12 junho 2023

A carioca Carol Manes é a nossa convidada para um bate-papo sobre seu percurso dentro do design de estamparia.

A carioca Carolina Manes é a nossa convidada para esse bate-papo sobre seu percurso dentro do design de estamparia desde que se inscreveu no curso de Estamparia do IED Rio. De lá pra cá muita coisa mudou e agora vocês podem conferir um pouco da experiência dela como IED ALUMNI.

• Antes de trabalhar com estamparia, como foi a sua vida de criativa? Por onde você andou?

Eu sempre tive um grande interesse em trabalhar na área criativa. Sou formada em Rádio e televisão e iniciei a minha carreira na área de comunicação em agências de marketing e publicidade e logo depois na área de moda. em 2017 comecei a fazer minhas primeiras ilustrações. Em 2020, durante a pandemia, resolvi tirar as ilustrações do papel e bordá-las em camisetas. A partir daí comecei a sonhar em me tornar designer de estamparia. Procurei o IED com o intuito de fazer uma pós-graduação e me reposicionar no mercado de trabalho

No momento de decidir pelo curso de estamparia, o que você levou em conta para a decisão, foi uma expectativa de começar a trabalhar com isso logo depois, ou o trabalho veio como consequência só após a realização do curso?

Alguns pontos foram decisivos para escolher o IED como a instituição ideal para cursar estamparia: O principal foi o IED ser uma instituição de renome internacional e especializada na área de design. Ponderei que para iniciar uma nova carreira seria necessário levar o nome de uma instituição que fosse referência. Outro fator decisivo foi, ao pesquisar sobre o curso, descobrir que uma antiga colega de trabalho, cujo trabalho eu sempre admirei, estava ministrando o curso. A partir daí  tive certeza que essa era a melhor opção para mim, cursar estamparia no IED Rio e ser aluna de uma profissional tão experiente e brilhante na área.

Como foi a realização do curso no IED Rio? Desafios, expectativas, resultados?

O curso foi maravilhoso do início ao fim. Apesar de ser um curso rápido, foi possível aprender na prática as principais técnicas em estamparia e realmente criar as estampas do zero, desde a concepção à finalização digital e estar pronta para ingressar no mercado de trabalho. As aulas foram muito diversas e práticas, tivemos a oportunidade de experimentar as mais variadas técnicas e utilizar diversos materiais criando a cada aula uma nova estampa, fosse ela em colagem, pintura, desenho ou digital. O resultado foi esse, desde que me formei no curso fui selecionada para expor meus trabalhos em Milão, no IED House, fui convidada pelo IED em parceria com o consulado da Itália para participar do projeto de revitalização da praça Itália criando uma estampa e fazendo um mural na parede e que venham muito outros!!!!

"Sobre as minhas expectativas, superou todas rs. Hoje me sinto confiante e confortável em dizer que eu sou uma designer de estamparia. Tenho minhas estampas em produtos de sites parceiros sendo vendidas no Brasil e no mundo."

• Como recebeu o convite para expor em na IED House em Milão? Como foi o processo de criação dos seus trabalhos que vão ficar por lá? Nos conte um pouco sobre eles!

A Roberta Freitas, gestora da plataforma ALUMNI no Brasil e responsável pela Comunicação, entrou em contato comigo pelo telefone e perguntou se poderia passar meu contato para a equipe do IED Milão pois eles tinham um convite para me fazer. Passei meu contato e recebi um e-mail com um convite super especial: expor meu trabalho na IED House em Milão no evento Fuorisalone e sobre a possibilidade de deixá-los em exposição permanente. Fiquei muito emocionada de estar entre os designers selecionados. Algumas estampas foram desenvolvidas ainda durante o curso de estamparia. O projeto do curso foi inspirado no tema: O encontro de Tarsila do Amaral com Lygia Pape. A partir desse tema criei as estampas: A la Tarsila, Sertão, Bananada, Bahia e Baianada. Hoje para as outras estampas a inspiração é a riqueza e diversidade da fauna e flora brasileira, o tema tropical aparece nas cores e formas das estampas.

• Quais os planos para o futuro de agora?

Continuar fazendo parcerias com o IED , finalizar meu portfólio e aplicá-lo nas principais marcas de moda e quem sabe abrir um estúdio de estamparia e vender estampas para empresas do Brasil e do mundo.

Confira os produtos com as estampas da Carol Manes na sua lojinha virtual da Colab 55: Veja!