17 maio 2024

Imagine um futuro onde a moda se adapta e também lidera a mudança em direção à uma sustentabilidade efetiva.

O Coletivo Ecoa, formado por alunos da pós-graduação em marketing e comunicação de moda do Istituto Europeo di Design, desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o Projeto ECOA. Este projeto consiste em uma cooperativa que visa unir pequenas marcas de moda em prol da inovação e regeneração. O foco está na sustentabilidade efetiva, buscando conectar microempresas para repensar a produção e consumo de roupas, priorizando a criação do belo de forma consciente.

No Brasil, onde 82,2% do comércio varejista de moda é composto por microempresas e 75% dos trabalhadores na indústria têxtil são mulheres, a sobrevivência é um desafio e a exploração é grande.

O manifesto do Coletivo Ecoa questiona o status quo do mercado de moda brasileiro, buscando um caminho para uma sustentabilidade real. Enfrentar as estruturas das crenças e encarar os medos são passos necessários para adiar o fim do mundo anunciado pela atual dinâmica da indústria. O amor pela moda une o coletivo, que busca influenciar não apenas consumidores, mas todo o sistema, desafiando padrões e fundamentos do mercado.

Além disso, o coletivo destaca a importância da união para enfrentar os desafios do mercado de moda, marcado por processos poluentes e condições desfavoráveis para a sustentabilidade. A cooperação entre pequenas marcas se mostra como uma alternativa viável diante das dificuldades enfrentadas pelos grandes fabricantes. A jornada é desafiadora, mas a união é o caminho para construir um futuro onde a moda seja não apenas bonita, mas também consciente.

“Pensamos no ECOA”, explica Maria Eduarda, designer e comunicadora de moda pós-graduada em Marketing e Comunicação de Moda pelo IED, “uma cooperativa que busca redefinir a dinâmica do mercado e facilitar a conexão direta na cadeia de ponta a ponta, permitindo que sobrevivam sem comprometer seu propósito”.

ECOA + ICL Tank: Fomentando Negócios com Propósito e Impacto Positivo

O ICL Tank é uma plataforma que incentiva o desenvolvimento de negócios com propósito e impacto positivo na sociedade. Sua abordagem atrai empreendedores comprometidos com a promoção de práticas empresariais responsáveis e transformadoras. Alinhado com valores de ética, transparência e responsabilidade social para fortalecer não apenas os projetos participantes, o ICL também busca contribuir para a construção de um ecossistema de negócios mais justo, inclusivo e capaz de gerar mudanças significativas em diversos setores da economia.

O Coletivo ECOA foi um dos selecionados para participar do programa, e você pode contribuir votando no projeto pelo site do ICL Tank. A votação popular ficará disponível até o dia 07 de junho, com limite de um voto por dia.

A participação dos nossos ex-alunos no ICL Tank, mostra o papel fundamental da instituição como um centro de inovação e transformação na indústria da moda. O IED não apenas forma profissionais qualificados, mas também inspira e capacita líderes visionários que estão moldando o futuro do setor.

Essa conexão entre educação, empreendedorismo e impacto social destaca o compromisso do IED em preparar seus alunos não apenas para o sucesso individual, mas também para a criação de um impacto positivo e duradouro em suas comunidades e na sociedade como um todo.

Saiba mais sobre a pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda do IED SP.