Data
21 Novembro 2023 - 25 Novembro 2023
Horário
07:00 - 21:00
Local
R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil
Formato
Presencial
Notas
A 1ª Semana da Consciência Negra promovida pelo IED acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro, com idealização do coordenador e docente Alexandre Salles.
A 1ª Semana da Consciência Negra promovida pelo IED acontecerá entre os dias 21 e 25 de novembro, com idealização do coordenador e docente Alexandre Salles.
A Semana da Consciência Negra desempenha um papel fundamental nas empresas, especialmente quando se considera a falta de diversidade no campo do design e a subrepresentação de alunos pretos e pardos no ensino superior. A ausência de diversidade nesses espaços não apenas limita as oportunidades para indivíduos negros, mas também resulta em um mercado pouco plural e carente de perspectivas variadas.
A inclusão da temática da Semana da Consciência Negra destaca a importância de criar um ambiente inclusivo ao reconhecer a riqueza das diferentes culturas e experiências. Isso permite promover um ambiente mais equitativo e enriquecedor, onde as contribuições de todos são valorizadas.
“Enquanto educadores ligados ao mundo do design, temos a responsabilidade de sensibilizar as pessoas sobre esta discussão de forma séria e pública, falando sobre isso enquanto também aprendemos a desafiar estruturas e narrativas eurocêntricas que historicamente marginalizaram comunidades negras e outras minorias étnicas. Esta é a primeira de uma série de iniciativas do IED para investir em programas de acesso à educação para minorias com o intuito de proporcionar oportunidades iguais para desenvolver suas habilidades e alcançar seus objetivos profissionais”, explica Alexandre Salles.
Uma das atrações da iniciativa, a exposição Negro Design apresenta trabalhos de docentes dos cursos de Design de Interiores, Design de Mobiliário, Design de Moda, Design Estratégico e Inovação, Design de Figurino, Design Gráfico Digital e UX/UI.
Local: Pátio IED SP, Rua Maranhão, 617, Higienópolis, Sâo Paulo/SP
Entrada gratuita
A roda de conversa “Design, Diversidade e Inclusão” é realizada no mesmo local no dia 21/11, das 19h às 20h30. O bate-papo conta com a participação de Alexandre Salles; Verônica Araújo, professora do IED do One Year de Design de Moda; e Robson Santos, professor de Pós-graduação nos cursos Design de Interação e Design Estratégico, com mediação de Michele Salles Villafranca, Diretora de Diversidade, equidade, inclusão e Saúde Mental AMBEV - América do Sul.
Local: Pátio IED SP, Rua Maranhão, 617, Higienópolis, São Paulo/SP
Entrada gratuita
Alexandre Salles: Alexandre Salles é arquiteto e mestre em Semiótica Urbana formado pela FAU-USP. Coordena o curso de pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do IED São Paulo, possui vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura. Fundou, em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.
Robson Santos: Graduado em Design (Esdi — Uerj), mestre e doutor em Design (PUC-Rio), professor e pesquisador de temáticas relacionadas a pessoas e sistemas digitais, e gerente de pesquisa e desenvolvimento no Luizalabs — área de tecnologia e inovação do Magalu.
Verônica Araújo: "Cores, canetas hidrocor, pincéis, aquarelas!", essas palavras sempre me inspiraram para o meu trabalho com a moda e sigo assim desde de muito cedo. Comecei desenhando croquis aos 14 anos. A decisão pela Faculdade de Artes já era muito nítida e a formação em moda ainda mais. Assim, mantive minha carreira na moda, fazendo Consultorias e Estilo para empresas. Mais tarde assumi a Linha de Jeans da In+Up e depois a Categoria de Malha da Mercatto. Paralelamente, ilustrei catálogos para empresas como Cantão e Redley, para o Fashion Rio. Minha formação me permitiu unir Moda e Arte pois também ministrava aulas de Artes e Moda. As viagens internacionais são uma grande fonte de inspiração para minhas pesquisas de Moda. Destinos como Paris, Londres, New York, Barcelona são meus favoritos devido a informação e criatividade. Pelas Marcas por onde passei, pude ter uma experiência bem abrangente em diversos segmentos: jeans, malha, tecido plano, infantil e moda praia.
Michele Salles Villa Franca: Diretora de Diversidade, equidade, inclusão e Saúde Mental América do Sul AMBEV | Fundadora e Conselheira Carreira Preta | Nomeada uma das “10 Mulheres Negras Transformando Histórias no Brasil 2022
Carla Lemos: Comunicadora, feminista e carioca. Foi fundadora do Modices, blog pioneiro em moda, beleza e empoderamento no Brasil e é autora do livro “Use a Moda a Seu Favor” (Record). Hoje, além de criadora de conteúdo, Carlinha também atua como palestrante e consultora de moda e comportamento para grandes marcas.
Júlia Vidal: Com graduação iniciada em Diseño Gráfico - Univ. de Buenos Aires e finalizada em Des. Industrial/Com. Visual - Univ. Federal do Rio de Janeiro, Julia Vidal é Pós-graduada em História África-Brasil pela Universidade Católica de Petrópolis, UCP, se especializando em Design de estamparia pelo SENAI CETQT e SENAC. Estilista e pesquisadora das etnias culturais brasileiras, é autora dos livros “O africano que existe em nós, brasileiros.:Moda e design afro-brasileiros” (2015) e “Quintal Étnico.:Cores e vibrações afro-brasileiras” (2015). No mercado há 12 anos com grife de moda que leva seu nome, já lançou 14 coleções temáticas, realizou desfiles no Rio de Janeiro, Brasília, Bogotá e Londres. Idealizou oficinas e cursos a convite do Museu de Arte do Rio, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, SESC, Secretaria Municipal de Cultura, entre outros. Cria estampas exclusivas para o mercado de moda e para projetos especiais, como para o Hotel Costa do Sauipe Premium, e desenvolve projetos de identidade visual artística com estamparia que vai para figurinos, cenografias e peças gráficas do artista, cria figurinos para TV, teatro e dança. Seu trabalho foi convidado para a exposição conceitual no Fashion Rio 2014, foi selecionada para compor o maior acervo etnográfico do Brasil na Casa de Cultura da América Latina. Ganhou prêmio internacional Shell Live Wire “empresa inspiradora ao redor do mundo - Make the Future”, recebeu o Prêmio de Economia Criativa pelo MINC e foi selecionada para compor o Rio Criativo da SEC/RJ. Hoje é membro da Rede de Iniciativa Jovem e Conselheira da Rede Brasil Afro-empreendedor (REAFRO).
Edmundo da Silva Pedro: Com 40 anos de experiência no setor do Vestuário, sou Mestre em Têxtil e Moda pela EACH - USP; Pós-graduado em Educação e Comunicação - Universidade Anhembi Morumbi - e Gestão de Instituição de Ensino Técnico - Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Ciências - Faculdades Integradas Hebraico Brasileira Renescença (1993) Atuou como Professor de Modelagem Industrial no Curso de Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina de 2002 a 2009; Professor de Modelagem Industrial, Tecnologia da Confecção e Administração da Produção e de Materiais no curso de Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi de 1995 a 2003; Docente e coordenador de cursos técnico e superior de tecnologia no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de 1988 a 2015; Docente em curso livre - Modelista no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC de junho de 2018 a junho de 2019. Atualmente é Professor de Noções de Construção de Vestuário e Laboratório de Modelagem no Bacharelado em Design de Moda no IED - São Paulo e Professor de Tecnologia da Confecção, Ateliê de Costura e Ateliê de Modelagem no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário FAM.
Camila Rodrigues: Líder de design e adora desenvolver pessoas. Graduada em Design e em Comunicação Social pela ESPM-Rio e Mestre em Design pela ESDI/UERJ. Já foi empreendedora e trabalhou em grandes empresas, como: Grupo Soma, MAG, Accenture e iFood. Hoje atua como Design Manager no Centro de Excelência em Design do Nubank.
Cris Rose: Mestre em Moda, Cultura e Arte pelo Centro Universitário Senac. Professora de Figurino e Styling de Moda desde 2007 no Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Foi Diretora de Figurino na área de Teledramaturgia do SBT, com passagem em diversas outras emissoras, como Globo e Bandeirantes, atuando como figurinista em diferentes novelas e programas de linha de show, e também em cinema, séries e peças teatrais.
Valeria Barbosa: É doutoranda em Design; Mestre em Design: Teoria, Crítica e História do Design (bolsista Capes), pela Universidade Anhembi Morumbi; graduada em Desenho Industrial - Centro Universitário Belas Artes (1995); técnico em Artes Gráficas - Escola SENAI "Theobaldo De Nigris". Atua profissionalmente como designer há 23 anos, nas áreas de Comunicação Visual, Design de Produto, Arquitetura Efêmera e Cenografia. É professora de Graduação no IED.
Anderson Penha: Pai de Nina e Cadu. Sócio e designer da Symnetics. Professor de Design Experimental na pós-graduação do IED, L'Ècole de Design Nantes Atlantique, e Inovação na Sustentare. Coautor dos livros: “As 10 faces da Estratégia” e “Design Estratégico — Diretrizes Criativas para um mundo em Transformação” (Altabooks). Membro do conselho editorial e colunista da revista ABC Design. Cocriador do Pitch Fights — batalha entre criativos e fundador do CONTRAFLUXO, um delírio coletivo que suporta projetos experimentais na região do ABC paulista, com intuito de ajudá-la em sua transformação.