Palestra | Mobiliário Urbano e Paisagismo: Design e Propósito

29 Junho 2024 - 29 Junho 2024

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Inscreva-se gratuitamente no formulário abaixo do texto!

A palestra "Mobiliário Urbano e Paisagismo: Design e Propósito", agendada das 14h às 15h, proporcionará uma reflexão profunda sobre a relevância do design de mobiliário urbano e paisagismo na criação de cidades mais sustentáveis e inclusivas. Este evento é essencial para profissionais e entusiastas das áreas de arquitetura, urbanismo, design e meio ambiente, oferecendo insights valiosos sobre como o design pode impactar positivamente o ambiente urbano.

Durante a palestra, serão discutidos diversos tópicos cruciais, incluindo a função do design funcional e estético no mobiliário urbano, estratégias para criar espaços públicos inclusivos e acessíveis a todos, e a importância da sustentabilidade urbana na escolha de materiais e técnicas de design. Além disso, serão apresentados casos de sucesso de cidades que implementaram projetos inovadores de mobiliário urbano e paisagismo, demonstrando a eficácia dessas abordagens na melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas.

Os participantes terão o privilégio de contar com a expertise de renomados profissionais, como Vinicius Barbosa da mmcité br, especializado em tornar as cidades mais bonitas e democráticas por meio de mobiliários de alta qualidade e design duradouro. Também estarão presentes Ricardo Rossin, arquiteto paisagista e pesquisador em arquitetura moderna paulista, e Alexandre Salles, mediador do evento e coordenador dos cursos de Design de Interiores Contemporâneo e Design de Mobiliário do IED São Paulo, com vasta experiência em arquitetura e design de interiores. Este é um evento imperdível para quem busca compreender o papel crucial do design na construção de espaços urbanos mais sustentáveis e humanizados.

Os principais tópicos abordados incluirão:

• Design Funcional e Estético: Como o mobiliário urbano pode ser tanto funcional quanto esteticamente agradável, contribuindo para a identidade visual da cidade;

• Espaços Públicos Inclusivos: Estratégias para criar espaços acessíveis a todos, promovendo a inclusão e a diversidade;

• Sustentabilidade Urbana: A utilização de materiais sustentáveis e técnicas de design que minimizam o impacto ambiental;

• Interação entre Mobiliário Urbano e Paisagismo: Como a sinergia entre esses elementos pode criar ambientes mais agradáveis e funcionais;

• Aplicação Estratégica do Mobiliário Urbano: O uso de mobiliário urbano em áreas comuns de escolas, shoppings centers, áreas comerciais, condomínios residenciais e interiores;

• Casos de Uso Inadequado de Mobiliário: Análise de casos onde o mobiliário urbano não atendeu às normas cabíveis devido a problemas de design, materialidade ou baixa durabilidade;

• Exemplos de Sucesso: Casos de estudo de cidades que implementaram com sucesso projetos de mobiliário urbano e paisagismo inovadores.

Participantes:

Vinicius Barbosa: Formado em Administração pela UNIFEOB e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIDERP, hábil em negociação e gestão de pessoas, responsável pelo alinhamento das estratégias de vendas aos objetivos gerais da mmcité no Brasil visando sempre o crescimento exponencial do negócio, nunca se esquecendo que nossa missão é tornar as cidades e os espaços mais bonitos e democráticos, com mobiliários de alta qualidade e design que resiste ao tempo.

Ricardo Rossin: Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP-2003). Mestre em Teoria y Practica del Proyecto de Arquitectura - Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB-UPC-2008). Mestre em Arquitetura pela Universidade São Judas Tadeu (USJT-2019). Doutorando em Arquitetura na Universidade São Judas Tadeu (USJT - 2027). Professor de Paisagismo e Design de Exteriores na Pós-graduação em Design de Interiores Contemporâneo do Istituto Europeu di Design (IED-SP). Professor de Arquitetura e Exteriores de Luxo no MBA em Arquitetura de Luxo da Universidade Roberto Miranda (URM). Sócio Diretor do Escritório Rossin & Tramontina Arquitetura Paisagística (R&T), especializado em Arquitetura Paisagística e Espaços Exteriores. Pesquisador Arquitetura Moderna Paulista - Docomomo São Paulo.

Alexandre Salles: Arquiteto e mestre em Semiótica Urbana, formado pela FAU-USP. Coordena os cursos de graduação e pós-graduação em Design de Interiores e Design de Mobiliário do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo. Com vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura, fundou em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design. Possui participação em bancas acadêmicas em universidades brasileiras e também, como membro do júri de inúmeros prêmios relacionados ao design de interiores, produto, arquitetura, como Prêmio Design MCB, Tomie Ohtake –Leroy Merlin, Prêmio de Design Universitário Tok&Stok, Prêmio Muda, Prêmio Casa Vogue, além de participação e curadoria de conteúdo para eventos e mostras relacionadas ao universo da Arquitetura e Design, como CasaCor, Semana Criativa de Tiradentes, DW, Salone Internazionale del Mobile, High Design, For Mobile, CONAD, POPAI, Semana Design Campinas entre outras participações.

Inscreva-se!