Palestra | Inovabilidade: Design Sustentável para Novas Economias

Data

29 Junho 2024 - 29 Junho 2024

Horário

11:00 - 12:00

Local

R. Maranhão, 617 - Higienópolis, São Paulo - SP, 01240-001, São Paulo - Brasil

Formato

Presencial

Inscreva-se gratuitamente no formulário abaixo do texto!

A palestra "Inovabilidade: Design Sustentável para Novas Economias", que acontece das 11h às 12h, marca o lançamento do novo curso de pós-graduação do IED Brasil. Com o compromisso de contribuir para um mundo mais sustentável no século XXI, a palestra abordará a importância da inovabilidade como uma abordagem sistêmica para a inovação em negócios e desenvolvimento da sociedade. Este curso pioneiro do IED propõe uma formação profissional e de desenvolvimento humano em cinco etapas fundamentais: Ser Design, Pensar Sustentabilidade, Relacionar Inovabilidade, Colaborar Sistemicamente e Agir para Bioeconomia.

Os temas abordados durante a palestra incluem questões cruciais como mudanças climáticas, economia de baixo carbono, redução da biodiversidade, desigualdade social e global, neoindustrialização, novos modelos de economia e urbanização. Profissionais engajados com a sustentabilidade e que possuem um olhar transversal, sistêmico e regenerativo são essenciais para enfrentar os desafios contemporâneos. O programa deste novo curso do IED abrange os principais direcionadores para o desenvolvimento de soluções, negócios, organizações e modelos sustentáveis, enfocando design, sustentabilidade, inovação, bioeconomia e criatividade.

Os participantes terão a oportunidade de ouvir renomados profissionais durante a palestra, como Coral Michelin, deisgner etratégica e ecossistêmica; Laercio Marques, consultor em design estratégico e inovação; e Caio Vassão, arquiteto, urbanista e head of innovation na Kyvo. A diversidade de experiências e conhecimentos desses palestrantes promete enriquecer o debate sobre a importância do design sustentável e da inovabilidade nas novas economias.

Participantes:

Caio Vassão: Arquiteto e urbanista formado e doutorado pela FAUUSP, onde é pesquisador, Caio é head of innovation na Kyvo, e sócio-fundador na Bootstrap. Pesquisa as relações entre cidades, cultura, alta tecnologia e processos colaborativos há mais de 20 anos, é consultor e mentor em projetos de educação, inovação e tecnologia, professor em numerosos programas de pós-graduação pelo país, tendo lecionado também em diversos cursos de graduação em São Paulo. Atualizou e desenvolveu o Metadesign, como uma abordagem para projetos complexos, colaborativos e de transformação cultural. Hoje, pesquisa a Cidade Distribuída, um modelo avançado de urbanismo no contexto tecnológico em que a cidade é um sistema desprovido de centros, tanto em seu planejamento, como em território, e coordena o grupo Cenários Urbanos Futuros sediado na FAUUSP.

Coral Michelin: Designer estratégica e ecossistêmica, graduada em Gestão Ambiental (UESA), Mestra em Design Estratégico (Unisinos), doutoranda em Design (UAM). Estrategista, docente e facilitadora. Pesquisadora com foco em ecologia, regeneração, pensamento sistêmico, inovação, futuros e decolonialidade. Foi Diretora de Mobilização de Comunidade de inovação no (011).lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo. É professora no Istituto Europeo di Design (IED-SP) e na Unisinos, e atua com consultoria em Design Estratégico e ASG em sua empresa e em parceria com outras organizações. Ativista da ecologia, poeta e feminista. Membro da rede MADI – mulheres atuando em design e inovação.

Laercio Marques: Consultor em design estratégico e inovação, Laercio Marques é mestrando no curso de pós-graduação em Design pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), possui graduação em Design de Produto, MBA em Branding – Gestão de Marcas e especialização em Design e Tecnologia Digital. Ajuda indústrias, executivos e empreendedores a alavancarem seus negócios através da inovação em produtos, marcas e serviços com design centrado no ser humano. Tem vasta experiência profissional, atuando há 20 anos com projetos voltados a diferentes segmentos, utilizando o design e a inovação como propósitos estratégicos, e vivência em consultoria, planejamento estratégico, gestão estratégica do design, branding, design thinking e service design, além da viabilização de projetos globais com foco em internacionalização para diferentes mercados. Foi consultor para o Centro Brasil Design e Apex-Brasil, no programa Design Export. Atualmente, é designer e consultor de uma consultoria global de inovação em negócios.

Inscreva-se!

Pode estar interessado em: