Em 5 de novembro, celebramos o design como ferramenta estratégica de inovação e transformação social, e também o talento de 14 alunos do IED que estão concorrendo ao shortlist da BDA, um dos maiores prêmios de design do Brasil.
Data
05 novembro 2025
Em 5 de novembro, celebramos o design como ferramenta estratégica de inovação e transformação social, e também o talento de 14 alunos do IED que estão concorrendo ao shortlist da BDA, um dos maiores prêmios de design do Brasil.
Todo dia é dia de criar e pensar, mas no dia 5 de novembro, temos um motivo especial: é o Dia Nacional do Design.
Uma data que reconhece a importância dessa área que vai muito além da estética, e se afirma cada vez mais como motor de inovação, impacto social e soluções para o futuro.
Instituído em homenagem ao designer e arquiteto Aloísio Magalhães, pioneiro do design moderno no Brasil, o Dia Nacional do Design valoriza a criatividade brasileira e o papel dos profissionais que desenham produtos, serviços, experiências e novos modos de pensar o mundo.
Neste ano, o IED São Paulo tem um motivo extra para comemorar a data: 14 estudantes da instituição foram selecionados para o shortlist da 15ª edição da BDA, o Prêmio Brasileiro do Design, um dos maiores e mais respeitados festivais de design do país.
A premiação reconhece projetos inovadores desenvolvidos em diferentes categorias do design e reúne os principais nomes e talentos emergentes do setor. Estar entre os finalistas é uma conquista que celebra não só a criatividade, mas também o comprometimento com ideias que fazem a diferença.
Os projetos dos alunos do IED foram desenvolvidos em contexto acadêmico, com orientação docente e desafios reais trazidos por parceiros do mercado, um reflexo direto da metodologia “Saber, Saber Fazer e Ser”, que une teoria, prática e dimensão humana.
A seguir, serão listados os projetos finalistas desenvolvidos pelos alunos do IED São Paulo para a 15ª edição da BDA.
Autoria: Isabela Pituco e Pagnon Joalheria
Ficha Técnica:
Design e ideação: Isabela Pagnoncelli Pituco
Professores orientadores: Célia Sati
Demais envolvidos: André Caperutto
O projeto: O Brinco Serenidade, parte da coleção Essência Encapsulada, traduz o conceito de proteger o que é precioso em formas que evocam delicadeza e permanência. Feito em prata, topázios e quartzo transparente lapidado manualmente em gomos, apresenta um formato volumétrico e poético, pouco convencional na ourivesaria tradicional. A estrutura possui uma dobradiça funcional que permite abertura, revelando no interior um degradê de topázios azuis cravados com precisão. O contraste entre o exterior translúcido e a intensidade das gemas simboliza o diálogo entre ocultar e revelar. Seu diferencial está na união entre inovação formal, sofisticação técnica e narrativa simbólica, transformando a joia em um relicário contemporâneo de memórias e sentimentos.
Autoria: Andressa Ribeiro
Ficha Técnica
Design e ideação: Andressa Ribeiro
Professores orientadores: Natalie Davantel Comparetti.
Demais envolvidos: Felipe Garcia, Gil Tokio, Maria do Rosário, Graziela Nivoloni (Coordenadora acadêmica) e Poda Lab
O projeto: O projeto Cidade dos sonhos é um jogo educativo não estruturado, voltado para crianças de 6 a 10 anos, que estimula a imaginação e a criação de novas formas de existência. Desenvolvido para o contexto da educação pública brasileira, o jogo utiliza peças abstratas e promove uma dinâmica lúdica que incentiva as crianças a repensarem a cidade onde vivem e a imaginarem novas perspectivas sobre o seu entorno de forma crítica e criativa.
O principal diferencial do projeto é seu enfoque em futuros, as crianças não apenas jogam, mas criam narrativas coletivas sobre suas cidades ideais. Além disso, o jogo combina materiais sustentáveis, como madeira de poda, com uma abordagem inclusiva, tornando-o acessível para crianças de diferentes contextos sociais e culturais.
Autoria: Bárbara Prandina
Ficha Técnica
Design e ideação: Bárbara Prandina
Professores orientadores: Andre Caperutto
Demais envolvidos: Alexandre Salles, Camilla Annarumma, Coral Michelin, Felipe Garcia, Gil Tokio, Natalie Davantel, Rafael Toledo e Graziela Nivoloni (Coordenadora acadêmica).
O projeto: MIA é uma marca de mobiliário inovador que transforma a relação entre humanos e gatos em uma experiência de convivência integrada. Mais que um móvel, é um sistema modular que une funcionalidade, estética, bem-estar e sustentabilidade.
Criado a partir de pesquisas em etologia felina, design ecossistêmico, CMF e neurodesign, o móvel permite a criação de percursos para escalar, esconder e observar, mas mantendo a decoração do lar. A linha Cobogato, inspirada na arquitetura modernista, permite múltiplas configurações, conciliando necessidades, estética e brincadeira. Produzido com materiais não tóxicos e acabamentos à base de água, utiliza processos de baixo impacto e incentiva o consumo consciente.
O grande diferencial está na integração: um móvel híbrido, útil e belo para as pessoas, seguro e estimulante para os gatos. Reforça o papel do designer e propõe um novo olhar sobre a convivência entre espécies e o impacto ambiental, através de um design não antropocêntrico.
Autoria: Giulia Imbiriba Hesketh Caron e Silva
Ficha Técnica
Design e ideação: Giulia Imbiriba Hesketh Caron e Silva
Professores orientadores: Felipe Garcia
Demais envolvidos: Maria do Rosário Gonçalves, Rafael Toledo e Graziela Nivoloni
O projeto: A MY – Make Yourself Cosméticos é uma linha de batons inclusivos e ergonômicos desenvolvida para pessoas com baixa mobilidade nas mãos. Por meio de um processo de cocriação com usuárias e especialistas, foram criadas quatro tampas e bases modulares que se adaptam a diferentes movimentos — pinça, torcer, puxar e movimento reduzido. Refiláveis e reutilizáveis, unem funcionalidade, estética e sustentabilidade. O design democrático permite que qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou limitação física, use o produto com conforto e autonomia. Mais que maquiagem, a MY é sobre autoestima, representatividade e o direito de todos de se sentirem bem consigo mesmos.
Autoria: Amanda Mello, Rafael Figueiredo, Emanuela Scappaticci e José Hepner.
Ficha Técnica
Design e ideação: Amanda Mello, Emanuela Scappaticci, Rafael Figueiredo e Jose Hepner
Professores orientadores: Camilla Annarumma, Maria Carolina Toledo, Rafaela Cossielo, Fabio Ranzani, Eduardo Yamamoto e Kenzo Abiko
Demais envolvidos: Graziela Nivoloni
O projeto: O Pé na Rua nasce do desejo de revelar a potência cultural dos bairros de São Paulo, valorizando a memória local e aproximando as pessoas de seu próprio território. Inspirado por iniciativas comunitárias e pela crença de que a cultura deve ser acessível a todos, propõe uma plataforma digital com roteiros culturais interativos, visitas guiadas e instalações artísticas nas ruas. Ao unir tecnologia e presença física no espaço urbano, estimula encontros, pertencimento e cidadania. A inovação está em transformar trajetos cotidianos em experiências culturais espontâneas, promovendo a redescoberta do bairro e de suas histórias, e incentivando conexões genuínas entre moradores, espaços e memórias.
Autoria: Tainá Pio
Ficha Técnica
Design e ideação: Tainá Pio
Professores orientadores: Camilla Annarumma, Carolina Toledo, Eduardo Yamamoto, Fábio Ranzani, Kenzo Abiko, Natalie Davantel, Rafaela Cossielo, Graziela Nivoloni
Demais envolvidos: Henrique Pescatori, Júlio Lancellotte, Thiago Soltau)
O projeto: PON-TE é uma proposta de sistema serviço-produto especulativo que objetiva assegurar o direito ao saneamento básico em assentamentos irregulares. Através de um app, favorece a interlocução entre pessoas sem documentos oficialmente aceitos com os agentes facilitadores e órgãos públicos para a garantia do saneamento básico. Através de um totem (interface Tio Rio) posicionado em shoppings e centros comerciais, aproveita e usa o sistema de compra e venda para atuar propositivamente ao questionamento das formas de existir, habitar e estabelecer relações com o mundo, efetivando possibilidades de viabilização - simbólicas e concretas - de enfrentamento da lógica da escassez. É uma solução que embora não se pretenda definitiva, intenciona um novo cenário de futuro no qual a vida se faria possível.
Autoria: Maria Eduarda Goulart Pereira
Ficha Técnica
Design e ideação: Maria Eduarda Goulart Pereira
Professores orientadores: Thais e Rosario
Demais envolvidos: Graziela Nivoloni (Coordenadora acadêmica)
O projeto: O projeto "Sem Firula." propõe o redesign do aplicador, embalagem e identidade visual de absorventes internos para o consumidor agênero, jovem e urbano, com foco em funcionalidade e sustentabilidade. A proposta responde às principais dores relatadas em pesquisa, oferecendo um aplicador mais higiênico, ergonômico e compacto, instruções claras e acessíveis, e embalagens sustentáveis — com eliminação total do plástico, decomposição em até oito meses e redução de 57% no peso do produto final. A identidade visual minimalista e agênera se destaca na gôndola, rompe com o estereótipo feminino da indústria atual e comunica o cuidado com a saúde de forma inclusiva e informativa. Menstruação sem plástico, sem contaminação, sem dificuldade, sem gênero, Sem Firula.
Autoria: Gabriela Castillo Alonso
Ficha Técnica
Design e ideação: Gabriela Castillo Alonso
Professores orientadores: Daniel Grizzante
Demais envolvidos: Fábio Paiva, Rodrigo Villalba, Maya Guizzo
O projeto: A Balancê é uma feira de arte gratuita e aberta, que ocupa as ruas da cidade para ressignificar a relação entre artistas, público e espaço urbano. Inspirada na ideia de coisas que balançam, propõe uma ocupação criativa com obras suspensas, performances e oficinas, tornando a rua uma galeria viva e acessível. Seu diferencial está na democratização do acesso à arte e na valorização de artistas independentes em formatos inovadores de exposição. O desenvolvimento contou com entrevistas com feirantes e expositores de diferentes áreas, de alimentos a feiras gráficas, trazendo aprendizados para pensar o espaço urbano como lugar de troca. O projeto fortalece vínculos comunitários, estimula reflexões e amplia a arte de forma participativa e transformadora.
Autoria: Gabriela Michielin Dias
Ficha Técnica
Design e ideação: Gabriela Michielin Dias
Professores orientadores: Maria Carolina V. de Toledo
Demais envolvidos: Rodrigo Villalba, Rafael Toledo e Fábio Ranzani
O projeto: Colarinho é um álbum de figurinhas que transforma a boemia paulistana em experiência editorial e interativa. O projeto mapeia bares icônicos do centro de São Paulo, reunindo registros visuais e fragmentos de conversas com frequentadores e proprietários. Cada figurinha funciona como micro-narrativa, articulando memória, design e afeto em um objeto colecionável. O diferencial está na fusão de linguagem editorial com a lógica do jogo e da troca, que estimula encontros presenciais e redescobre os bares como espaços de pertencimento cultural.
Autoria: Luísa Grigoletto
Ficha Técnica
Design e ideação: Luisa Grigoletto
Professores orientadores: Daniel Grizante, Rodrigo Villalba e Fabio Ranzani
O projeto: Palimpsesto é uma coleção autoral de ladrilhos cerâmicos artesanais inspirados nas caminhadas pela cidade de São Paulo. Cada peça nasce da sobreposição de camadas visuais: ruas, calçadas, rios e fragmentos de vida urbana. Traduzidas em ilustrações e gravadas a laser, criando superfícies que preservam a memória coletiva e a experiência individual. O diferencial está em transformar o ladrilho, tradicionalmente decorativo, em um suporte narrativo: fragmentos poéticos que conectam a intensidade da metrópole ao espaço doméstico.
Autoria: Pietra Souza Ramos
Ficha Técnica
Design e ideação: Pietra Souza Ramos
Professores orientadores: Rafael Toledo Rodrigues de Fátima
Demais envolvidos: Rodrigo Villalba, Fábio Paiva e Eliane Weizmann
O projeto: As Aventuras dos Guardiões é um jogo de tabuleiro educativo que utiliza o design gráfico para comunicar informações sensíveis sobre prevenção ao abuso infantil. Com três ambientes: floresta (perigo), casa (alerta) e castelo (segurança) e personagens antropomorfizados que ensina crianças de 7 a 10 anos a identificar riscos e reagir de forma segura. Criado para escolas, famílias e psicólogos, integra narrativa lúdica, elementos pedagógicos e interatividade, promovendo diálogo, autoconhecimento e confiança. Seu diferencial está na abordagem inovadora que une estética, função social e aplicação real.
Autoria: Renan Corazza
Ficha Técnica
Design e ideação: Renan Corazza
Professores orientadores: Érico Lebedenco, Rodrigo Villalba e Fábio Ranzani
Demais envolvidos: Eliane Weizmann
O projeto: A Revista Camada surgiu com uma profunda e extensa pesquisa no campo da tipografia nacional. O resultado da investigação culminou no pensamento de que durante anos perdemos referências muito por conta do contexto histórico do país com os processos tipográficos e com a queda de publicações impressas nacionais sobre o assunto.
Dessa forma ficamos à mercê de plataformas digitais para termos registrados esses trabalhos no mundo. Assim surge a Revista Camada, uma publicação que busca justamente registrar criações nacionais, trazendo cada um dos projetistas para contarem como ocorreu a criação, desde suas referências, desenhos em folhas vegetais e todas as camadas presentes dentro de um projeto gráfico.
Autoria: Sofia Remondi Corrêa
Ficha Técnica
Design e ideação: Sofia Remondi Corrêa
Professores orientadores: Érico Lebedenco, Fábio Ranzani, Rodrigo Villalba
Demais envolvidos: Eliane Weizmann
O projeto: Apresenta um livro de receitas que vai além do registro culinário, transformando-se em uma narrativa visual e editorial onde memórias, sabores e histórias se cruzam em torno da mesa. Reunindo 28 receitas ligadas a lembranças familiares, viagens e vivências profissionais, a obra propõe um formato que une pesquisa, design e cultura gastronômica. Embora tenha origem em experiências pessoais, sua estrutura abre caminho para se tornar um modelo replicável, no qual cada leitor ou família pode criar um livro físico que registre e preserve suas próprias histórias. Essa ampliação torna o projeto inovador ao unir design editorial, memória e identidade cultural em um mesmo objeto.
Autoria: Sophia Carvalho Pinto Dal Piaz
Ficha Técnica
Design e ideação: Sophia Carvalho Pinto Dal Piaz
Professores orientadores: Daniel Grizante
Demais envolvidos: Rodrigo Villalba
O projeto: “Viagem Visual” é uma exposição interativa infantil que tem como propósito trabalhar a alfabetização visual por meio da brincadeira e da experimentação. A pesquisa central foi baseada no pensamento de Bruno Munari, que defende a importância da criatividade, da fantasia e da percepção visual como parte essencial da formação infantil. A originalidade do projeto está em trazer a alfabetização visual para um espaço expositivo lúdico, que promove a imaginação. A exposição foi pensada em “blocos” modulares, o que permite sua montagem em diferentes espaços culturais. Apesar dessa flexibilidade, o projeto foi concebido originalmente para o SESC Interlagos, levando em conta suas características arquitetônicas e o público que o frequenta.
Com quase 60 anos de história internacional e 20 anos no Brasil, o IED é referência global em ensino de design, moda, comunicação e inovação. Nossa metodologia une prática, teoria e desenvolvimento humano, preparando profissionais criativos para os desafios do futuro.
Além disso, nossos alunos contam com oportunidades únicas de networking, vivência internacional em unidades do IED na Itália e Espanha, e projetos reais com empresas líderes do mercado.
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