29 Junho 2024 - 29 Junho 2024

Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-010, Rio de Janeiro - Brasil

Taxa de Inscrição: R$ 35,00.

O workshop "Processo Criativo e Risografia: Descobrindo a Publicação Independente", que acontecerá das 11h às 12h30, é uma oportunidade única para vivenciar a técnica de criação de imagens e impressão em Risografia, um processo gráfico que tem revolucionado o meio da publicação independente nos últimos anos.

Durante o evento, os participantes terão uma visita ao estúdio da Risotrip, onde poderão experimentar na prática todas as etapas da criação de um múltiplo impresso em risograph: desde a criação das imagens até a impressão das peças gráficas, passando pela gravação de matrizes e sobreposição de cores.

Daniel Bicho, mestre em Design pela Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro e sócio fundador da Risotrip, será um dos facilitadores deste workshop. Com sua experiência como artista gráfico, impressor e professor de cursos e palestras, Daniel trará insights valiosos sobre o processo criativo na Risografia e sua aplicação na publicação independente. Ao lado de Carlos Machado, formado em Desenho Industrial e especializado em ilustração científica, os participantes terão a oportunidade de mergulhar no universo da impressão artística e autoral, explorando as fronteiras entre design, arte e autopublicação.

Este workshop é indicado para artistas gráficos, designers, ilustradores, estudantes e entusiastas da publicação independente que desejam aprofundar seus conhecimentos na Risografia e conhecer os bastidores da criação e impressão de peças gráficas únicas e impactantes.

Participantes:

Daniel Bicho: Mestre em Design pela Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor das disciplinas de ilustração Experimental e Ilustração e Mercado no curso de gravura da Escola de Belas Artes . É Sócio fundador da Risotrip, estúdio de design e impressão onde atua desde 2015 como artista gráfico, impressor  e ministrando cursos e palestras. Através da publicação independente teve peças  expostas e participações em feiras em Nova York, Berlim, Rotterdam e Turim. Sempre buscando mapear as regiões de fronteira entre design, arte, autopublicação e impressão.

Carlos Machado: Formado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes - UFRJ. Professor de Desenho com Licenciatura em Artes pela Cândido Mendes. É ilustrador, membro da Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Foi Coordenador de Design da equipe multidisciplinar responsável pela apresentação do Projeto da Nova Exposição do Museu Nacional, convênio estabelecido entre o CNPq e o Museu Nacional / UFRJ. Tal equipe contou com designers, arquitetos, biólogos e antropólogos com a Coordenação Geral do Professor Luiz Fernando Duarte, então Diretor do Museu Nacional. Lá também especializou-se em ilustração científica. Foi Professor de Desenho na Escola de Belas Artes. Professor das disciplinas de Desenho, Ilustração Científica e Ilustração Editorial, no Curso de Artes Visuais da Faculdade Pestalozzi. Professor das disciplinas de Desenho e Projeto de Identidade Visual no Curso Técnico de Comunicação Visual do Centro de Formação Profissional de Artes Gráficas SENAI, do Rio de Janeiro. Criador, juntamente com o Anima Mundi, e Orientador do Ateliê de Desenho Anima Mundi. Atualmente, segue como professor do IED-Rio, NESPE e em seu espaço de aulas de desenho e ilustração, o Estúdio Ventura.