Café Com Design: ux, ética e inteligência artificial

Data

09 novembro 2020

O ano de 2020 apresentou-se como um dos períodos mais desafiadores da história recente. À medida que a Covid-19 se espalhava pelo mundo, estruturas sociais e econômicas foram, uma a uma, caindo.

Mas, ao derrubar grandes estruturas, esses abalos também abrem espaço. Retiram o “certo” (ou o “velho”?) e trazem consigo novas possibilidades: da obrigatoriedade para a oportunidade de mudança e reinvenção. É a partir desse contexto que o Istituto Europeo di Design (IED) e o Centro de Inovação IED Brasil (CRIED) enxergam o ano de 2020 e constroem sua participação na 9ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo.

IED NA DW!

O IED sempre foi um dos principais polos de programação da DW!, considerada uma das semanas de design mais importantes do mundo. Desde a primeira edição, o Istituto exibiu em sua sede e em diversos outros pontos da cidade de São Paulo projetos atentos à realidade de seu tempo e que investigavam o papel social do Design.

Nesse ano, as ações promovidas pelo IED acontecerão prioritariamente em ambiente online — distante, mas não menos fervilhante. Os curadores e especialistas dos times da faculdade e do Centro de Inovação IED Brasil trazem temas que refletem sobre o papel do Design frente a todas as mudanças que os ambientes físicos e sociais atravessaram nos últimos meses.

#DESIGNPELAVIDA #OQUEÉDESIGN

A comunidade mundial de designers, arquitetos e engenheiros se empenhou em imaginar, representar e construir novas realidades que tivessem como fim não só estruturas mais eficientes, mas também a preservação da vida. Com base nessa realidade, a DW! lança o movimento #designpelavida. Mais do que nunca, o Design, sob sua concepção mais ampla, mostra-se necessário e fundamental mesmo em setores onde tradicionalmente não atua, alavancando seu poder de ressignificação em função de seu tempo e contexto.

Agora, neste tão complexo 2020, o que é Design para você? Este é o mote principal das atividades do IED na DW! 2020 que, junto à semana de Design, encabeça essa discussão complementando o movimento #designpelavida com a reflexão #oqueédesign.

••• FESTIVAL GIF 2020

Tão longe, tão perto: convergência do espaço físico com o digital é o tema da 4ª edição do Festival de Interação Gráfica do IED, que abre espaço para a reflexão sobre assuntos atuais e relevantes com o objetivo de potencializar, de forma criativa, as experiências que unem o físico e o digital, com uma programação online que traz exposição, palestras, workshop e experiências interativas no universo gráfico-digital com designers ao redor do mundo.

09/11 | 10H | YOUTUBE | LATITUDESIGN: UM ENCONTRO DE DESIGNERS PELO MUNDO AFORA

Eliane Weizmann, coordenadora da graduação em Design Gráfico e Digital
Andrea Bandoni, designer e fundadora do Fab Lab Brasil
Crystian Cruz, designer, professor e pesquisador
Renata Steffen, designer, diretora de arte e infografista
Luciano Drehmer, estrategista de design, cofundador e líder de design e conteúdo da BeKind Health & Beauty
Matteus de Faria Vilas Boas, designer gráfico

Mediado por Eliane Weizmann, o encontro é uma troca de experiências entre designers que estão em diferentes cantos do mundo, mas que têm o IED como ponto em comum: ex-docente e coordenadora Andrea Bandoni, na Finlândia, ex-docentes Crystian Cruz, na Austrália, e Renata Steffen, em Portugal, e os ex-alunos Luciano Drehmer, na China, e Matteus de Faria, no Japão.

10/11 | 15H | ZOOM | DIÁLOGO ILUSTRADO

Daniel Grizante, professor, diretor de arte para animação e motion designer
Helena Sbeghen, designer gráfica e ilustradora
Gil Tokio, ilustrador, professor, designer e cartunista
Lalo, quadrinista, roteirista e ilustradora
Isaac Santos, ilustrador e quadrinista

Encontro mediado pelo professor e designer Daniel Grizante entre quatro ilustradores conversando e desenhando em tempo real: com a ex-aluna Helena Sbeghen, o docente Gil Tokio, e Lalo e Isaac Santos, da Editora Mino.

11/11 | 15H | ZOOM | WORKSHOP LOOKING FOR U

Spetto, VJ, diretor artístico, diretor de cinema, diretor de criação e fundador da United VJs Crew e VJ University

Como fazer um vídeo sobre uma saudade usando o Google Earth Studio? O VJ Spetto explica como fez um vídeo para sua filha Clara Lara durante a pandemia usando técnicas de navegação e exportação de mapas 3D e um pouco de After FX.

Pré-requisitos: domínio da suite Adobe (Photoshop, After Effects) e cadastro no Google Earth Studio.

12/11 | 19H | YOUTUBE | OCUPAÇÃO URBANA: DO LAMBE-LAMBE AO VIDEO MAPPING

Luís Bueno, artista urbano, designer, professor e autor de trabalhos como a série “Pelé Beijoqueiro”
Alexis Anastasiou, VJ, fundador do estúdio Visualfarm, autor do livro Mappingfesto e idealizador do Festival de Luzes de São Paulo
Giselle Beiguelmann, artista e professora
Eliane Weizmann, coordenadora da graduação em Design Gráfico e Digital

Bate-papo sobre intervenções urbanas, tanto físicas quanto virtuais, com o artista urbano Luís Bueno (Bueno Caos), o VJ Alexis Anastasiou, mediação de Giselle Beiguelman e encerramento com Eliane Weizmann.

09/11 A 20/11 | TÃO LONGE TÃO PERTO 

Exposição virtual coletiva dos participantes da 4ª edição do Festival GIF.

••• O FUTURO FEMININO

Estamos, neste momento, vivendo uma transformação intensa de vários paradigmas e modelos — sociais, econômicos e políticos. Também participamos de uma quarta onda feminista, que ganha força a partir da união de inúmeros movimentos e centenas de mulheres que reivindicam cada vez mais seu espaço e o direito de ter a própria voz. É um tempo em que a mulher ocupa, efetivamente, mais postos de trabalho e que, por meio de sua força e participação, vai moldando o mercado a sua volta. Como está o design, como campo de prática e conhecimento, respondendo a essas transformações? Convidaremos pesquisadoras, profissionais e professoras para refletirmos sobre o futuro do Design.

11/11 | 19H | YOUTUBE | O FUTURO FEMININO DO DESIGN

Coral Michelin, coordenadora da graduação em Design de Produto e Serviço
Rosângela Araújo, pesquisadora e educadora
Carla Link, fundadora e designer de serviços na Talking City
Claudia Alves, designer de serviço e interação na Fjord

Estamos, neste momento, vivendo uma transformação intensa de vários paradigmas e modelos – sociais, econômicos, políticos. Também participamos de uma quarta onda feminista, que ganha força a partir da união de inúmeros movimentos e centenas de mulheres que reivindicam cada vez mais seu espaço e o direito a ter a própria voz. É um tempo em que a mulher ocupa, efetivamente, mais postos de trabalho e que, por meio de sua força e participação, vai moldando o mercado à sua volta. Como está o design, como campo de prática e conhecimento, respondendo a essas transformações? Venha conversar com três pesquisadoras, profissionais e professoras do design sobre o futuro feminino do Design.

18/11 | 18H | YOUTUBE | DE(S)COLONIZANDO O DESIGN

Coral Michelin, coordenadora da graduação em Design de Produto e Serviço
Sâmia Batista, professora e doutoranda em Design
Suelen Matos, designer de moda, antropóloga, pesquisadora e professora
Caio Vassão, head de inovação na Kyvo e coordenador do Projeto Moara

As narrativas dominantes estão encontrando seus fins: a promessa de progresso e desenvolvimento do Modernismo falhou; as tentativas hegemônicas de controle dos fluxos globais não conseguiu abafar a potência dos locais. Diante das rupturas e das erupções, cresce com força o discurso de valorização do dominado; do sul global; do não hegemônico; da cultura minha e sua. É urgente que o design incorpore práticas de(s)coloniais, práticas de valorização do que é nosso: nosso ecossistema, nossa cultura, nossas raízes e nossas criações.

••• A MODA ALÉM DAS PASSARELAS

A Moda vem ultrapassando fronteiras e mostrando influência e posicionamento em diversos setores. Abraçou temáticas sociais e políticas e hoje tem protagonismo na defesa de minorias e na valorização da diversidade de gênero. Paralelamente, a Moda vem se tornando parte da identidade pessoal em espaços físicos, transbordando sua estética das passarelas para linhas home. E em tempos de crise, incertezas e pandemia, vamos analisar as versões que a Indústria da Moda vem assumindo e refletir sobre aquelas que ainda pode assumir.

17/11 | 15H30 | ZOOM | WORKSHOP CRIATIVO — DECIFRANDO O CAOS: MAPEAMENTO DE TENDÊNCIAS E COMPORTAMENTOS PARA A MODA

Fernanda Leite, consultora de pesquisa e desenvolvimento e criadora do canal Moda: Que negócio é esse?

Na era da informação caótica e exponencial, entender os comportamentos da sociedade e traduzi-los em produtos e serviços de Moda parece uma missão quase impossível. Neste workshop, a consultora de pesquisa e desenvolvimento Fernanda Leite compartilha o processo de mapear informações e organizar as tendências sociais, entendendo o contexto atual e extraindo soluções de Moda que atendam a esse cenário.

17/11 | 19H | YOUTUBE | DIÁLOGOS AFETIVOS: MODA CONFORTÁVEL DE PESSOAS PARA PESSOAS

Kátia Lamarca, coordenadora da graduação em Design de Moda
Manami Kawaguchi, gestora de relacionamento institucional do movimento Sou de Algodão

Desde 2016, a cadeia produtiva do algodão brasileiro encontrou uma nova forma de conversar com o consumidor. E em tempos de crise, incertezas e pandemia, a estratégia de marketing humanizado do movimento Sou de Algodão, aliada à visão sistêmica da ABRAPA, mostrou-se certeira, efetiva e a cara da Moda contemporânea. Posicionamento político, protagonismo das minorias, valorização da diversidade e igualdade de gêneros são alguns dos pilares presentes na comunicação do movimento, que vem crescendo e ganhando adeptos em todos os elos da indústria da Moda.

18/11 | 19H | ZOOM | CONTEÚDO PARA INSTAGRAM: PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS POSSÍVEIS

Caline Migliato, coordenadora da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda

Comprar menos roupas é difícil?

Reconhecer uma marca sustentável é só para profissionais?

Modificar o sistema da moda parece impossível?

Grandes ações, com grandes impactos, parecem sempre muito distantes de nossas possibilidades como consumidor. Mas há uma forma de repensar nossa rotina e nosso consumo de moda com reflexões simples e tomar consciência do nosso papel ambiental e social por meio da moda.

Neste workshop, teremos um grande desafio: elaborar uma estratégia de conteúdo e postagens sobre sustentabilidade na moda. Podemos compartilhar dicas simples e eficientes, de maneira atrativa e planejada. Quer saber como? Vem com a gente.

••• (RE) COMEÇO

Qual o novo marco de equilíbrio para as transformações que vivemos hoje? Para encontrar respostas para essa pergunta central, e baseados na experiência em diversos setores econômicos e criativos do país, o Centro de Inovação IED Brasil (CRIED) e o IED lançaram o movimento Re_Start. Sob a perspectiva do Design, o movimento busca uma nova visão sobre os desafios trazidos pela crise atual, por meio de debates que fazem repensar verdadeiramente nossos caminhos para o futuro. Um dos temas abordados na DW! 2020 será a Economia Circular, por meio do Lixo Invisível, ação que estabelece uma linha de pesquisa sobre os desafios que envolvem a transformação do lixo. Em um webinar em parceria com a empresa Rivera, será colocado em pauta o esvaziamento dos escritórios, a consequente ocupação das residências e o hibridismo gerado entre os ambientes de trabalho e moradia.

20/11 | 18H | YOUTUBE | MOVIMENTO @LIXOINVISIVEL: APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Christian Ullmann, coordenador de projetos do Centro de Inovação IED Brasil, designer e maker pré-digital
Anderson Penha, sócio da Symnetics, professor, membro do CONTRAFLUXO, autor de “Design Estratégico – Direções criativas para um mundo em transformação”

Neste tempo de isolamento social, vivenciamos o drama do lixo acumulado em nossas casas.

O Movimento Lixo Invisível se propõe a dar visibilidade a um “problema invisível”: a geração e o descarte do lixo residencial.

O Lixo Invisível pensa ativamente na transformação dessa situação e gera novas alternativas para reusar, reduzir, minimizar e até eliminar o descarte.

A apresentação do movimento será seguida da divulgação dos resultados do projeto no @lixoinvisivel, com a exposição da pesquisa, de referências e projetos desenvolvidos com convidadas para enxergar, discutir e tomar uma atitude em relação ao material de descarte gerado no dia a dia em casa.

26/11 | 18H30 | YouTube | OFFICELESS — O FUTURO DOS ESPAÇOS DE TRABALHO

Daniel Brambilla, diretor industrial na Rivera Móveis
Alessandro Voudouris, diretor comercial na Rivera Móveis
Adriana Hidalgo, arquiteta e facilities manager na Totvs
Alê Salles, arquiteto, coordenador da pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo e do One Year em Design de Mobiliário e diretor do Estúdio Tarimba
Fabiano Virginio, designer estratégico e diretor do Centro de Inovação do IED Brasil

Parceria entre Rivera | Mobiliário Corporativo e Design de Móveis e Centro de Inovação IED Brasil (CRIED)

A pandemia da Covid-19 trouxe um mundo de incertezas, mas nos fez repensar paradigmas, criando oportunidades para novas organizações positivas que, antes, para muitos, habitavam apenas o mundo dos desejos. Nesse sentido, veio o trabalho remoto que se inseriu de forma definitiva e rápida na cultura organizacional e tornou-se estruturante para o atual contexto da economia.

Apesar de realidade, o “home office” ainda está em fase de experimentação avançada e demanda ajustes, além de já apontar mudanças importantes também no “corporate office”. Qual é o novo marco de equilíbrio entre o trabalho presencial e/ou à distância? Como repensar as funções dos locais que hoje estão vazios? Como preparar os ambientes domésticos para que sejam também estruturas eficientes e confortáveis de trabalho?

Este webinar, promovido pelo movimento Re_Start, do CRIED, em parceria com a empresa Rivera, reflete sobre essas questões tão presentes, buscando respostas para que o hibridismo entre os espaços privados e compartilhados possa promover também a interação, a colaboração e a segurança à vida.

••• FOOD DESIGN WEEK

Food Design Entretempos é o tema da 5ª edição da Food Design Week, que mostra a trajetória do Food Design ao longo dos anos, desde sua origem até os tempos atuais. Painéis com palestrantes nacionais e internacionais apresentam soluções e desafios da alimentação neste novo cenário. Profissionais atuantes há décadas na cadeia alimentícia compartilham suas experiências e soluções. Durante as discussões, os temas mostram como o Food Design vai além da imagem do prato e é uma ferramenta importante para inovação, produtos e serviços, nesta nova sociedade que se desenha.

09/11 | 16H | YOUTUBE | DESIGN DE ALIMENTOS: ARTE OU DESIGN?

Christian Ullmann, criador do primeiro curso de Food Design do IED SP, e representante da Red Latinoamericana de Food Design
Sergi Freixes, pesquisador gastronômico, sócio da Food Design Biscuits Barcelona, e professor de Food Event Design no IED Barcelona

10/11 | 17H | YOUTUBE | FOOD DESIGN PARA TRANSFORMAR

Mariana Bacci, jornalista, food designer e curadora da Food Design Week
Letícia Janicsek, empreendedora e mestre em Food Innovation & Entrepreneurship
Telma Anunciato, diretora e consultora da Néctar Consultoria — Insights para Transformação, empresária e nutricionista
Valéria Paschoal, nutricionista, cientista e pesquisadora dos alimentos da biodiversidade brasileira

11/11 | 17H | YOUTUBE | TEMPOS E ENTRETEMPOS: RITOS E BRASILIDADES

Ricardo Peruchi, cofundador da Food Design Week e curador (Campus Party, Bienal Internacional do Livro, DW!, Sesc, MCB, entre outros)
Alexandre Carvalho, coordenador da extensão em Food Design do IED São Paulo e cofundador da Food Design Week

12/11 | 17H | YOUTUBE | OS NOVOS CARNÍVOROS — AO PONTO E BEM PASSADO: INOVAÇÃO, TECNOLOGIA E ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS

Gustavo Guadagnini, managing director da The Good Food Institute no Brasil
Fábio Zukerman, idealizador do conceito Green Kitchen, a primeira cloud kitchen 100% plant-based do mundo

13/11 | 17H | YOUTUBE | MARCAS COM PROPÓSITO ATUANDO EM UM PLANETA COM RECURSOS LIMITADOS

Camille Lau, responsável por diversos projetos de inovação nas empresas Nestlé, Nespresso e Unilever
Claudia Leite, head de criação de valor compartilhado, cafés e comunicação corporativa da Nespresso no Brasil
Jaqueline Soares, estrategista em foodtech e trabalhos para nomes como Beleaf, Fazenda Futuro, Pink Farms, Green People, Green Kitchen, NotCo e Unilever

14/11 | 11H | YOUTUBE | QUANDO O FOOD DESIGN ENCONTRA O FOOD PERFORMER: DA INOVAÇÃO DE PRODUTO À CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA VENCEDORA NO MERCADO

Juliana Oliveira, head de UX para América Latina na Danone Brasil na área de Research & Innovation
Mariana Dutra, gerente de marcas na Danone, responsável por Activia, Actimel), YoPRO, Corpus e Silk
Adriana Matarazzo, diretora de inovação, tecnologia, processo e portfólio na equipe global da divisão de lácteos e plant-based na Danone França

 

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