino de Toledo, Rodrigo Vilalba, Caniza Caldini e Fábio Ranzani de Paiva
O projeto Contra Narrativas - Acervo Brasileiro de Memórias é um site que tem a memória como tema e as memórias sociopolíticas brasileiras como recorte.
Nele, os usuários publicam suas próprias memórias dentro do recorte, podendo ser de um tema de desejo ou através de uma "isca" randômica que trará um questionamento referente a alguma questão sociopolítica.
Guia Turístico de Belém do Pará
Autoria: Gabriela Rocha, Fábio Silveira e Juliana Henno
O Guia foi desenvolvido como uma curadoria de informações e dicas que proporcionam uma interação rica e voltada para elementos culturais e gráficos, atingindo a curiosidade e despertando o emocional do viajante sobre a região.
Diferentemente dos guias encontrados atualmente, essa versão aborda o desconhecimento geral da região norte do país, precisamente a cidade de Belém do Pará, a partir do levantamento histórico do isolamento territorial e o consequente isolamento cultural.
Entre Atos – Design como Dispositivo Performático
Autoria: Julia Spilborghs
Orientadores: Indio San, Rodrigo Vilalba, Fábio Ranzani e Fabio Silveira
A exposição coloca o design como protagonista de um ato. Ao invés de apenas girar a roda do capitalismo, o design é exaltado como um meio de promover experiências enriquecedoras e reflexões sobre questões emocionais e sensíveis que nos rodeiam.
Ao integrar elementos da performance artística ao design, nasce o Entre Atos, uma proposta de dispositivo performático diante da sociedade que oferece uma lembrança da importância da capacidade de ser e sentir, enriquecendo a percepção social do design no imaginário comum e ecoando a essência vital da experiência humana.
Manual — Um esforço desesperado de cultura
Autoria: Paula Rocha Jorge
Orientadores: Fábio Silveira e Rodrigo Vilalba
Manual é um projeto editorial que tem como objetivo valorizar o artesanato brasileiro, em especial aquele que não é, necessariamente, feito para ter função, e sim para ser admirado como obra de arte.
A ideia é abordar os artistas com sensibilidade e respeito, tornando suas histórias e anseios seu foco, e conquistar o público por meio da identificação e da nostalgia, através do uso de referências do conhecimento popular brasileiro e de elementos nacionais, com o desafio de fazer tudo isso mantendo sua identidade visual coerente e abrangente, mas sem ofuscar o trabalho de todos os artesãos presentes.
Janelas
Autores: Maria Gabriela Michielin Dias, Giuliana Soares Ferraz Boulitreau, Sofia Correa Remondi, Vitor Miada e Enzo Carvalho
Orientador: Maria Carolina Toledo
A ideia do Janelas é, por meio do desenvolvimento de uma marca e de um aplicativo, democratizar e facilitar o acesso da velhice periférica ao mundo digital, de modo que a solução seja uma referência na capacitação e na construção de futuros mais inclusivos.
O propósito é impulsionar as potencialidades da velhice periférica e superar barreiras cronológicas e sociais ao abrir janelas de oportunidades para que os idosos sejam protagonistas de sua velhice, e se sintam pertencentes e participantes ativos na sociedade.
ZUCAS: um jogo sobre a diversidade cultural brasileira
Autores: Eduardo Siqueira, Giuliana Bolitreau, Maria Gabriela Michielin Dias
Orientador: Eliane Weizmann
Aprofundar-se nos diversos aspectos culturais brasileiros e em sua pluralidade nos leva a entender os motivos pelos quais a preservação dessa diversidade é fundamental. Diante disso, surgiu a ideia de promover a acessibilidade deste conteúdo para estudantes do ensino fundamental II em um jogo de cartas.
A proposta é demonstrar a riqueza da diversidade cultural brasileira com um aprendizado dinâmico, a partir do qual os jogadores sejam capazes de se inteirar sobre as diferentes regiões do nosso país.
Prêmio Fedrigoni
O Prêmio Fedrigoni é uma competição internacional promovida pela Fedrigoni, uma gigante dos papéis especiais. A ideia é premiar projetos de design gráfico que brilham pelo uso criativo e inovador do papel – seja em embalagens, livros ou outras peças. É uma ótima chance para designers e agências mostrarem suas ideias e se destacarem no mercado!
Na última edição, tivemos o prazer de ter como finalista (Shortlist)-
El Brasileño
Autores: Giullia Garilli Gizzi, Guilherme Manso, Mariana Shizuê Shinzato, Milena Yuki Watanabe e Sofia Kalassa El Banat
Categoria: Design de Embalagem
Orientação: Érico Lebedenco
Desenvolvida em parceria com um supermercado, a El Brasileño é uma marca de embalagens para produtos de linhas premium, incluindo palmito, farofa e arroz como protagonistas da narrativa e contemplando o encontro gastronômico das culturas brasileira e espanhola.
O projeto explora a diversidade e qualidade de produtos oriundos do Brasil para uma rede de supermercados ibérico. A identidade visual inspira-se na fauna, flora e utiliza-se de recursos gráficos indígenas. El Brasileño se diferencia no ponto de venda, chamando a atenção do consumidor para os produtos vendidos separadamente ou no kit exclusivo.
Morphe – Uma Interpretação Contemporânea ao Óbolo de Caronte
Autores: Rafael Bueno do Prado Kiraly
Orientação: André Caperutto
Na mitologia grega, o óbolo era a moeda que as almas dos falecidos deveriam entregar ao Caronte para assegurar a travessia segura pelo rio Styx. Esse rito sagrado deixou de ser praticado com o tempo, mas teve uma releitura na coleção de joias desenvolvida pelo estudante Rafael Bueno.
Morphe usa do formato e a representação do óbolo para a criação de acessórios únicos. Seus materiais, naturais em sua maioria e trabalhos em formatos imperfeitos, resgata a essência daqueles tempos e oferecem durabilidade aprimorada em cada artigo.
Biomimética e Estamparia: O efeito dos padrões visuais nos insetos
Autores: Marcela Sabia
Orientação: Felipe Garcia
O projeto idealizado pela Marcela Sabiá atua em cima da moda funcional e da biomimética. Ao observar como as moscas tsé-tsé são naturalmente repelidas pelo padrão em listras das zebras, ela produziu uma técnica de estamparia com tinta UV invisível ao olho humano, mas visível aos insetos.
A solução, além de acessível, comprovou ser altamente eficaz nos testes realizados.
Em campo aberto, a estudante expôs alimentos atrativos para os insetos em três mesas e os cobriu com tecidos; sendo um deles estilizado com a inovação, outro parcialmente e o último totalmente neutro. Ao fim da experiência, notou-se uma redução de até 8 vezes no número de insetos concentrados nas superfícies com estampas UV listradas, em comparação com as outras amostras.
Prêmio Bornancini
O Prêmio Bornancini é uma premiação brasileira que homenageia o legado de José Carlos Mário Bornancini, um dos maiores nomes do design industrial no Brasil. Criado para reconhecer projetos e profissionais que fazem a diferença na área de design e arquitetura, o prêmio destaca trabalhos inovadores e com impacto no cenário nacional. A cada edição, ele celebra a criatividade e a transformação que o design pode trazer para o mundo, com destaque especial para a contribuição de novos talentos da área.
Na última edição trouxemos para casa medalha de Bronze com o projeto Manual da aluna Paula Rocha Jorge
Criado como forma de homenagear o designer industrial José Carlos Mário Bornancini, o prêmio é inspirado no legado de inovação deixado por ele para reconhecer profissionais e projetos que transformam o mundo pela arte e criatividade.
Em 2024, o evento foi ainda mais especial, pois contou com homenagem ao centenário do nascimento de Bornancini. Então, saber que o IED fez parte disso sendo representado (e premiado) deixou a lembrança simplesmente marcante.
Quem fez as honras, por sinal, foi a estudante Paula Rocha, com o projeto “Manual — Um esforço desesperado de cultura”, também indicado na Bienal Brasileira de Design.
Prêmio Salão Design
O Prêmio Salão Design é dedicado a reconhecer inovações de design de mobiliário. A princípio, surgiu com a premissa de apresentar somente criações de artistas brasileiros, mas logo sua influência cresceu, reunindo cases de diversas partes do mundo.
Atualmente, é dividido em cinco categorias. Sendo elas:
1. Desafio dos Espaços em Transformação
2. Desafio da Identidade Brasileira 2025
3. Desafio do Uso de Painel
4. Desafio da Tecnologia e Sustentabilidade
5. Desafio das Experiências Positivas
Vencemos em duas categorias com o mesmo projeto na categoria estudante: Desafio das Experiências Positivas e Voto Popular.
O projeto premiado foi um mobiliário lúdico, que promove autonomia e apropriação por parte das crianças. Desenvolvido com código aberto e baixo custo, foi produzido a partir de fabricação digital e está disponível na maior plataforma de projetos open source, com manual e arquivos digitais para download. O mobiliário foi entregue a uma escola de educação infantil vizinha ao IED, cocriado com crianças e educadoras.
Fondazione Francesco Morelli
Fomos selecionados pela Fundação Francesco Morelli com o projeto de TCC em biomateriais do estudante Enzo Pretti. Se seguirmos na disputa, poderemos receber verba para desenvolver o projeto. Esta é a primeira vez que conquistamos essa oportunidade!
Mais de 16 mil histórias em 16 mil projetos inscritos em 35 anos de história. Os números extraídos do site oficial do evento mostram a magnitude do prestígio que eles carregam.
E qual a nossa sensação ao saber que, de todos esses reconhecimentos, o IED teve seu nome marcado em alguns? Na edição deste ano, três alunas do IED terão a chance de fazer história mais uma vez.
Cantin
Autoria: Carolina Haddad Carignani, Luisa Barberio Ferrari e Marianna Ayres
Orientadores: Maria do Rosário e Kenzo Abiko
Categoria: 4 – Desafio da tecnologia e sustentabilidade
Cantin é um mobiliário infantil voltado para o brincar, que promove criatividade, autonomia e colaboração. O conjunto de peças permite a exploração da imaginação de forma coletiva e segura, visto que toda a construção é feita por meio de encaixes.
O processo produtivo foi pensado visando a fácil manutenção e replicação via Open Source, disponível na plataforma global Instructables com manual, além do reuso de materiais que, originalmente, seriam descartados.
Design for a Better World
Organizado pelo Centro Brasil Design, o DFBW, sigla para Design for a Better World, premia inovações cujo objetivo é de causar impactos positivos na sociedade acima de qualquer propósito estético ou mercadológico.
Mesmo com poucas edições realizadas, não levou muito tempo para o DFBW Award conquistar seu espaço e prestígio entre os reconhecimentos oferecidos para a nossa área. As categorias consideradas são:
1. Arquitetura e Cidades
2. Conceito
3. Design de Produtos, Serviços e Embalagens
4. Design Gráfico, Digital, UX/UI e Comunicação
O projeto Raízes, idealizado por Gabriel Sotrati Angelo e premiado na BDA, foi indicado em duas categorias e saiu como ganhador na Conceito. A outra nomeação de Gabriel foi para Design de Produtos, Serviços e Embalagens.
Prêmio Brasileiro de Design (antigo Brasil Design Awards)
O Prêmio Brasileiro de Design é uma das maiores premiações do Brasil, reconhecendo projetos inovadores nas áreas de produto, embalagem, serviço e design gráfico. Organizado pela ABEDESIGN, ele destaca os melhores talentos que estão transformando o design no país, sendo uma ótima chance para os profissionais ganharem visibilidade e reconhecimento no mercado.
Na categoria Estudante, conquistamos três pratas e um bronze. Nesta edição, apenas nove projetos acadêmicos conquistaram prata e os alunos de Produto e Serviço do IED foram premiados com:
Design de Serviço - Prata
Consultoria de Design de Serviço Regenerativo para uma empresa de recuperação do Bioma do Cerrado segundo a agenda ESG (Trio de estudantes do 6º semestre)
Design Futuro - Prata
Pesquisas e experimentações com Biomateriais no ensino do Design
Design de Embalagem - Bronze
Embalagem plástica circular para reduzir recursos da embalagem, desperdício do produto, melhorar a experiência do usuário e criar um sistema de assinatura para uma empresa multinacional japonesa de chocolates (Grupo de estudantes do 3º semestre)
Bienal de Design (ADG)
A Bienal Brasileira de Design é um dos maiores eventos de design do país, organizada pela ADG Brasil. Ela reúne projetos inovadores de todo o Brasil, oferecendo uma vitrine para trabalhos acadêmicos e profissionais que estão fazendo a diferença na área.
Na última edição tive,os 3 projetos selecionados:
Jóia
Biomimética e Sustentabilidade: projeto de padrão visual repelente à moscas e invisível ao olho humano
Embalagem de biomateriais
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