

Anualmente o movimento Fashion Revolution vem ao IED Brasil com uma programação sobre cultura, ancestralidade, política, economia e os desafios da indústria da moda convencional.
O Fashion Revolution é o movimento de maior ativismo da moda global que acontece todos os anos em memória às vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, em 2013. Desde então, na semana do dia 24 de abril, milhares de pessoas questionam empresas da indústria da moda #QuemFezMinhasRoupas, com a intenção de visibilizar o trabalhador e exigir do setor mais transparência e ética em suas atividades.
Fique ligado na programação do Fashion Revolution no IED!
A programação e organização é desenvolvida por nossa Docente Embaixadora Kátia Lamarca, mestre em têxtil e Moda e coordenadora da Graduação em Design de Moda do IED SP, com auxílio da Aluna Embaixadora e Yamê Reis coordenadora de Design de Moda no IED-Rio
Convidados anteriores

Flávia Durante
Comunicadora, empresária, DJ, ativista e criadora da Pop Plus.

Rafael Brunelli
Influenciador Digital e Produtor audiovisual.

Luciana Maltchik Capobianco
Publicitária criadora do Movimento Estou Refugiado.

Renan Cavicchioli
Comunicador multitarefa e ativista na luta anticapacitismo.

Ana Luiza Garritano
Pesquisadora de moda inclusiva
Alunos participantes

Juliana Midori
Estudante de Moda e embaixadora do Fashion Revolution no IED.

Fernanda Menezes

Isabela Ricci

Isabela Shiozuka

Julia Della Rosa

Luiza Franco
Parceria e Apoio

LaVeg (AMADEU)
A AMADEU tem o orgulho de apresentar o LaVeg™, um biomaterial premium feito de borracha natural e algodão. LaVeg™ é um produto vegano, biodegradável, sem plástico e reciclável, feito de materiais de origem responsável. Sua superfície de borracha laminada à prova d'água tem a aparência luxuosa do couro, com a suavidade, espessura e durabilidade desejadas necessárias para moda, acessórios, calçados e design de móveis. Possui diversas cores, texturas e espessuras, com acabamentos sob medida sob consulta. Nossos pigmentos são atóxicos e 100% absorvidos pela borracha, o que significa que nenhum resíduo líquido é descartado na natureza. Trabalhamos de acordo com as normas de Gestão Ambiental ISO 140001.

Castanhal Têxtil
Criada em 1966, a Castanhal é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil. A empresa conta com as certificações como os selos “Fair Trade” da Aliança Sustentável para o Comércio Justo (FairTSA, em inglês) e Pesticide Free, que garante que não há a utilização de pesticidas. A produção da Castanhal também é certificada pela BCS, uma certificadora independente de produtos ecológicos com sede na Alemanha. O selo BCS – reconhecido por toda Europa, EUA e Japão – garante que os produtos sejam compatíveis com os preceitos da agricultura orgânica. A sua missão é ser genuinamente sustentável, com a preservação do biossistema por meio de um comércio justo, e manter-se como o principal parceiro em ecoeficiência nos mais diversos mercados, através de fibras naturais, ousando em soluções integradas às novas tecnologias.

DaTerra Project
O Daterra Project nasce em Riacho das Almas, Pernambuco, com o conceito de reaproveitar resíduos denim, que seriam descartados por fábricas de confecções, e transformá-los em tecidos sustentáveis. A iniciativa ganhou o Prêmio Fashion Futures 2022, do Instituto C&A no Brasil, além do reconhecimento na categoria de “Negócio de Impacto Social“. A produção de tecidos é feita com trabalho 90% artesanal, e comercializada na forma de bolsas, sapatos e outros objetos de uso pessoal. Os produtos DaTerra ainda possuem forte aceitação com o público vegano e/ou aqueles usuários que prezam pelo slow fashion.

EcoSimple
A Ecosimple foi fundada em São Paulo em 1994. Durante 10 anos se dedicaram a idealizar e entender o mercado têxtil, com criações de tecidos e expertise no sustentável. Em 2004, iniciaram em Americana/SP a própria produção de tecidos, e em 2010 criaram a Ecosimple, com conceito inovador e completamente sustentável que defende o comércio justo, inclusivo e com impacto ambiental e social positivo. Em 2016 inauguram em São Paulo o Showroom Fashion, local onde a marca recebe seus clientes expondo coleções atualizadas com tramas exclusivas e personalizáveis. Em 2022 inaugurou o Showroom Home & Decor, local onde há ambientes decorados com tecidos produzidos pela marca.

Moinho Brasil
A Moinho Brasil nasceu em 1985 com o propósito de produzir papéis artesanais, a partir de resíduos agrícolas e aparas pós-consumo. Somos pioneiros na produção de papel em escala, mantendo todos os processos artesanais.
Edições Anteriores

Fashion Revolution 2022

Fashion Revolution 2022

Fashion Revolution 2022

Fashion Revolution

Fashion Revolution 2022

Fashion Revolution 2019

Fashion Revolution 2019

Fashion Revolution 2019

Fashion Revolution 2019