IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:
ONE YEAR

Gestão de negócios de moda

144 horas Nacional
Semana internacional
PRESENCIAL
02/10/2021
Matrícula Online
Quer mais informações?

Por quê?

O principal objetivo do curso é capacitar o aluno a desenvolver, implementar e gerenciar um negócio no segmento de moda, adquirindo o conhecimento necessário para realizar a gestão estratégica nas áreas de marketing, operações e finanças tanto para bens de consumo quanto de serviços com todo o contexto da indústria da moda permeando suas decisões.

Para quem?

Profissionais que desejem se especializar no segmento com o objetivo de implementar e/ou gerenciar um negócio na área de moda.

Como é?

O aluno poderá atuar em toda a cadeia de valor da indústria da moda após adquirir uma visão sistêmica e estratégica com foco em liderança, comunicação, além de um conhecimento aprofundado em moda e design.


Gestão de negócios de moda no IED

O One Year em Gestão de Negócios de Moda do IED embasa o aluno com uma visão sistêmica e estratégica da indústria da moda, dando ferramentas para a construção de um modelo de negócio completo com foco em liderança, comunicação, moda e design ao longo de toda a jornada do curso.

A estrutura curricular conecta o conhecimento teórico, a aplicação prática e o desenvolvimento pessoal em disciplinas de tendências, comportamento e imagem de moda; compreensão do processo de desenvolvimento de uma coleção; modelos de negócio com foco em sustentabilidade, inovação e propósito; segmentação de mercado; identidade, personalidade e posicionamento de marca através do branding; marketing de moda; canais digitais como ferramentas de negócio; gestão de produtos e serviços, de pessoas e gestão financeira, contribuindo para uma sólida formação e para a introdução do profissional no mercado.

IED +

O Dafiti Group, maior grupo de e-commerces de moda e lifestyle da América Latina, estabelece uma nova parceria com o IED para o curso ONE YEAR em Gestão de Negócios de Moda.
A marca fundada em 2011 tem atuação em 4 países (Argentina, Brasil, Chile e Colômbia) e o propósito de revolucionar o ecossistema da moda com inteligência.
O time, composto por quase 4 mil funcionários, está dedicado a proporcionar a melhor experiência de compra para seus clientes e ser a plataforma de escolha para novos parceiros.
Potencializado pelo ecossistema de tecnologia e pela infraestrutura das operações, a proposta de valor da marca é baseada em oferecer: o melhor portfólio e curadoria, inspiração de moda, os melhores preços, a melhor conveniência e tudo isso com o cuidado em gerar impacto positivo às pessoas e ao planeta.
Em 2020, as plataformas da Dafiti Group tiveram mais de 7,7 milhões de clientes ativos, gerando um NMV de R$3,4 bilhões.

Semana internacional na Europa

O IED Brasil interrompeu temporariamente as atividades internacionais devido à pandemia da Covid-19 e estuda opções de reagendamento do calendário para quando for possível a retomada das viagens com segurança. Assim que definida a nova agenda, as respectivas turmas serão comunicadas.


Ethos IED

O IED acredita que uma formação profissional completa nasce da união entre a inteligência cognitiva (teoria), a inteligência criativa (prática) e a inteligência emocional (dimensão humana).

Por isso, cunhamos uma base metodológica única que integra a gestão do saber, saber fazer e saber ser.


A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo (a critério da faculdade) para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED reserva-se o direito de alterar o corpo docente em função de necessidades pessoais ou institucionais, não comprometendo a qualidade do curso.


    Informe os dados abaixo para baixar o arquivo




    Baixe o programa do curso

    Início das aulas: 02/10/2021
    Dias: sextas, das 14h às 21h, e sábados, das 9h às 17h, uma vez por mês

    Valores:
    15 parcelas de R$ 1.852,00
    À vista com 4% de desconto
    Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    COORDENAÇÃO

    CALINE MIGLIATO

    Mestre em Gestão de Negócios (FIA), pós-graduada em Jornalismo de Moda (UFV, Madri), graduada em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Campinas) e certificada Scrum Product Owner (Scrum Alliance). Possui 20 anos de experiência, morou dois anos na Espanha, onde trabalhou para as edições espanholas das revistas VOGUE e InStyle e como diretora de comunicação da marca Delpozo. De volta ao Brasil, atuou no Grupo Estado e nas revistas Manequim e Glamour. Durante quatro anos, trabalhou como gerente de marketing de conteúdo no Dafiti Group, atuando com as equipes de UX, Produto e TI no desenvolvimento de plataformas de conteúdo e com os times de Vendas e Comercial na criação de estratégias focadas em performance e engajamento. Atua como docente nas áreas de marketing de conteúdo, gestão e criação de conteúdo, marketing digital, planejamento estratégico de comunicação, planejamento estratégico de negócio, metodologias ágeis no desenvolvimento de projetos e gestão de carreira.

    PROFESSORES

    JULIANA LOPES

    -
    Depois de 10 anos trabalhando como jornalista em grandes redações, morou 8 anos na Itália, onde foi correspondente internacional para sites como UOL e FFW e pesquisadora de tendências do mercado de Moda para o portal Use Fashion. Acompanhou Semanas de Moda em Milão e Paris e foi docente de Moda Contemporânea, Tendências e Lifestyle no IED de Milão, onde lecionou Lifestyle & Trends e Contemporary Fashion, em inglês e italiano. Cobriu como editora das edições da SPFW, colaborou para Vogue Brasil, Elle Brasil e Harper’s Bazaar Brasil. Concebeu e implementou o curso de Fashion Styling do IED São Paulo, em 2018, e reformou e implementou o conteúdo da pós-graduação em Marketing e Comunicação de Moda na mesma instituição, em 2019.

    KATIA LAMARCA

    +

    Com experiência na área do vestuário e na área acadêmica com gestão e docência em cursos superiores e profissionalizantes, Katia possui uma carreira desenvolvida em empresas de pequeno e médio porte, nos grandes pólos confeccionistas da cidade de São Paulo, no setor de desenvolvimento de produtos de Moda. Como docente, tem sólida atuação no ensino técnico e superior, em instituições de grande porte da cidade de São Paulo, além de experiência com coordenação acadêmica de graduação e cursos extensionistas. É mestre em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo — Escola de Artes, Ciências e Humanidades e pós-graduada em Pedagogia Empresarial pela FMU — Faculdades Metropolitanas Unidas.


    VANESSA PINSKY

    +

    Especialista em sustentabilidade corporativa no aconselhamento e apoio a líderes de negócios em estratégias para sustentabilidade e gestão e execução de programas, incluindo riscos e oportunidades em ESG (Environmental and Social, Governance), inovação sustentável, desenvolvimento de produtos, engajamento de partes interessadas, relatórios e comunicação, investimento social privado e consultoria. Possui excelente habilidade organizacional e de gerenciamento de projetos para transformar ideias em ações, capacidade de obter adesão sênior multifuncional para influenciar uma organização, paixão por “business for good” para impactar a sociedade, pesquisa e ensino em estratégias para a sustentabilidade, inovação, governança e financiamento do clima, propiciando conhecimento e pensamento crítico sobre como políticas públicas e estratégias de negócios se desdobram no mundo real com a emergência climática, os riscos e as oportunidades com a emergência da agenda ESG nas empresas.


    FERNANDA LEITE

    +
    Empreendedora da moda trilíngue (português, inglês e espanhol), com mais de 18 anos de experiência internacional colaborando com designers de moda e desenvolvedores de produtos na criação de marcas e linhas de produtos, além de mais de 10 anos de experiência como professora universitária de cursos de moda em gestão de produtos, marketing de moda e empreendedorismo na moda. Possui excelentes habilidades de comunicação, construção de relacionamento, liderança, pensamento crítico, coaching e gestão.

    FERNANDA BASSANELLO

    +

    Graduada em Marketing e pós-graduada em Propaganda e Marketing, atua como gerente de conta na Kantar Millward Brown, na área de segmentação de mercado.


    GISELE REGISTRO

    +

    Graduada em Administração de Empresas (FAAP), mestre profissional em Administração de Empresas (FIA Business School), MBA em Marketing (USP/FEA), graduada em Administração Industrial (USP/Fundação Vanzolini) e especializada em Varejo (USP/PROVAR). Possui mais de 20 anos de experiência de sucesso na área comercial de grandes empresas multinacionais, sendo 15 anos diretamente responsável pelos resultados da área. Grande habilidade em negociação com clientes, key accounts e fornecedores em todo território nacional; desenvolvimento de unidade de negócios para atuar no mercado premium e luxo; exploração e desenvolvimento de canais alternativos de venda e parcerias estratégicas (B2B e B2C); habilidade em estratégia de entrada no mercado, planejamento estratégico e gestão financeira; fortes resultados históricos com foco na constante superação de metas, principalmente em cenários de alta complexidade; facilidade de relacionamento com o mestre dos processos de liderança, gestão, criação, desenvolvimento e motivação de equipes multifuncionais.


    ANA FOSSATI

    +

    Profissional de marketing com sólida experiência em gestão de marketing, marcas e produtos, vivenciada em grandes empresas de bens de consumo e varejo tais como Nestlé, Nissin, JDE, BRF e Grupo Bunge, tendo como principais qualificações a experiência com o desenvolvimento de Planos Estratégicos de longo prazo para as marcas, assim como sua implementação, incluindo todas as etapas de planejamento, execução e avaliação de resultados; implementação e monitoramento dos principais KPIs de negócio como Market Share, rentabilidade, hábitos de consumo e Brand Health; forte vivência em Consumer Insights e análise de todo o ambiente competitivo, trabalhando com pesquisas de mercado contínuas, assim como com estudos Ad Hoc; gestão integrada das agências parceiras (propaganda, digital, PR, branding); liderança de equipe nas atividades de Marketing, assim como de times multifuncionais em projetos de inovação de produtos, envolvendo desde a elaboração de um pipeline até o planejamento e execução do mesmo, e vivência internacional em treinamentos, workshops e reuniões. É mestre em Gestão de Negócios (FIA), tendo como tema de pesquisa a Gestão de Marcas e o Branding.


    FERNANDO SOUZA

    +

    Fernando Souza é consultor e professor de Negócios Digitais, Marketing e Mídias Sociais, publicitário, palestrante e empreteco. Possui 20 anos de atuação no mercado digital e 10 como empreendedor. É docente em cursos de pós-graduação de UX e Marketing e Comunicação de Moda no IED, Marketing e Negócios e E-commerce, além de palestrar em convenções, capacitar equipes e conduzir treinamentos e workshops para diversas instituições, entre elas: Globosat, Hospital Israelita Albert Einstein, Jornal do Commercio, Danone, Vida Funcional, Sabrina Sato, Outlet Lingerie, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, G.O.Eyewear (Cartier, Montblanc, Ana Hickmann etc.), Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, Grupo Dass e Shopping Eldorado. Desenvolveu projetos para Editora Planeta, Alpargatas, Instituto Rodrigo Mendes, Portal Lunetas, Aprendiz, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Alana, Corinthians, Editora Abril, Ticket Edenred, Microsoft, entre outras.


    LEANDRO QUEIROZ

    +

    Leandro Queiroz acredita que a educação e o empreendedorismo transformam pessoas e promovem a autorrealização. É acelerador de Startups nos Programas Meu Bolso em Dia – Febraban e Scale Up – FabLab Hub. Faz parte do time de aceleração e impacto da Aceleradora @VoeSemAsas, é coordenador de conteúdo e mentor no AWC Academic Working Capital – Instituto TIM, foi acelerador do programa de intraempreendedorismo Caçadores do Futuro – Danone Nutricia (2020-2021), idealizador, coordenador estadual e mentor do STARTUP SP – Sebrae SP e da Incubadora de Projetos Inovadores Sebrae SP. Atualmente, cursa o mestrado profissional em Empreendedorismo na FEA-USP. Possui especialização em Finanças (Fipecafi) e Planejamento Estratégico (FGV), e graduação em Turismo (Anhembi Morumbi) e Ciências Contábeis (Mackenzie). Foi aluno do Symposium for Entrepreneurship Educators – Babson College e Empretec – Sebrae. Nas horas que não faltam, é maratonista.


    LETíCIA DINIZ GONçALVES

    +

    Letícia Diniz Gonçalves é uma curiosa. Ela acredita que a vida é curta para pesquisar sempre sobre os mesmos temas, por isso, ela desenhou sua carreira multipotencial (muito antes de Bill Gates defender que generalistas são legais ;))

    Graduada em Design e Direito, pós-graduada em Marketing e Psicopedagogia, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e doutoranda em Comunicação e Semiótica, atua no desenvolvimento das competências de aprendizagem criativa e educação empreendedora com foco no desenvolvimento de práticas inovadoras, metodologias ágeis e nas possibilidades de monetização delas (nossos talentos são os maiores ativos financeiros que possuímos).

    É pesquisadora, palestrante, consultora, mentora e professora. Atualmente, possui atividades em escolas de ensino superior em competências que correlacionam design, gestão ágil e empreendedorismo com foco nas trilhas de future skills, as habilidades para o futuro, porque o passado é história, o presente é incerto e o futuro é complexo e deve ser imaginado e cocriado coletivamente.

    Início das aulas: 02/10/2021
    Dias: sextas, das 14h às 21h, e sábados, das 9h às 17h, uma vez por mês

    Valores:
    15 parcelas de R$ 1.852,00
    À vista com 4% de desconto
    Parcelamento em até 24 vezes via Intersector
    Ex-Aluno IED tem 25% de desconto. Consulte condições

    DISCIPLINAS
    Masterclass3h
    Mentoring3h
    Cultura de moda12h
    Cadeia têxtil12h
    Sustentabilidade e gestão da inovação6h
    Modelo de negócio I — Introdução ao projeto12h
    Segmentação de mercado6h
    Comportamento de consumo12h
    Branding12h
    Marketing de Moda12h
    Canais digitais12h
    Gestão de produtos e serviços de moda12h
    Liderança e gestão de pessoas6h
    Gestão financeira12h
    Modelo de negócio II — Orientação ao projeto9h
    Apresentação do projeto de conclusão3h
    SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.