Laurea Triennale in Transportation Design - IED Torino

Língua

Inglês

Início

Outubro 2024

Período

Período Integral

Formato

Presencial

Duração

3 Anos

Créditos

180

Coordenador do curso

Michele Albera

Participe de prestigiosas colaborações e de projetos reais de design de automóveis: crie a mobilidade de amanhã no bacharelado em Transportation Design em Turim

O bacharelado em Transportation Design em Turim aprimora e amplia seus horizontes profissionais: é o curso certo se você quer transformar sua paixão pelo mundo dos automóveis em uma profissão.

O curso que te coloca dentro do setor automotivo: você aprofundará sobre os aspectos estéticos e funcionais dos veículos e descobrirá que o designer é a peça-chave de todas as etapas de um projeto. Durante três anos, Turim será sua casa, a capital mundial do design de automóveis e referência absoluta do setor.

Durante o curso, você terá a oportunidade de adquirir suas próprias metodologias, habilidades e a abordagem projetual do designer, graças às colaborações, reuniões e projetos desenvolvidos com clientes reais, representados pelas empresas automotivas mais importantes: isso ajudará você a crescer e a desenvolver um pensamento crítico e transversal, pronto para enfrentar os desafios em um mundo onde as transformações tecnológicas não param de acontecer.
 

Informação para decidir

Um curso para explorar a transversalidade do setor automotivo fazendo parte de colaborações prestigiosas e projetos reais
 

O bacharelado em Transportation Design em Turim combina metodologias teóricas e práticas: as pesquisas e os projetos são voltados a antecipar o futuro do setor automotivo, assim como o do setor de design de motos e iates.

Você aprenderá, partindo do zero, como o mundo do projeto e do design thinking podem ser aplicados no design de automóveis. Testará seu conhecimento técnico e instrumental, o uso de programas específicos e seu talento em projetos heterogêneos e sempre mais complexos. Você ganhará confiança para dominar conhecimentos tão variados como materiais, aerodinâmica, estilo e ergonomia.

Este curso será a oportunidade certa para você viver sua paixão e especializar-se no setor, trabalhando com as grandes marcas nacionais e internacionais. Todos os projetos realizados te ajudarão a fazer a síntese de todo o seu aprendizado, o seu trabalho de conclusão, onde você poderá demonstrar a autonomia operativa, a capacidade de desenvolver uma ideia e escolhas coerentes.
 

O bacharelado em Transportation Design em Turim é dedicado a você que quer transformar a sua paixão por automóveis em uma profissão e que sonha com oportunidades de trabalho como Exterior Car Designer, Automotive Interaction Designer, Designer de Motos, Designer de Iates, 3D car modeler, Visualizer, Designer de Sistemas de Mobilidade e Color & Trim.

Este curso não requer nenhum conhecimento prévio: se você tem um diploma do ensino médio e sonha em criar Lamborghinis e Ferraris do futuro, então este curso é para você. E mais: se você ama saber sobre as novas tecnologias, se adora imaginar como será a mobilidade do futuro e se o design de automóveis sempre foi sua paixão, este curso fará você conhecer o setor a fundo a partir de uma perspectiva transversal e multidisciplinar.

Durante três anos, você descobrirá como o Transportation Designer é um profissional em constante evolução e essencial para a transformação urbana, que faz da pesquisa contínua e da compreensão da sociedade em que vive sua missão.
 

O bacharelado em Transportation Design tem uma ligação dupla com sua sede, Turim, a cidade-símbolo mundial do design de automóveis e o berço das mais importantes marcas automobilísticas italianas. Aqui, nomes como Pininfarina, Bertone, Giugiaro e a sua Italdesign fizeram escola e souberam aproveitar do know-how característico do Made in Italy na produção automotiva.

Turim continua sua história gloriosa também no terceiro milênio: aqui, é a sede dos centros de estilo da Jeep, Lamborghini, Suzuki e Alfa Romeo, assim como dos mais importantes estúdios de design que trabalham ao lado das empresas do setor.

O curso é a porta de entrada para uma experiência única e cheia de colaborações, reuniões e laboratórios relacionados ao Transportation Design e com empresas internacionais: você poderá crescer e participar de uma formação completa, graças a projetos reais propostos pelas principais marcas automotivas e a um corpo docente com experiência em empresas como Lamborghini, Alfa Romeo, Suzuki, Tata, Maserati, Pininfarina, Jeep e Italdesign.

Este curso é a sua ocasião para criar e enriquecer seu portfólio e desenvolver todas as habilidades necessárias para entrar em um centro de estilo de marca ou em um estúdio de design independente no setor automotivo. O curso é totalmente atualizado com as necessidades e tendências do mercado e faz de você a peça central de todas as próximas transformações, capaz de prever paradigmas futuros e cenários para a mobilidade.
 

Programa de Estudos

primeiro ano

No primeiro ano, você partirá com as bases da teoria (História e Cultura da mobilidade e inovações tecnológicas, ergonomia e aerodinâmica) para então adentrar-se gradualmente em uma abordagem que combina criatividade, projeto e experimentação. Este é um ano preparatório, para você começar a colocar em prática o design thinking em seus primeiros projetos em colaboração com as empresas.

HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPOR NEA
METODOLOGIA DE PROJETO
TIPOLOGIA DE MATERIAIS 1
DESENHO TÉCNICO E PROJETUAL
HISTÓRIA DO DESIGN 1
MODELAGEM 1
PROJETO GRÁFICO
DESIGN 1
ILUSTRAÇÃO
TEORIA DA PERCEPÇÃO E PSICOLOGIA DA FORMA
 



segundo ano

No segundo ano, você aprofundará suas habilidades manuais e digitais na modelagem tridimensional, assim como na escolha de materiais e ferramentas tecnológicas em cada etapa do projeto, para aprimorar sua capacidade de análise, de apresentação e de comunicação, focando em dois projetos com empresas.

TIPOLOGIA DE MATERIAIS 2
TÉCNICAS E TECNOLOGIAS DO DESENHO
HISTÓRIA DO DESIGN 2
MODELAGEM 2
DESIGN 2
TÉCNICAS DE MODELAGEM DIGITAL - COMPUTAÇÃO 3D
DESIGN 3
SOCIOLOGIA DOS PROCESSOS CULTURAIS
DESIGN MANAGEMENT
 



terceiro ano

No terceiro ano, você combinará competência teórica e técnica em situações de dificuldade crescente, com a análise contínua e encontros com empresas do setor. A conclusão do curso se fará com o seu projeto de conclusão: este será seu primeiro grande desafio profissional e é a sua chance de expressar toda sua maturidade artística e projetual.

DESIGN 4
RENDERIZAÇÃO 3D
FENOMENOLOGIA DAS ARTES CONTEMPOR NEAS
MODELAGEM 3
DESIGN 5
 

Docentes

Michele Albera

Designer e fundador de MAP Design Studio

Coordenador do curso

Pietro Castiglioni

Stefano D'Adamo

Fulvio Fantolino

Docente

Richard Partington

Fabio Ricupero

Luca Sordelli

Jornalista

Alessandro Trombin

Franco Daudo

Maximilian Kraus

Cristian Boi

Alessandro Acciavatti

Francesco Paglia

Notícias