Data

21 outubro 2024

Descubra o que esperar da 8ª edição do Festival GIF e como você pode participar desse evento gratuito!

A 8ª edição do Festival GIF, organizado pelo IED São Paulo, traz uma programação incrível para o público apaixonado por design. Com o tema “Talentos e Desafios do Design Contemporâneo”, o evento é gratuito e acontecerá no dia 26 de outubro, das 14h às 18h.

Entre as atrações confirmadas, teremos feira de talentos, um bate-papo exclusivo sobre o futuro do design e workshops práticos. Neste último, vale destacar, as vagas são limitadas e a entrada será mediante ingresso social, em que pediremos um livro para doação.

O evento é uma oportunidade para quem quer se aprofundar nas áreas de design gráfico, digital, moda e produto, além de conhecer o trabalho de alunos e ex-alunos do IED – ou, simplesmente, aqueles que têm curiosidade no setor e buscam inspirações ou saber por onde começar.

Criatividade, design e inovação

Pensando em oferecer uma tarde repleta de experiências lúdicas para a família toda, as atrações preparadas para a 8ª edição do Festival GIF misturam imersão, atividades práticas e muita conexão. Separe seu caderno, caneta e marque na agenda.

Talk - 14h | O mercado e as transformações no campo do design de comunicação

Convidados: Indio San, Mayra Sasso e Fernanda Bezerril (com mediação  de Eliane Weizmann, coordenadora do curso de graduação em Design Gráfico e Digital).

A mesa de debate, comandada pela Eliane Weizmann, vai explorar as oportunidades no mercado do design e as inovações tecnológicas que impactam o setor. Também vai destacar como essas transformações influenciam as práticas e processos criativos no design e a importância de atualizar habilidades com o estudo contínuo. 

Junte-se a nós nessa conversa aberta e enriquecedora.

14h às 18h | Feira de Designers IED

Feira com alunos, ex-alunos e docentes dos três cursos de graduação oferecidos pelo IED. Visite e tenha a oportunidade de adquirir peças exclusivas de artes gráficas, fotografias, tattoo, joias, roupas e artefatos.

Essa atração também contou com a participação da ZIV Gallery entre os expositores, um espaço cuja proposta é apresentar o street art por meio de experiências acessíveis e divertidas.

Conheça os Expositores da 8ª edição do Festival GIF:

  • Bruno Freire (@brunoomfr): Ilustrações e quadrinhos que capturam a imaginação;

  • Vika (@solovi.co): Bolsas personalizadas que são verdadeiras obras de arte;

  • Michelle Côrte (@lapsostudio): Semijoias artesanais que adicionam um toque especial a qualquer look;

  • Laís Zanocco (@zanodesign): Ilustrações vibrantes que encantam os olhos;

  • Pancália (@_pancalia): Joias artesanais feitas com materiais naturais, perfeitas para os amantes da natureza;

  • Caperutto Jewelry (@caperuttojewelry): Joias em prata 950 que são sinônimo de qualidade;

  • Rafaella Russo (@raff.company): Artigos de moda que refletem criatividade e estilo;

  • Isabel Cavalcante: Fotografias em Fine Art que trazem uma nova perspectiva visual;

  • Rafael Kiraly (@kiralyatelier): Joalheria artística que transforma cada peça em uma história;

  • Isabela Pimentel (@zizisabela): Fotografias autorais que capturam a essência do cotidiano;

  • Stefano Leggieri (@leggieridesign): Artesanato em madeira que une tradição e design contemporâneo;

  • Cassiano Antunes (@kazz.7ap): Pôsteres e stickers que trazem arte para o seu dia a dia;

  • Laura Perez (@llaupz.tattoo): Ilustrações de flash tattoo que expressam sua personalidade;

  • Letícia Fernandes (@petrichor._atelier): Artigos em crochê feitos com amor;

  • Rafael Encke (@rafael.encke): Monotipias e xilogravuras que são verdadeiras obras-primas;

  • Gabriel Diogo (@gabrieldiogo.ilustra): Ilustrações e prints que encantam os colecionadores;

  • Enzo Rosa (@enzocarvalho_art): Pinturas em acrílico que trazem cor e vida;

  • Brechó Lovable (@brecho.lovable): Artigos de moda sustentáveis que contam histórias;

  • NANI Jewels (@nani.jewels): Joias artesanais em prata e ouro que são verdadeiras joias;

  • Marina Carolina (@antiquecuradoria): Curadoria de moda que revela o melhor do estilo;

  • Carlini (@carliniart): Peças estilizadas em grafitti que transformam o urbano em arte;

  • Teresita Hernández (@barquitah): Artesanato que valoriza o feito à mão;

  • Luis Bueno (@buenocaos): Prints e colagens que provocam reflexão e admiração.

14h às 18h | Exposição de Projetos Audiovisuais

Curadoria: Fábio Paiva e Daniel Grizante

Visite a exposição formada pelos melhores trabalhos realizados pelos estudantes IED do curso de Design Gráfico e Digital na disciplina de Audiovisual.

Workshops – Vagas Limitadas!

Oficina de Grafite

Participantes: Henrique Amaral, Rodrigo Gerard Machado e Thiago Carlini.

Antes do grafite sair da lata de tinta para tomar conta da cidade, existe um processo criativo robusto que envolve prática e inspiração. Neste Workshop, convidamos artistas e professores para uma introdução prática às técnicas e estilos dessa arte urbana, ensinar sobre o uso de sprays, estêncil e composição visual e discutir o impacto cultural do grafite.

Inscreva-se!

Fotografia com Celular para Redes Sociais

Participante: Patricia Kiss.

Quem disse que foto para rede social é simplesmente apontar e tirar? No workshop orquestrado pela professora Patricia Kiss, você irá desenvolver a autonomia e boas práticas fotográficas utilizando a câmera do celular. 

A proposta é incentivar a captura de imagens para o feed com maior qualidade técnica e criatividade, além de abordar cuidados básicos na edição de imagens por meio de aplicativos gratuitos.

Inscreva-se!

Oficina de Serigrafia

Participante: Eduardo Yamamoto

A oficina de serigrafia ensinará aos participantes o processo básico dessa técnica de impressão artesanal. Serão abordados os princípios do stencil, preparo das telas, aplicação de tinta e finalização das peças.

Quem domina esse assunto e vai ensinar nossos convidados é o professor Eduardo Yamamoto.

Inscreva-se!

Sobre o Festival GIF

Realizado desde 2017, o Graphic Interaction Fest (GIF) é um evento produzido pelo IED Brasil com o objetivo de concentrar as grandes tendências do design e repassar para as pessoas por meio da prática.

Ao integrar as experiências com tecnologia, o público consegue visualizar conceitos e botar a mão na massa, em uma espécie de “aprender fazendo”.

A comunicação está sempre mudando, e o Festival GIF quer mostrar o potencial que ela exerce em nosso mundo.

Assista ao vídeo da primeira edição. 

Já que estamos por aqui...

Aproveitando a visita e a inspiração gerada pelo Festival GIF, conheça os cursos de graduação, pós, extensão e one-year que o IED-SP oferece dentro do design, seja ele voltado para produções gráficas, moda ou espaços.

Saber, Saber Fazer e Ser

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana). Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e ser.

Ao organizar o Festival IED, reforçamos essa filosofia e a expandimos para o público geral com a proposta de inspirar e apresentar os diferentes universos que o design comporta.

Nas redes sociais oficiais do Istituto Europeo di Design, você acompanha novidades sobre a atual edição do GIF e, também, outros eventos que compõem o nosso calendário. Dê o follow e não perca nenhum detalhe!


Facebook | Linkedin | Instagram | Youtube

Pode estar interessado em:

27 fevereiro 2026

iF Design Award 2026: Brasil se destaca entre os principais prêmios de design internacionais

A presença brasileira no ranking iF reforça a evolução do design nacional e posiciona o mercado brasileiro em um cenário cada vez mais competitivo

20 fevereiro 2026

O que faz um designer hoje? Áreas de atuação, mercado e caminhos de formação

Descubra as respostas para algumas das grandes pergunta de quem procura ingressar no mercado de Design

10 fevereiro 2026

Alunas do IED se destacam no 1º Prêmio AJESP de Design de Joias

Talento e criatividade marcaram a participação de alunas do IED Brasil no 1º Prêmio AJESP de Design de Joias.

31 janeiro 2026

Como é começar uma faculdade de Design e o que se aprende no primeiro ano?

Descubra como é estudar design, o que acontece no primeiro ano da graduação e como escolher o curso ideal para começar já no primeiro semestre de 2026

24 janeiro 2026

Design Degustação: um dia para explorar, criar e se inspirar!

Participe de uma jornada gratuita no IED São Paulo com workshops, palestras e experiências criativas que revelam o futuro do design.

23 janeiro 2026

Como usar sua nota do ENEM para entrar em um curso de Design

Entenda como a nota do ENEM pode abrir portas para cursos de design, descontos especiais e o caminho ideal para estudar design

17 dezembro 2025

IED lança Double Degree com dupla diplomação no Brasil e na Itália

O Istituto Europeo di Design (IED) anuncia o lançamento do Double Degree.

18 novembro 2025

ENEM concluído: e agora? Como escolher o caminho certo no Design

O ENEM acabou, mas as escolhas estão só começando. Descubra como o Design pode ser o ponto de partida para uma carreira criativa, estratégica e cheia de propósito.

05 novembro 2025

Dia Nacional do Design: uma data para celebrar o poder de transformar ideias em impacto

Em 5 de novembro, celebramos o design como ferramenta estratégica de inovação e transformação social, e também o talento de 14 alunos do IED que estão concorrendo ao shortlist da BDA, um dos maiores prêmios de design do Brasil.