Carreira e Mercado no Design
Em um cenário de mudanças climáticas, transição energética e justiça climática, como os profissionais de Design podem contribuir para um futuro mais equilibrado?
No evento “Carreira e Mercado no Design”, discutiremos o impacto direto da COP 30, que será realizada no Brasil em 2025, nas diversas áreas do Design e como essas questões influenciam as carreiras e mercados dos profissionais da área.
Neste encontro, que acontece no dia 27 de novembro, às 19h, no Pátio do IED São Paulo, especialistas e profissionais irão explorar como o design pode ser uma força poderosa para enfrentar os grandes desafios do nosso tempo – desde a mitigação das mudanças climáticas até a busca pela justiça climática e pela transição energética.
Participe deste encontro essencial para compreender como o design pode responder aos desafios globais atuais, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis.
Incrições encerradas, mas você ainda pode participar! Inscreva-se diretamente na recepção e aproveite o evento!
Programação
O evento contará com a presença de Marcelo Rosenbaum, renomado designer cuja trajetória inspira transformações sociais e ambientais. Em sua palestra, Rosenbaum trará reflexões e experiências que mostram como o design pode atuar como agente de impacto positivo, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, incentivando profissionais a buscarem soluções inovadoras e com propósito.
Após a palestra, o evento trará um painel interativo sobre como temas urgentes, como descarbonização, adaptação às mudanças climáticas e transição energética, estão moldando o futuro do design. Profissionais renomados, incluindo Alexandre Salles, Graziela Nivoloni, Marcelo Rosenbaum e Eloisa Artuso, compartilharão suas experiências e perspectivas, destacando o impacto direto desses temas no mercado e na carreira dos designers. Essa discussão crítica visa trazer uma visão prática para aqueles que buscam atuar de forma criativa e consciente.
Convidados
Marcelo Rosenbaum
Designer de interiores e produtos, Rosenbaum é um dos pioneiros do design social no Brasil, promovendo o design como ferramenta de transformação social. Ele desenvolve projetos que envolvem comunidades locais e utiliza materiais e técnicas tradicionais em harmonia com o meio ambiente. Seu trabalho no projeto **A Gente Transforma** reflete a ideia de sustentabilidade social e ambiental.
Alexandre Salles
Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.
Eloisa Artuso
Eloisa Artuso trabalha em projetos na intersecção entre clima, gênero e moda. É cofundadora do Instituto Febre, uma organização social que pauta a agenda da justiça climática e direitos das mulheres na indústria, onde atua como diretora executiva. É também palestrante, professora de sustentabilidade do Istituto Europeo di Design-IED e colunista da Carta Capital e do Design Ativista/Mídia Ninja. eloisaartuso.com I @eloartuso
Graziela Nivoloni
Mestra em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). É coordenadora do Bacharelado em Design de Produto e Serviço do Istituto Europeo di Design. Foi co-coordenadora da Pós-graduação lato sensu em Design de Interiores Contemporâneo na mesma instituição por três anos. Atua como conselheira acadêmica do Centro de Inovação, Design e Pesquisa do Istituto Europeo di Design no Brasil. Orientou e participou da banca examinadora de diversos trabalhos dos cursos de pós-graduação lato sensu em Design Estratégico em Goiânia e Brasília por meio do IED e do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Possui 12 anos de experiência como docente, palestrante e mediadora nos campos de inovação, criatividade, processos de criação e experimentação, circularidade, colaboração, design de interiores e arquitetura. Já foi docente de cursos técnicos e de extensão do Senac São Paulo e da pós-graduação em Design de Interiores do Centro Universitário Belas Artes. Possui experiência na área profissional por meio da atuação em escritórios de arquitetura e interiores nos quais participou de projetos de residências, mostras, lojas e mobiliário expositivo no Brasil e no exterior. Sua dissertação de mestrado em Design foi selecionada pela 32º edição do Prêmio Museu da Casa Brasileira na categoria trabalhos não publicados.
Aplicar filtros
0 EVENTOS
Selecione o período de seu interesse