Para aumentar o próprio valor acadêmico e posicionamento institucional, o IED se compromete a criar colaborações, estabelecidas por acordos acadêmicos com instituições de ensino superior em todo o mundo, que favoreçam o intercambio cultural, a produção de conhecimento compartilhado e a troca de boas práticas. 

Abaixo, se encontram os principais tipos de colaboração desenvolvidos pelas instituições parceiras, divididos por localização e modalidade de participação:

@IED

Colaboração que consiste em um período de mobilidade junto ao IED, a partir de um acordo estabelecido entre as instituições.

O objetivo da mobilidade de graduação é conceder aos estudantes participantes uma qualificação IED reconhecida (por exemplo, Diploma Acadêmico Nível I). Este tipo de colaboração exige que as instituições acadêmicas envolvidas sejam credenciadas por um órgão reconhecido.

Tipos de Mobilidade por Título

  • Programas de mobilidade estruturada (duplo grau)
  • Completion

A mobilidade de créditos visa permitir aos estudantes de instituições parceiras a realização de um período de mobilidade em um dos programas IED credenciados pelo MUR, o que lhes dá direito à concessão de créditos que podem ser transferidos para o percurso educacional da instituição de origem. Este tipo de colaboração exige que as instituições acadêmicas envolvidas sejam credenciadas por um órgão reconhecido.

Tipos de Mobilidade para Créditos:

O principal objetivo da Mobilidade para Conteúdo é permitir aos estudantes da instituição parceira passar um período de mobilidade em um dos sites IED e adquirir conhecimentos e habilidades com metodologias IED, enriquecendo assim sua formação acadêmica e experiencial.

Tipos de Mobilidade para Conteúdo:

Study Abroad (IED programas privados)

@Online by IED

Colaboração que consiste na disponibilização online do conteúdo e das metodologias do design italiano, podendo ser incluída no plano de estudos da instituição parceira, destinada a estudantes e docentes.

Metodologias e conteúdos do IED oferecidos virtualmente e dedicados aos estudantes da instituição parceira.

Formação on-line sobre metodologias de ensino e/ou conteúdo de projeto para a capacitação de professores e/ou pessoal da instituição parceira.

@Local by IED

Colaboração que consiste na aquisição do conteúdo e das metodologias em modalidade presencial realizada pelo IED, com potencial integração ao plano de estudos da instituição parceira, destinada a estudantes e docentes.

Metodologias e conteúdos do IED entregues pessoalmente na sede e dedicados aos estudantes da instituição parceira.

Treinamento presencial em metodologias de ensino e/ou conteúdo de projeto entregue no local finalizado para a capacitação de professores e/ou pessoal da instituição parceira.

@Local by Partner

Colaboração que consiste no compartilhamento do conteúdo e das metodologias do IED com a instituição parceira.

Diversificação e internacionalização da oferta acadêmica da instituição parceira através de conteúdos e metodologias que o IED também pode transferir para os professores e/ou funcionários da instituição parceira.