Data

29 Junho 2024 - 29 Junho 2024

Horário

10:00 - 13:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

Taxa de Inscrição: R$100,00.

O Workshop de Joalheria em Madeira e Resíduos Florestais, que acontece das 10h às 13h, é uma imersão no universo da criação sustentável de joias. Durante o evento, abordaremos o uso consciente da madeira e resíduos florestais, explorando técnicas básicas de confecção e ferramentas essenciais para transformar esses materiais em belíssimas peças de joalheria. Além disso, haverá um brainstorming criativo para inspirar novas ideias e a confecção prática de um pingente de madeira, proporcionando aos participantes uma experiência prática e enriquecedora.

João Paulo Amaral Scigliano, renomado geógrafo e artista especializado no uso sustentável de resíduos florestais, será o facilitador deste workshop. Com sua vasta experiência em projetos de empreendedorismo criativo e ambiental em comunidades tradicionais da Amazônia, João Paulo traz uma abordagem única que une arte, sustentabilidade e geração de renda local. Seus trabalhos, que incluem joias, mobiliário e objetos decorativos, destacam-se pelo alto valor agregado e pela valorização da identidade cultural e dos recursos naturais locais.

Este workshop é uma oportunidade imperdível para quem deseja aprender técnicas de joalheria sustentável, explorar a criatividade com materiais naturais e contribuir para um futuro mais consciente e responsável com o meio ambiente.

Participante:

João Paulo Amaral Scigliano: Geógrafo formado pela Universidade Estadual de Campinas. Artista especializado em uso sustentável de resíduos florestais com ênfase em criação de joias, mobiliário e objetos decorativos, desde 2005 vem elaborando projetos de empreendedorismo criativo e ambiental em comunidades tradicionais da Amazonia, onde utiliza matéria prima local sustentável para criação de objetos artesanais de alto valor agregado. De forma flexível e versátil trabalha unindo comunidades tradicionais, poder público e empresas em cadeias produtivas para geração de renda local trabalhando identidade cultural, produtividade e comercialização de objetos criativos artesanais. Em 2008, criou a STUDIO OCO, empresa onde centraliza seus trabalhos. Suas criações já foram expostas e comercializadas em vários países.

Pode estar interessado em: