Data

27 Abril 2023 - 27 Abril 2023

Horário

11:45 - 12:45

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

O Fashion Revolution completa 10 anos de atuação esse ano e volta ao IED Brasil para uma série de palestras, oficinas e exposições que ocupam o pátio e a recepção da faculdade.

Este encontro vai apresentar o processo do projeto gráfico desenvolvido por alunas e alunos do IED SP para a coleção de livros "Estou Refugiado", onde a primeira edição conta a história de quatro mulheres em situação de refúgio no Brasil. 

São histórias reais e impactantes e que precisavam de um tratamento visual que conseguisse traduzir toda a emoção contida nas palavras registradas neste livro. Foi com base nesse desafio que alunas e alunos do Bacharelado em Design Gráfico e Digital do Istituto Europeo di Design - IED, orientados pelo professor Fabio Silveira, desenvolveram o projeto gráfico do livro.

Ao longo de três meses, o time de design teve encontros semanais para compreender o tema, pesquisar e discutir caminhos visuais para o projeto. Juntos buscaram explorar alternativas no campo do layout das páginas, ilustração, tipografia e acabamentos gráficos. O resultado surpreende e dialoga com histórias fortes e imagens de realização e superação. 

Participantes 

Eliane Weizmann: Especialista em Design de Hipermídia, mestre em Artes Visuais e graduada em Artes Plásticas. Coordena a graduação em Design Gráfico e Digital do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo. É responsável pelo setor educativo do File – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e atua na área de comunicação e produção do festival desde 2000. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em linguagem eletrônica, participando de exposições nacionais e internacionais. Dedica-se principalmente aos temas cultura digital, comunicação e arte eletrônica.

Fabio Silveira: Fabio Silveira é pós-graduado em Branding, especialista em Pedagogia para o Ensino Superior com mestrado em Educação pela Universidade Del Salvador, de Buenos Aires, Argentina. Atuou durante 15 anos na Editora Abril com a implantação de diversos processos que englobam desde a Fotografia Digital a Fluxos Editoriais para diversas revistas do Grupo Abril, tais como National Geographic, Superinteressante, Claudia, Nova — Cosmopolitan, Casa Claudia, Guia do Estudante, Playboy e Você S.A. É professor há dez anos, foi sócio-fundador da OcaBrasil Design, desenvolvendo marcas e projetos editoriais para vários clientes, incluindo Vogue, CSN, Senai, Nike, TAM, Volkswagen, Folha de S. Paulo, Ministério da Indústria e Comércio, foi finalista do IF Design Award e do Prêmio Abril de Jornalismo. Atualmente, desenvolve projetos de Design Gráfico e Design Editorial.

Luciana Maltchik Capobianco: é publicitária e trabalhou por mais de 25 anos na área de comunicação e marketing  digital, tendo trabalhado em importantes players digitais no início da internet no Brasil, passando pela StarMedia e pela JWThompson, onde foi responsável pela criação e implementação da área digital da agência no Brasil. Em 2002, criou sua empresa, a Plano Digital, com escritórios em Brasília e São Paulo, atendendo grandes clientes como Banco do Brasil, Sodexo e Apex Brasil, entre outros. Em 2015 criou o Movimento Estou Refugiado, dentro da sua empresa, com o objetivo de promover e estimular valores e ideias voltados à compreensão da questão dos refugiados, combatendo o preconceito e a xenofobia. Em 2019 fundou o Instituto Estou Refugiado que tem como objetivo desenvolver e implementar ações concretas que garantam melhores condições de vida às pessoas refugiadas , como a busca de oportunidades de emprego, capacitação profissional e ações de advocacy. Criou recentemente uma startup, a social tech Somamos.net.br, ampliando o diálogo com as empresas e a recolocação profissional de pessoas pertencentes a outros grupos excluídos e marginalizados.