04 dezembro 2023

Lara Campos, estudante do último semestre de Design de Moda no IED São Paulo, apresentou sua coleção chamada “Melancolia” em Milão, na Fashion Graduate Itália, que busca estabelecer conexões entre sentimento, criatividade e moda.

O Fashion Graduate Itália é promovido pela plataforma do Sistema Educacional de Moda ETS, uma entidade do terceiro setor que desempenha um papel fundamental no apoio e promoção do talento dos estudantes na área da moda. Ao facilitar o processo de orientação e a escolha de percursos educacionais, a plataforma atua como um elo crucial entre instituições educacionais de destaque local, nacional e internacional, e as empresas do setor da moda.

Desde 2008, a plataforma tem sido o hub central que reúne as melhores instituições e academias italianas dedicadas a oferecer percursos educacionais pós-diploma no campo da moda. Essas escolas, parte integrante da associação, mantêm uma conexão significativa com o rico patrimônio cultural, histórico e industrial da Itália.

Através de iniciativas como o Fashion Graduate Itália, a plataforma não apenas valoriza o talento dos jovens estudantes, mas também promove a cultura empreendedora, abordando temas cruciais como meio ambiente, igualdade de oportunidades, legalidade e transparência. Ao criar um espaço para eventos formativos, exposições e diálogos entre os alunos e a indústria da moda, a plataforma desempenha um papel essencial na formação e crescimento de novos talentos no setor.

Seleção dos projetos participantes

A relação especial entre São Paulo e Milão transcende fronteiras ao promover uma conexão rica em iniciativas de divulgação tecnológica, artística e cultural. Essa sinergia é evidenciada não apenas localmente, mas também internacionalmente, como demonstra o Projeto de Internacionalização Talent to Talent.

Milão tem laços históricos com São Paulo desde 1961, sendo esta a irmandade mais antiga, enquanto Toronto, uma das mais recentes em 2003, celebra neste ano o seu 20º aniversário de parceria. A segunda edição internacional do Fashion Graduate Itália, enriquecida pela participação de São Paulo, Toronto, Daegu e Osaka, destaca-se como um evento que transcende fronteiras, promovendo a diversidade cultural e o intercâmbio global.

No âmbito desse evento, a representação das escolas de moda ganha destaque, com Lara sendo escolhida como a representante do IED SP, ao lado de outros talentosos designers. A seleção criteriosa, conduzida por Roberto Antonio Slusarz e Katia Lamarca, destacou não apenas a excelência técnica, mas também a abrangência e comprometimento de Lara com o projeto final.

Essa escolha não é apenas um reflexo da habilidade técnica, mas também reafirma o compromisso integral com a qualidade e a visão do evento. Ao unir forças com Toronto, Daegu e Osaka, São Paulo reforça seu papel como um ponto de referência internacional para a moda, proporcionando uma plataforma para os designers locais expressarem as diversas inspirações, nuances e identidades que caracterizam a vibrante cultura da cidade. A participação no Fashion Graduate Italia 2023 destaca o multiculturalismo, a diversidade e o espaço de oportunidades que São Paulo representa no cenário global da moda. A conexão entre essas cidades, através do Fashion Graduate Italia, torna-se uma poderosa expressão do carismático poder comunicativo da moda, consolidando Milão como uma ponte significativa entre culturas globais.

Coleção “Melancolia”, de Lara Campos

O ponto alto do Fashion Graduate Itália 2023 foi a participação marcante de Lara Campos, estudante do último semestre de Design de Moda no IED São Paulo. Sua coleção, intitulada "Melancolia", encantou a audiência ao explorar a elegância da Era Vitoriana.

Lara não apenas demonstrou habilidades excepcionais de design, mas também transmitiu emoções profundas através de sua paleta de cores refinada. A jornada emocional de sua coleção reflete não apenas sua criatividade, mas também a habilidade da Plataforma ETS em atrair talentos diversificados para as passarelas internacionais.

Elegância Vitoriana Reinventada na Passarela

Inspirada na Era Vitoriana, a coleção apresenta elementos como tecidos mais pesados, arcos, babados e tons escuros – característicos do período. A paleta de cores é concisa, com destaque para o preto, cinza, vermelho e roxo. Para o estudo de formas, Lara enfatiza as camadas do vestido em arcos ogivais, decotes e mangas abobadas inspiradas na arquitetura das igrejas e catedrais góticas.

Ao trazer uma reinvenção da elegância vitoriana para as passarelas de Milão, Lara Campos destacou-se ao incorporar elementos como arcos ogivais, decotes e mangas inspiradas na arquitetura gótica. Sua abordagem inovadora proporcionou uma experiência visual única, fundindo a tradição com uma visão contemporânea.

A participação de Lara não apenas celebrou sua expressão artística individual, mas também ilustrou o comprometimento da Plataforma ETS em destacar talentos diversificados e inovadores.

IED São Paulo: Formando os Criativos do Futuro

O Instituto Europeu de Design (IED) São Paulo emerge como uma instituição líder, comprometida em formar profissionais inovadores capazes de enfrentar os desafios dinâmicos da indústria da moda. O destaque de Lara Campos no Fashion Graduate Italia 2023 é um reflexo do rigoroso programa educacional do IED São Paulo, que cultiva uma abordagem abrangente para a formação de seus alunos. A instituição continua a se destacar ao contribuir para a inovação no mundo da moda, preparando os criativos do futuro para se destacarem em uma indústria em constante evolução.

Pode estar interessado em: