Data

25 Abril 2023 - 27 Abril 2023

Horário

13:30 - 18:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

O Fashion Revolution completa 10 anos de atuação esse ano e volta ao IED Brasil para uma série de palestras, oficinas e exposições que ocupam o pátio e a recepção da faculdade.

Exposição MAS: Moda, Alma e Sustentabilidade

Local: Pátio IED SP | Aberta ao público

A mostra MAS_Moda, Alma e Sustentabilidade, tem como objetivo apresentar para a Comunidade IED materiais de menor impacto ambiental a serem utilizados pelos designers de moda. São apresentadas matérias-primas produzidas a partir de recursos naturais renováveis e/ou processos de transformação conscientes, até novos materiais criados a partir de descarte industrial.

A diversidade dos insumos presente na exposição, demonstra o universo de possibilidades contemporâneas, já existentes, disponíveis ao uso dos profissionais da moda e, dentro de um espaço educacional, representam a ponte entre as reflexões propostas na academia e a postura do designer frente a um mercado que se torna mais questionador e consciente a cada dia.

A moda brasileira necessita de alternativas produtivas que coloquem os seres vivos no centro do processo criativo e decisório, para assim caminhar rumo à construção de futuros melhores.

Expositores

Castanhal: Criada em 1966, a Castanhal é a maior fabricante de produtos de juta do Brasil. A empresa conta com as certificações como os selos “Fair Trade” da Aliança Sustentável para o Comércio Justo (FairTSA, em inglês) e Pesticide Free, que garante que não há a utilização de pesticidas. A produção da Castanhal também é certificada pela BCS, uma certificadora independente de produtos ecológicos com sede na Alemanha. O selo BCS – reconhecido por toda Europa, EUA e Japão – garante que os produtos sejam compatíveis com os preceitos da agricultura orgânica. A sua missão é ser genuinamente sustentável, com a preservação do biossistema por meio de um comércio justo, e manter-se como o principal parceiro em ecoeficiência nos mais diversos mercados, através de fibras naturais, ousando em soluções integradas às novas tecnologias.

DaTerra Project: O Daterra Project nasce em Riacho das Almas, Pernambuco, com o conceito de reaproveitar resíduos denim, que seriam descartados por fábricas de confecções, e transformá-los em tecidos sustentáveis. A iniciativa ganhou o Prêmio Fashion Futures 2022, do Instituto C&A no Brasil, além do reconhecimento na categoria de “Negócio de Impacto Social“. A produção de tecidos é feita com trabalho 90% artesanal, e comercializada na forma de bolsas, sapatos e outros objetos de uso pessoal. Os produtos DaTerra ainda possuem forte aceitação com o público vegano e/ou aqueles usuários que prezam pelo slow fashion.

EcoSimple: A Ecosimple foi fundada em São Paulo em 1994. Durante 10 anos se dedicaram a idealizar e entender o mercado têxtil, com criações de tecidos e expertise no sustentável. Em 2004, iniciaram em Americana/SP a própria produção de tecidos, e em 2010 criaram a Ecosimple, com conceito inovador e completamente sustentável que defende o comércio justo, inclusivo e com impacto ambiental e social positivo. Em 2016 inauguram em São Paulo o Showroom Fashion, local onde a marca recebe seus clientes expondo coleções atualizadas com tramas exclusivas e personalizáveis. Em 2022 inaugurou o Showroom Home & Decor, local onde há ambientes decorados com tecidos produzidos pela marca.

LaVeg: A AMADEU tem o orgulho de apresentar o LaVeg™, um biomaterial premium feito de borracha natural e algodão. LaVeg™ é um produto vegano, biodegradável, sem plástico e reciclável, feito de materiais de origem responsável. Sua superfície de borracha laminada à prova d'água tem a aparência luxuosa do couro, com a suavidade, espessura e durabilidade desejadas necessárias para moda, acessórios, calçados e design de móveis. Possui diversas cores, texturas e espessuras, com acabamentos sob medida sob consulta. Nossos pigmentos são atóxicos e 100% absorvidos pela borracha, o que significa que nenhum resíduo líquido é descartado na natureza. Trabalhamos de acordo com as normas de Gestão Ambiental ISO 140001.

Moinho Brasil: A Moinho Brasil nasceu em 1985 com o propósito de produzir papéis artesanais, a partir de resíduos agrícolas e aparas pós-consumo. Somos pioneiros na produção de papel em escala, mantendo todos os processos artesanais.

Exposição artística | Coisa Primordial e Vontade das Coisas

Local: Pátio IED SP | Aberta ao público

As exposições artísticas "Coisa Primordial", de Luah Souza, e "Vontade das Coisas", de Yasmin Có, acontecem no pátio do Istituto Europeo di Design, com obras vestíveis e/ou decorativas produzidas a partir do descarte de objetos e embalagens.

Expositores

Yasmin Có:

Luah Souza:

Exposição de Moda Inclusiva

Local: Recepção IED SP | Aberta ao público

As peças apresentadas fazem parte de três coleções desenvolvidas por alunas do quarto semestre de moda (turma de 2022). No projeto integrado, a turma foi desafiada a pensar em uma coleção, olhando de forma empática sob a perspectiva do Design Universal. Os produtos apresentam soluções ergonômicas e estéticas que levam em consideração as necessidades do usuário. Entre todos os projetos desenvolvidos, estes três apresentados foram selecionados para o London Represents Fashion Show, desfile de moda inclusiva londrino, que aconteceu em fevereiro deste ano.

Coordenação de curso: Kátia P. Lamarca.
Orientadores: Maya Guizzo, Roberto Antonio Slusarz Filho, Mariana Gouveia, Gil Tokio e Edmundo da Silva

Expositores

Ju Midori:

Luiza Franco:

Isa Shiozuka:

Fernanda Menezes:

Isa Ricci:

Julia Della Rosa: