06 Abril 2023 - 06 Abril 2023

IED Rio - Casa d'Italia - Av. Presidente Antônio Carlos, 40/ 2o andar - Centro (RJ), Rio de Janeiro - Brasil

Inscreva-se

Venha aprender a montar um livro ideal para pequenas publicações, e que também pode ser usado como sketchbook, diário ou caderno de anotações.

No Workshop Livros Tangíveis e Caligrafia Experimental aprenderemos, passo a passo, como criar um modelo de livro com miolo costurado, estrutura, flexível, resistente e de fácil execução.

Com inúmeras possibilidades estéticas para as capas, que poderão ser produzidas com papel ou tecido. As capas de papel serão customizadas, com tipos, carimbos e caligrafia experimental sob a orientação do professor Claudio Gil, e com participação da artista do livro Gabriela Irigoyen.

Convidados

Gabriela Irigoyen é artista do livro. Desde 2004 se dedica a criar livros com uma abordagem artística e experimental resultando em seus originais livros objeto e livros de artista. Seus trabalhos ja foram publicados no Brasil e no exterior e já participou de exposições coletivas e individuais em Barcelona, Cidade do México, Paris, Recife, La Paz, Guayaquil, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Em seu ateliê, no Rio de Janeiro, além de criar suas obras, também desenvolve projetos de livros para estúdios de design, galerias de arte, artistas, fotógrafos, editores e escritores independentes. Também dá aulas e palestras, presenciais e online, sobre a arte de criar livros. Desde agosto de 2022 é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes da UFRJ.

Claudio Gil é professor universitário, designer, artista plástico e calígrafo profissional. Desde 2004 leciona caligrafia clássica e contemporânea no Brasil e no exterior, em instituições culturais e educacionais. Foi professor convidado nas escolas de Design École Intuit-Lab, de Paris e UniFranz International, de La Paz. Possui trabalhos publicados no Brasil, EUA, Russia, Alemanha, Australia. Participou de mostras de Design, caligrafia e artes, como as quatro edições da Mostra Internacional de Caligrafia nas cidades russas de São Petersburgo, Velik Novgorod e Moscou, onde diversas de suas obras integram o acervo do Museu Contemporâneo de Caligrafia. Entre as individuais o destaque é a mostra Kaligrápho & non Kalligrápho (Calígrafo e não calígrafo) exibida no CCJF, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios, em Recife e em 2017, no Centro Cultural Brasil en Bolívia, na Embaixada do Brasil em La Paz. Em 2014 participou do projeto de ambientação do prédio do Istituto Europeo di Design - IED, Rio de Janeiro. Participou das duas últimas edições da Bienal de Cartazes da Bolívia (2015 e 2017), em La Paz, como palestrante, professor e expositor. Atualmente é professor na graduação em Design da ESPM/RJ.