30 Maio 2023 - 30 Maio 2023

Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20020-010, Rio de Janeiro - Brasil

A volta do IED Parla na sede do IED Rio é um convite ao encontro, ao network, ao melhor do nosso universo multiplural do design.

Com a escalada exponencial da Inteligência Artificial, com novos algoritmos que não só auxiliam a geração de ideias como também produz resultados finais cada vez mais difíceis de diferenciar de uma produção 100% humana, entramos em um momento onde a barreira Criativa é superada pela tecnologia, nos obrigando a nos reinventarmos como Profissionais da Criatividade.

DALL-E, Stable Diffusion, Midjourney, Nightcafe, Runway… o que não falta são novas ferramentas e possibilidades surgindo diariamente. Mas, e ae? Como manter a nossa relevância diante de ferramentas tão poderosas - e de baixo custo -, em meio a uma crise econômica e existencial que a sociedade está passando?

Como catalisador desse papo, o nosso professor de Design Thinking e Criatividade Aplicada Artur ‘Kjá será nosso mediador, sempre trazendo a visão mais humana para esse assunto que muitas vezes se perde na tecnocracia, esquecendo que, no final das contas, o que resta somos nós, humanos impactados pela Revolução Tecnológica.

Participantes

Artur ´Kjá (@arturkja): Líder de Inovação, Artista Visual e Catalisador Criativo, 'Kjá conecta conhecimento acadêmico e cultura urbana a partir de uma vivência única, com mais de 20 anos de atuação, somando seus estudos de Neurociência, PNL, Filosofia, Design e Arte na construção de fluxos de pensamentos e processos colaborativos que estimulam a Criatividade Aplicada. Hiperprodutivo, também é Consultor de Negócios do Instituto Gênesis/PUC RJ, Membro do Fuso Coletivo, premiado duo de Arte Contemporânea, além de realizar projetos tão diversos que vão de Planejamento Estratégico com OKR e Workshops práticos para clientes como Inmetro, SulAmérica, Prefeitura do Rio e Parque Lage, até Design para empresas como Reserva, Bradesco e Claro.

Erika Millan (@erikamillan): 51 anos, contando com 25 anos de experiência. Apaixonada por Design Gráfico, atuou por mais de 25 anos em Programação Visual (Sinalização, Identidade Corporativa, Gestão de Marcas), além de Webdesign e Marketing Digital. Formada em Desenho Industrial pela UFRJ, é Pós-Graduada em Propaganda e Marketing pela Faculdade da Cidade, e conta também com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e certificações em Web design pela COPPE UFRJ e Marketing Digital pela ESPM. Também se dedica aos estudos de Futuros Possíveis. Com uma vasta experiência no setor elétrico, atuou em empresas como a Ampla/Endesa (Enel), liderando projetos de mudança de marca, responsabilidade socioambiental, criou a área de marketing digital, implementou canais de atendimento em redes sociais e gerenciou crises nessas plataformas. Já liderou projetos para outras marcas do setor. Já atuou como Diretora de Atendimento e Novos Negócios RJ/SP na Dia Comunicação, e como sócia e design thinker da B-Think, liderando projetos para Nestlé, Quatá, Rede Othon e Grupo BTL. Hoje é sócia da Camisa 10 e do Instituto Delete - que trata de dependência tecnológica.

Thiago Yaak (@yaak.thiago): Combinando arte e tecnologia, Yaak aplica sua visão criativa e amplo conhecimento em ferramentas como IA, redes e blockchain para criar peças de arte e instalações que dissolvem a barreira entre os mundos físico e virtual. Criptoarte, instalações no Metaverso e projetos de design generativo são algumas das experiências propostas pelo artista, nascido no Rio de Janeiro, mas autodeclarado nativo e orgulhoso morador do Metaverso.

Carolina Cavenaghi (@ca.venaghi): É formada em Arquitetura pela PUC e designer de produto pelo IED SP, mas foi como artista e criadora de projetos na Near Protocol e Aurora no Brasil que criou um jogo web3 totalmente baseado na sua arte e processos. Desse jeito, o criador  tem todo controle da criação do roteiro, visual e marketing.  Hoje ela projeta soluções web3 para criadores e artistas, pesquisa a anos inteligência artificial e cria metodologias não lineares em projetos criativos. Fundou o Children of the DAO, aonde cria projetos de inserção do jovem ao mundo web3, entre outras DAOS. Foi convidada a das palestras em NY, Estônia, Peru e vários eventos no Brasil e também expondo suas coleções de NFTs que estão distribuídas em algumas blockchains. Hoje em dia é Head da Aurora no Brasil e Leader da Near Protocol, construindo comunidade e desenvolvendo projetos.

Guilherme Velho (@guilhermevelho): Desde 2001, ampla experiência com fomento ao empreendedorismo startup, à aceleração de negócios culturais e à Economia Criativa. Consultor pelo Instituto Gênesis PUC-Rio, Coordenador de Conhecimento da Shell Live Wire,  Diretor da Incubadora Experimental Ad\Venture, Diretor das Incubadoras Rio Criativo (SEC-RJ); Atua  em Educação Corporativa, atendendo clientes como: ArcelorMittal, Bayer, BBMapfre, Bradesco, brMalls, C&A, ENEL Green Power, Gerdau, Globo.com, Globosat, Itaú, Johnson&Johnson, Mitsui, Mondelez, Mongeral Aegon, Monsanto, Natura, Novartis, Raízen, Rede Globo, Renner, SulAmérica Seguros, TIM, Vale, Via Varejo, Votorantim, dentre outros. Administrador de Empresas, com ênfase em Cultura Organizacional, pela PUC-Rio; Mentor de projetos junto aos formandos da FGV, IED, Universidad Externado de Colombia,     artistas dos editais culturais da Oi, trainees Mondelez, trainees Johnson&Johnson etc; Experiência com empresas de comunicação: Professor de cursos de Branding e Inovação pela LAJE Ana Couto; Consultor de Planejamento Estratégico da Agência Binder, Estúdio Híbrido, ATTB Jackie de Botton, OESTUDIO e Tecla Music; Colunista sobre temas de Cultura e Inovação pela Vogue RG; Diretor e sócio da incubadora de empresas de marketing e publicidade Experimental Ad\Venture (Biruta Mídias Mirabolantes); Produção de eventos e peças publicitárias com a DM9DDB pela marca Lucky Strike (Souza Cruz), dentre outras.