Data
22 Abril 2025
Horário
14:00 - 17:00
Local
R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Oficina | Produza materiais através de componentes orgânicos!
Data: 22 de Abril
Horário: 14:00 às 17:00
Local: Laboratório de Biodesign | IED SP | R. Maranhão, 617 - Higienópolis
Vagas limitadas
Aprenda na prática a como desenvolver novos materiais através de componentes orgânicos para inovar dentro do ciclo produtivo da moda!
Nesta oficina, Enzo Pretti e Beatriz Cavicchini irão explorar de forma prática e descomplicada o processo de produção de biomateriais, com foco na moda.
Durante o dia 22/04, você também terá a oportunidade de discutir e refletir sobre todos esses novos materiais e as possibilidades que eles abrem dentro da indústria da moda e outros diversos cenários.
Venha experimentar o processo de produção de biomateriais e expanda seus horizontes com foco na sustentabilidade!
Docentes:
Enzo Pretti - @prettienzo @designbiomaterial
Designer de Produto e Serviço pelo IED, é técnico e pesquisador dos laboratórios de Fabricação Digital e Biomateriais. Vencedor do prêmio Design for a Better World (DFBW) 2023 e Brasil Design Award 2024 na categoria Design Futuro. Também integrou a exposição Matter of Sout no Museu de Artes Decorativas de Berlim (2024). Em 2023, teve seu trabalho exposto no Salone Satellite durante a Semana de Design de Milão.
Desde 2021, participa ativamente da DW, expondo materiais e compartilhando processos de desenvolvimento. Seu trabalho se concentra na pesquisa de biomateriais, no desenvolvimento de metodologias experimentais e na criação de fichas de registro para apoiar novos pesquisadores na área. Atualmente, segue incentivando e orientando estudantes interessados no campo.
Beatriz Cavicchini - @bcavicchini
Estudante do curso de graduação em Design de Moda e pesquisadora no Lab. de Biomaterial do IED, onde está desenvolvendo novos materiais derivados de algas e casca de ovo.
Sobre o Fashion Revolution
O Fashion Revolution é o movimento de maior ativismo da moda global que acontece todos os anos em memória às vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza, que aconteceu em Bangladesh em 2013. Desde então, nas últimas semanas do mês de abril, milhares de pessoas questionam empresas da indústria da moda com a hashtag #QuemFezMinhasRoupas, com a intenção de visibilizar o trabalhador e exigir do setor mais transparência e ética em suas atividades.